domingo, 31 de julho de 2011

TARSO GENRO - Política e opinião na crise global



É interessante observar que os que têm, hoje, a presumida honra de serem colunistas ou editorialistas dos jornais e revistas mais tradicionais do país, precisem dizer todos os dias, a quem lhes paga: “não sou mais comunista”, “não sou mais esquerdista” , “não sou petista” e, nos casos mais típicos, “longe de mim a quarta internacional…”. Especializam-se, assim, entrincheirados em espaços nobres, não somente em propagar um ódio incontido ao seu passado, mas também em diluir a atenção sobre a falência do modelo e modo de vida neoliberal – escolhido por eles como opção política – que depreda economicamente e ambientalmente o planeta.
A crise da zona do euro, combinada com a radicalização da crise norte-americana, põe a nu tudo que os liberais e os neoliberais construíram como “saídas” ou “reformas” para a economia mundial, depois da queda do chamado socialismo real.
A devastação dos direitos sociais, as “petroguerras”, apelidadas – desde o enforcamento de Sadam – como ocupações em defesa da democracia, a continuidade ou estratificação da pobreza em vastas regiões do globo, a destruição dos direitos sociais na Europa, supostamente para promover a “recuperação” da economia, não têm gerado na esquerda europeia mais do que perplexidades, combinadas com reações fragmentadas. A ausência de proposições alternativas, capazes de mobilizar os protestos de indignação para, com exceção da Itália, vencer os processos eleitorais em curso, só aprofunda o sentido da crise.
Aqui no Brasil, onde as coisas andam razoavelmente bem graças às políticas anticíclicas organizadas pelo presidente Lula, é importante acompanhar as colunas de economia e política dos principais jornais do país, porque elas mimetizam a tática da direita “moderada” ou “radical” na luta política nacional. É preciso acompanhar, também, as informações que circulam na internet e nas edições virtuais destes principais periódicos, lendo os comentários de leitores a respeito das informações que envolvem Lula, o PT, a crise do capitalismo e as movimentações da esquerda em geral.
As colunas continuam, na sua maioria, as mesmas: recheadas daquelas poses de quem sabe tudo, sempre soube tudo e pôde falar sempre sem contraditório, sobre qualquer assunto. Esquecem as suas defesas apaixonadas do mercado financeiro desregulado, as suas opiniões sobre a incompetência e a “grossura” de Lula, as suas previsões catastróficas sobre o Brasil e sobre a democracia, os seus prognósticos “refinados” sobre a economia mundial (“bombando”), e mantêm os seus esforços em tributar a FHC a regeneração do Brasil pelo Plano Real.
Como sempre, as colunas prosseguem na desconstituição da política democrática, pela identificação desta com a corrupção. Tratam-na como uma propriedade muito brasileira omitindo, sempre, que o governo que mais combateu a corrupção no Estado, seja por meio da Controladoria Geral da União, do Ministério da Justiça via Polícia Federal e do acionamento dos demais órgãos de controle, foi precisamente o governo Lula. Nos seus dois períodos, após a chamada crise do mensalão, nunca se atacou tanto os velhos esquemas de quadrilhas que assolavam e ainda assolam o Estado brasileiro.
Para respeitar os velhos e coerentes colunistas conservadores, é bom notar que os que mais se escondem em ironias, com estilos – poderia se dizer “maneirismos” – sempre dirigidos contra Lula e a esquerda, sem qualquer fundamentação que não seja a repetição da dogmática reacionária (ou do Departamento de Estado nos anos 1960 ou do “tatcherismo” dos anos 1970), são os que foram ou de esquerda ou levemente progressistas algum dia.
É interessante observar que os que têm, hoje, a presumida honra de serem colunistas ou editorialistas dos jornais e revistas mais tradicionais do país, precisem dizer todos os dias, a quem lhes paga: “não sou mais comunista”, “não sou mais esquerdista”, “não sou petista” e, nos casos mais típicos, “longe de mim a quarta internacional…” Especializam-se, assim, entrincheirados em espaços nobres, não somente em propagar um ódio incontido ao seu passado, mas também em diluir a atenção sobre a falência do modelo e modo de vida neoliberal – escolhido por eles como opção política – que depreda economicamente e ambientalmente o planeta.
São preocupantes, neste contexto de intolerância, as tentativas de forçar a ilegitimação ideológica de qualquer proposta de esquerda com vocação de poder. Para esta intolerância convergem as manifestações de ódio fascista, que exalam de comentários de “leitores” na “internet”, repetidos à exaustão, que não são críticas normais na democracia, mas ofensas graves e duras manifestações de ódio de classe, contra personalidades e partidos de esquerda.
O próprio PSOL, que radicalizou um discurso tipicamente moralista na época do mensalão, foi homenageado todos os dias pela grande imprensa, pelo simples fato de que ele batia em Lula e promovia o desgaste do governo. Tudo porque Lula foi, como é Dilma atualmente – com todas as nossas imperfeições – a esquerda concreta no poder. A esquerda que retirou o país da crise, com políticas que transitaram da ortodoxia monetarista para o desenvolvimentismo com perspectivas de sustentabilidade.
Hoje, o aguçamento e a radicalização da luta de classes, que caracterizou os grandes confrontos do Século 20, migrou dos partidos de esquerda, integrados no Estado Democrático de Direito, para os colunistas e blogs dos grandes diários e revistas do país. Alguns deles estão desesperados pelo naufrágio do modelo rentista sem trabalho, cuja sustentação, no espaço mundial, é feita pelas agências e consultorias privadas. Outros, estão sendo apenas mais realistas do que seus próprios reis, com a sua virulência provocativa, para dissolver (como se precisasse) o seu passado de esquerda ou “esquerdista”.
Tal estratégia midiática dá a impressão de que, fraudados pela decomposição econômica do festim neoliberal – promovido pela especulação financeira global –, estes cérebros que apoiaram e promoveram a propaganda contra a economia produtiva e o rendimento com trabalho, agora precisam purgar, no ódio contra alguém, a evidência do seu fracasso. Assim, passam a promover uma espécie de “espírito de bolsonaro” na política, contra os seus adversários de esquerda. Estes, agora, inimigos que devem ser eliminados da cena pública, no momento em que a crise se aprofunda e que a regência do capital financeiro prepara o assalto final ao que restou do Estado Social de Direito.
No romance Um Campo Vasto, de Günter Grass, que tem como pano de fundo a reunificação da Alemanha, um padre num sermão de casamento, ao defender a fé católica faz a pergunta: “E, por outro lado, a nova fé – desta vez a fé na onipotência do dinheiro – não é barata e mesmo assim de alto valor cambial?” . Um dos convidados exclama: “Estamos fartos de assuntos desagradáveis”. Deve ser por isso que os liberais e neoliberais não estão nos brindando com as suas profundas análises das benesses do capitalismo globalizado, como expressão do humanismo e do progresso. Deve ser, para eles, um assunto muito desagradável!
Mensalão e formação da opinião 
Não é correto dizer que o chamado “mensalão” foi um artifício engendrado pela mídia para derrubar Lula. Aliás, a sua “metodologia” começou em Minas, com o PSDB e provavelmente foi a expressão mais completa da decadência do sistema político, ainda em vigência, que envolve o financiamento privado das campanhas e a formação de alianças não programáticas, fundadas nas necessidades imediatas de governabilidade.
É de notar, porém, que o PSDB não padece de nenhum desgaste em relação ao “mensalão” – seu desgaste é originário de outros motivos –, pois os males do mesmo ficaram totalmente concentrados no petismo.
Contudo é correto afirmar que, independentemente de que tenham ocorrido ilegalidades que não são novas em qualquer processo eleitoral – as quais devem ser apuradas e punidas, se provadas –, o chamado “mensalão” abriu a possibilidade de um golpe político. Ele seria feito por meio do “impedimento” presidencial, aventura que teve acolhida de uma parte da mídia, dos setores mais obscurantistas no Congresso Nacional e que transitou, fortemente, pela direita da OAB. O namoro com o golpismo seduziu uma boa parte dos Conselheiros vinculados ao PFL, na época, e ao PSDB. Felizmente, para o Brasil, a maioria do Conselho não embarcou no confronto.
A tentativa de destruição do PT naquela oportunidade, com a incriminação em abstrato de toda a comunidade partidária, a tentativa de responsabilizar diretamente o presidente – o que, diga-se de passagem, não foi feito contra FHC na mais grave sabotagem à Constituição depois do golpe de 1964, com a compra de votos para a reeleição –, gerou uma pesada sectarização da luta política.
Observemos agora as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes e DNIT. Provavelmente sejam misturadas pela mídia denúncias verdadeiras, conclusões pessoais de jornalistas e equívocos a respeito da correção nos preços dos contratos, que, de resto, são previstas em lei e são comuns em todas as administrações públicas.
O que se vê, porém, é uma incriminação geral de todas as pessoas que passaram ou que estão no Ministério dos Transportes e no DNIT, sem qualquer tipo de preocupação de separar aquilo que é ilegal, irregular, ou corrupção, do que é um procedimento normal feito em todos os governos, pelo menos ao longo dos últimos trinta anos.
É muito importante a denúncia de atos de corrupção feita por qualquer órgão de imprensa independentemente da sua maior ou menor adversidade com o governo. Mas estas denúncias, em nosso país, transformam-se, na verdade, em denúncias dos políticos em bloco, o que surte dois efeitos: ajuda os corruptos a se abrigarem numa comunidade indeterminada e intimida as pessoas de bem, que estão no poder público, a colaborarem na apuração dos fatos, porque todos são colocados como suspeitos. Quem já passou pelo poder público sabe, também, que algumas denúncias às vezes são falsas. São feitas por empresas “perdedoras” de licitações, utilizando, de boa ou má fé, os órgãos de imprensa que também agem de boa ou má fé.
O tipo de cruzada moral que tem sido feita no país tem gerado uma profunda sectarização do debate político, como ocorreu durante todo o governo Lula e como está ocorrendo no governo Dilma, contra o PT e contra a esquerda. E como não foi feito no governo FHC, contra o PSDB, contra a direita e a centro-direita.
Esta sectarização, portanto, reflete em todo o processo político: de uma parte, na perda de credibilidade de alguns órgãos de imprensa importantes para o país, que já são vistos in limine, com suspeição pela maioria da sociedade, em qualquer denúncia, “quente” ou “fria” que fazem; e, de outra, na formação de um ódio antipetista, em parte da classe média brasileira, que reage com uma irracionalidade fascista ao Partido, lembrando os momentos mais duros da Guerra Fria. Isso pode ser observado pelos comentários na “internet”, do que chamei atrás de “espírito de bolsonaro”, onde o apelo à violência física contra petistas – incitação ao crime, portanto – é frequente.
O verdadeiro “concurso” de denúncias que cerca cada ilegalidade imputada aos políticos do país, numa espiral ascendente que chega ao paroxismo, por um lado é subproduto do mensalão, como impulso da disputa pelo mercado de leitores na grande mídia e, de outro, é a perda de certos parâmetros éticos do jornalismo investigativo.
Para a maioria destes profissionais, não importa as eventuais injustiças ou graves lesões pessoais ou familiares que as denúncias infundadas causam. O que interessa é a espetaculosidade. É a desmoralização de políticos, que rende muitos leitores e prestígio pessoal para quem “descobre” o escândalo, verdadeiro ou não, e que está se lixando para os efeitos destrutivos das suas acusações.
Luis Gushiken que o diga, depois de oito anos de exposição brutal na mídia, como corrupto, agora é finalmente inocentado pelo próprio Ministério Público. Nenhuma indenização pagará as humilhações sofridas por ele e pela sua família ao longo do calvário midiático a que ele foi impiedosamente submetido.
Inclusive a Procuradoria Geral da República não ficou imune a esta sectarização. O dr. Gurgel, a quem reputo qualidades morais e saber jurídico destacado, ao apresentar suas razões ao Supremo Tribunal Federal, no processo do mensalão – recentemente – imputa delitos ao ex-ministro José Dirceu, que ele teria cometido em favor de um “projeto de poder partidário”. Assim, os eventuais delitos de José Dirceu são um projeto de poder para o PT, no âmbito da formação de uma quadrilha, que promoveu tais delitos, representando toda a comunidade partidária. Esta acusação, que atinge em abstrato toda a comunidade política do petismo e a ofende gravemente, está inoculada pelo vírus da radicalização midiática, que lastimavelmente envolveu, neste particular, o mais importante e digno fiscal da lei no país.
Todos sabem das divergências de fundo e de forma que tenho com o ex-ministro José Dirceu, ao longo do nosso convívio no interior do partido. Suponho, porém, que com este arroubo acusatório generalizado ao PT, de parte do procurador Gurgel – não encontrei ninguém no Partido que não se sentisse gravemente ofendido –, o que fica de conclusivo é que o Ministério Público, não reunindo provas suficientes para condenar o ex-ministro, transita, agora, para a incriminação de toda a comunidade partidária. Como se não bastasse o que já foi feito por grande parte da mídia tradicional.
Para terminar, novamente Günter Grass. No mesmo livro já citado, o grande escritor narra o relatório de um espião da Stasi, cujo conteúdo referia que um certo cidadão fora visto remando nas águas do Elba, “dizendo poemas não revolucionários”. É mais ou menos como nós, do PT, ficamos em relação ao projeto de “poder partidário”, analisado pelo procurador Gurgel. À semelhança do cidadão “contrarrevolucionário”, incriminado pela Stasi por meio de uma uma dialética negativa (dizer poemas “não revolucionários”), vamos ser absolvidos ou condenados juntos com o ex-ministro José Dirceu. Mesmo não participando do processo penal e não usufruindo do sagrado direito de defesa.
Nós, como comunidade petista indeterminada, vamos ser absolvidos “por tabela”, se ele não cometeu o delito, mesmo “não” estando juntos (no caso da sua absolvição); ou vamos ser condenados também “por tabela” por “não” impedi-lo de cometer o delito (no caso da sua condenação), também mesmo não estando juntos.
O que não deixa de ser dolorosamente kafkiano e amargamente antidemocrático.
* Tarso Genro é governador do Rio Grande do Sul.
** Publicado originalmente no site Agência Carta Maior.
(Agência Carta Maior)

Noticias do Vale do Boqueirão. Russo não era russo era italiano.

               O famoso caso do Russo, décadas atrás esta sob contestação de familiares do falecido, que prometem entrar na justiça   para a correção de erros históricos sobre seu ancestral.
               Russo não era russo era italiano, afirma uma bisneta de uma antiga amante do personagem histórico do nosso Vale do Boqueirão.
               Ela afirma- " lembro quando eu era criancinha a uns 30 anos que a amiga da vizinha de minha mãe, garantia que numa destas noitadas nas casas das moças da época, Russo cantava com muita destreza:  Merica, Merica, Merica, tomava vinho feito um gringo e não perdia uma caçada de perdiz que era depois servido com macarrão e fortaia.

Noticias do Vale do Boqueirão. Florida luta contra o desflorimento.



Moradores de Florida estão extremamente preocupados com o desaparecimento progressivo de flores e ivotis. As flores de Florida estão tomando sumiço existencial. Foram chamados biólogos de toda região.
Há desconfiança que secante e outros venenos químicos mal usados,sem tríplice lavagem pode ser o olho do furacão da comoção da comunidade.
Alternativas estão sendo propostas até mesmo o desenvolvimento do Quaragata transgênico que esta sendo produzido com múltiplas cores, ou cogumelos roxos, porem sobre este vegetal há resistência da justiça e policia pela quantidade de zebus na região e a boa peridiciosidade de boa chuva. Não  da para entender, os cogumelos e os caraguatas poderiam ser uma rica solução barata, para a Florida voltar a florir.

Informante - Tide Lima

sábado, 30 de julho de 2011

FNDE prorroga prazo de renovação do Fies


ASCOM-FNDE (Brasília, 29.7.11) – O prazo para a renovação dos contratos novos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), celebrados após a publicação da Lei 12.202, de 14 de janeiro de 2010, foi prorrogado para o dia 16 de setembro. O aditamento dos contratos antigos, porém, deve seguir o prazo anterior, que se encerra no próximo domingo, 31.

“A prorrogação vale para os aditamentos simplificados e não simplificados do segundo semestre de 2010 e do primeiro semestre deste ano”, explica Antônio Corrêa Neto, diretor financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia responsável pela operacionalização do Fies. “Para que todos possam renovar seus contratos, optamos por estender o prazo.”
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. Para os contratos celebrados após a publicação da Lei 12.202, o aditamento deve ser feito por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), emwww.fnde.gov.br. Nos financiamentos anteriores à lei, a renovação vale apenas para o 1º semestre de 2011 e deve ser realizada no Sistema de Financiamento Estudantil da Caixa Econômica Federal.
Procedimento – Nos aditamentos simplificados, em que os alunos apenas atualizam os dados pessoais e o valor da semestralidade, sem impacto no valor total do contrato, basta entrar no sistema e efetuar a alteração. Automaticamente, será gerado um relatório, a ser analisado pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Após a validação da CPSA, o aditamento é processado na própria instituição.
Quando há alterações mais profundas no contrato – como troca ou alteração na renda do fiador, mudança no estado civil do estudante ou impacto no valor global –, o aditamento é considerado pelo sistema como não simplificado. Neste caso, o próprio sistema gera um documento que precisa ser levado à instituição financeira para ser assinado um termo de compromisso pelo estudante.
Assessoria de Comunicação Social 

Banrisul deve financiar dívida americana

Para terminar com impasse, banco Gaúcho investe nos EUA.
img
WASHINGTON, EUA - Após mais uma rodada de negociações e a continuação do impasse entre democratas e republicanos o Presidente Barack Obama resolveu pedir ajuda ao maior banco do RS e do Mundo, o Banrisul, para auxiliar os EUA na questão do aumento da capacidade de endividamento americano.

Para evitar o calote internacional os EUA buscam um aumento no teto da dívida e maiores impostos sobre as grandes fortunas. Os republicanos não aceitam o pedido do Presidente democrata.

Afim de resolver a situação o Banrisul resolveu emprestar os pila que os americanos precisam e de quebra selou a paz entre democratas e republicanos com um belo churrasco LeBon.

- Realmente está delicioso o churrasco. E a dívida, bom a dívida deixa pra lá, o que importa é essa carne maravilhosa - disse o líder dos republicanos, John Boehner.

Obama agradeceu a ajuda dos Gaúchos e disse que sem ela nada disso seria possível.

- Os Gaúchos nos emprestaram a grana e ainda conseguiram coalizar o governo. Thank you Gaúchos - disse Obama em comunicado em rede de tv.

Apreensão de drogas registra índice 196% superior a 2010

Investimentos estruturais como reformas em delegacias, aquisição do primeiro helicóptero para operações, além do aumento nos indicadores de apreensão de drogas foram alguns dos destaques do balanço das ações da Polícia Civil, no primeiro semestre, apresentados ao governador Tarso Genro durante café na manhã nesta quarta-feira (27), em Porto Alegre. O secretário de Segurança Airton Michels, o comandante da Brigada Militar, coronel Sérgio Abreu, e delegados acompanharam a exposição feita pelo chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior.


A ampliação das ações contra o tráfico surtiu resultado. Além de um aumento de 14,5% nas prisões de traficantes, na comparação com o ano passado, as apreensões de drogas pela Polícia cresceram significativamente. Somente na Operação Perdigueiro, foram mais 1,5 tonelada de maconha. Em seis meses, as operações da polícia retiraram de circulação 3,9 toneladas de maconha, índice 196% superior ao registrado em 2010. As apreensões de outras drogas como a cocaína e o crack também registraram acréscimo.

Como resultado da operação integrada entre os órgãos de Segurança, o Rio Grande do Sul registrou, ainda, a redução de 12,3% nos homicídios, 10% nos furtos e 15,6% nos roubos.

"Estou muito orgulhoso do trabalho que vocês estão realizando", disse Tarso, que voltou a defender a atuação da corporação na Operação Cartola, afirmando que a Polícia gaúcha não fez nenhum ato de "espetacularização". Ao ressaltar a atuação conjunta das polícias nos gabinetes integrados de Segurança, o governador declarou que o Rio Grande do Sul possui a melhor corporação militar do País e a melhor Polícia Civil, "portanto, temos sim condições de dar exemplo para o Brasil na área de Segurança Pública".

O secretário Michels também comentou os números do primeiro semestre, destacando que esses indicadores oferecem uma perspectiva positiva para a área da segurança como um todo. "Estamos combatendo os crimes e promovendo a integração das polícias", completou.

Por Site governo RS.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lista de concursos e oportunidades


Instituição/ÓrgãoPrazo
VagasSalário máximoEscolaridadeLocal de trabalhoEdital
Aeronáutica18/08/11341não informadonível superiortodo o paísveja edital
Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência de Araçatuba (SP)11/08/11175R$ 6.390todos os níveisAraçatuba (SP)veja edital
Banco de Brasília05/08/11110 e cadastro de reservaR$ 8.013,60nível médio e superiorBrasíliaveja edital
Câmara de Vereadores de Aparecida de Goiânia (GO)15/08/11240R$ 2.800,00todos os níveisAparecida de Goiânia (GO)veja edital
Câmara de Vereadores de Cascavel (PR)04/08/111 e cadastroR$ 4.004,56nível médio e superiorCascavel (PR)veja edital
Câmara de Vereadores de Dourados (MS)29/07/1137R$ 3.165,60todos os níveisDourados (MS)veja edital
Câmara de Vereadores de Praia Grande (SP)12/08/1110R$ 2.666,66nível médio e superiorPraia Grande (SP)veja edital
Câmara de Vereadores Santa Terezinha (MT)04/08/115R$ 2.025,00nível fundamental incompleto e superiorSanta Terezinha (MT)veja edital
Companhia Docas de São Sebastião (SP)15/08/1139R$ 5.300todos os níveisSão Sebastião (SP)veja edital
Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais27/07/11297R$ 2.724,28nível superiorMinas Geraisveja edital
Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região12/08/113 e cadastroR$ 3.560,07todos os níveisSão Pauloveja edital
Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região05/08/1115 e cadastroR$ 1.719,74todos os níveisCuritiba, Londrina e Guarapuavaveja edital
Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso16/09/11296R$ 2.257,59todos os níveisAguá Boa, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serraveja edital
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Pará10/08/1111 e cadastroR$ 958,70nível fundamental e médioParáveja edital
Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul05/08/114R$ 2.272,00nível médio e superiorRio Grande do Sulveja edital
Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia16/09/118 e cadastroR$ 2.723,05
todos os níveisSalvadorveja edital
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná19/08/114 e cadastroR$ 1.598,28nível médio e superiorCuritibaveja edital
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul11/08/1123 e cadastro
R$ 4.335todos os níveisPorto Alegre, Passo Fundo, Pelotas e Santa Mariaveja edital
Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi)23/08/1121R$ 926,97médio-técnico, médio e fundamentalPonte Nova e Rio Casca (MG)veja edital
Defensoria Pública do Paraná10/08/11150R$ 2.520,00nível superiorParanáveja edital
Empresa Brasil de Comunicação07/08/11537R$ 5.803nível médio e superiorBrasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Tabatinga (AM) e São Luísveja edital
Empresa Municipal de Multimeios Ltda (Multirio)08/08/1122R$ 2.930,21nível médio e superiorRio de Janeiroveja edital
Exército (1)05/08/11139não informadonível superior em medicina, farmácia e odontologiaRio de Janeiro e Salvadorveja edital
Exército (2)02/09/1195não informadonível médioRio de Janeiroveja edital
Exército (3)15/08/1173não informadonível superiorSalvadorveja edital
Fundação Municipal de Saúde de Niterói (RJ)05/08/11523R$ 1.406todos os níveisNiterói (RJ)veja edital
Governo de Roraima10/08/11300R$ 982,36nível médioRoraimaveja edital
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas26/07/11129R$ 2.989,33todos os níveisAlagoasveja edital
Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Duque de Caxias (RJ)21/08/1125R$ 1.904,05nível médio e superiorDuque de Caxias (RJ)veja edital
Minas Gerais Administração e Serviços07/08/111.026R$ 5.485,90todos os níveisMinas Geraisveja edital
Petrobras31/07/11590R$ 6.217,19nível médio e superiortodo o paísveja edital
Polícia Civil do Rio de Janeiro02/08/114R$ 4.342,98nível médioRio de Janeiroveja edital
Prefeitura de Arapiraca (AL)05/08/11115R$ 1.143,45nível médio e superiorArapiraca (AL)veja edital
Prefeitura de Ascurra (SC)09/08/1164R$ 6.479,91todos os níveisAscurra (SC)veja edital
Prefeitura de Astorga (PR)08/08/1156R$ 6.415,46todos os níveisAstorga (PR)veja edital
Prefeitura de Boa Vista do Sul (RS)30/07/118 e cadastroR$ 2.866,41todos os níveisBoa Vista do Sul (RS)veja edital
Prefeitura de Breves (PA)05/08/11490R$ 3 miltodos os níveisBreves (PA)veja edital
Prefeitura de Cacoal (RO)11/08/11160R$ 5.875,10todos os níveisCacoal (RO)veja edital
Prefeitura de Caiçara (PB)05/08/1162R$ 8 miltodos os níveisCaiçara (PB)veja edital
Prefeitura de Cananéia (SP)07/08/1145R$ 2.190todos os níveisCananéia (SP)veja edital
Prefeitura de Canguaretama (RN)28/08/11147R$ 1.050,00todos os níveisCanguaretama (RN)veja edital
Prefeitura de Canoas (RS)08/08/11510R$ 1.756,99nível médio e superiorCanoas (RS)veja edital
Prefeitura de Capão Bonito (SP)31/07/11122 e cadastroR$ 2.784,21todos os níveisCapão Bonito (SP)veja edital
Prefeitura de Colônia Leopoldina (AL)08/08/11147R$ 1.600todos os níveisColônia Leopoldina (AL)veja edital
Prefeitura de Concórdia (SC)24/08/1150 e cadastroR$ 8.917,17todos os níveisConcórdia (SC)veja edital
Prefeitura de Contagem (MG)04/08/11200R$ 1 milnível médioContagem (MG)veja edital
Prefeitura de Coroatá (MA)29/07/11687R$ 927,40todos os níveisCoroatá (MA)veja edital
Prefeitura de Craíbas (AL)05/08/11172R$ 1.800todos os níveisCraíbas (AL)veja edital
Prefeitura de Curitiba08/08/1130 e cadastroR$ 1.225,18todos os níveisCuritibaveja edital
Prefeitura de Fraiburgo (SC)08/08/1168R$ 4.261,20todos os níveisFraiburgo (SC)veja edital
Prefeitura de Gravataí (RS)28/07/11136R$ 4.425,69todos os níveisGravataí (RS)veja edital
Prefeitura de Guarujá (SP)12/08/1170 e cadastroR$ 1.844,21nível superiorGuarujá (SP)veja edital
Prefeitura de Ibiporã (PR)10/08/1175R$ 3.378,83todos os níveisIbiporã (PR)veja edital
Prefeitura de Irani (SC)03/08/1192R$ 7.335,38todos os níveisIrani (SC)veja edital
Prefeitura de Itajá (GO)29/07/11242R$ 1.612,80todos os níveisItajá (GO)veja edital
Prefeitura de Itariri (SP)11/08/1168R$ 1.666,01todos os níveisItariri (SP)veja edital
Prefeitura de Jangada (MT)29/07/11 e 07/08/1167R$ 7 miltodos os níveisJangada (MT)veja edital
Prefeitura de Jauru (MT)11/08/11151R$ 11.179,35todos os níveisJauru (MT)veja edital
Prefeitura de Joaquim Pires (PI)29/07/1191R$ 5 miltodos os níveisJoaquim Pires (PI)veja edital
Prefeitura de José Raydan (MG)29/07/11133R$ 6.500todos os níveisJosé Raydan (MG)veja edital
Prefeitura de Lagoa Seca (PB)12/08/11202R$ 1.187todos os níveisLagoa Seca (PB)veja edital
Prefeitura de Lapa (PR)25/08/1188 e cadastroR$ 11.284,12todos os níveisLapa (PR)veja edital
Prefeitura de Limeira (SP)28/07/11 e 29/07/11363R$ 3.438,46todos os níveisLimeira (SP)veja edital
Prefeitura de Limoeiro (PE)04/08/11588R$ 2 miltodos os níveisLimoeiro (PE)veja edital
Prefeitura de Linhares (ES)07/08/11719 e cadastroR$ 1.953,92todos os níveisLinhares (ES)veja edital
Prefeitura de Londrina (PR)28/07/11330R$ 6.454,57todos os níveisLondrina (PR)veja edital
Prefeitura de Louveira (SP)31/07/11154R$ 5.551,50todos os níveisLouveira (SP)veja edital
Prefeitura de Manaus14/08/111.146R$ 2.075,00nível médio e superiorManausveja edital
Prefeitura de Monteiro (PB)29/07/1155R$ 1.234,48nível superiorMonteiro (PB)veja edital
Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro (SE)04/08/11352R$ 3.300todos os níveisNossa Senhora do Socorro (SE)veja edital
Prefeitura de Nova Andradina (MS)29/07/11307R$ 5.153,08todos os níveisNova Andradina (MS)veja edital
Prefeitura de Nova Granada (SP)08/08/1121R$ 2.008,78nível fundamental e superiorNova Granada (SP)veja edital
Prefeitura de Nova União (MG)26/07/1155R$ 2.305,22todos os níveisNova União (MG)veja edital
Prefeitura de Otacílio Costa (SC)10/08/1146 e cadastroR$ 8.313,63todos os níveisOtacílio Costa (SC)veja edital
Prefeitura de Ouro Branco (MG)17/08/11101 e cadastroR$ 3.758,01todos os níveisOuro Branco (MG)veja edital
Prefeitura de Ouro Preto (MG)27/07/11239 e cadastroR$ 7.583,10todos os níveisOuro Preto (MG)veja edital
Prefeitura de Ouro Verde (SC)11/08/1147R$ 10 miltodos os níveisOuro Verde (SC)veja edital
Prefeitura de Palma Sola (SC)26/07/1123R$ 7.093,11todos os níveisPalma Sola (SC)veja edital
Prefeitura de Paracambi (RJ)07/08/11102R$ 912,79nível médio e superiorParacambi (RJ)veja edital
Prefeitura de Paraibuna (SP)29/07/11301R$ 1.630,09todos os níveisParaibuna (SP)veja edital
Prefeitura de Petrolândia (SC)09/08/1134R$ 1.550todos os níveisPetrolândia (SC)veja edital
Prefeitura de Petrolina (PE)31/08/11 e 05/09/1138R$ 550nível médioPetrolina (PE)veja edital
Prefeitura de Pombal (PB)26/08/11250R$ 1.100todos os níveisPombal (PB)veja edital
Prefeitura de Porto Feliz (SP)29/07/1178 e cadastroR$ 2.174,04todos os níveisPorto Feliz (SP)veja edital
Prefeitura de Rio do Sul (SC)18/08/11385R$ 8.592,82todos os níveisRio do Sul (SC)veja edital
Prefeitura de Salvador02/08/113.467R$ 8.276,57nível médio, técnico e superiorSalvadorveja edital
Prefeitura de Santo André (SP)29/07/111,5 milum salário mínimode não alfabetizado a nível médioSanto André (SP)veja edital
Prefeitura de Santos (SP)28/07/11914R$ 4.072,16todos os níveisSantos (SP)veja edital
Prefeitura de São Domingos (PB)05/08/1177R$ 1.600todos os níveisSão Domingos (PB)veja edital
Prefeitura de São João do Triunfo (PR)19/08/1182 e cadastroR$ 10.700todos os níveisSão João do Triunfo (PR)veja edital
Prefeitura de São Mamede (PB)05/08/1176R$ 7.400todos os níveisSão Mamede (PB)veja edital
Prefeitura de São Valentim do Sul (RS)09/08/11cadastro de reservaR$ 2.063,20todos os níveisSão Valentim do Sul (RS)veja edital
Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS)18/08/11654R$ 7.823,68todos os níveisSapucaia do Sul (RS)veja edital
Prefeitura de Sarandi (PR)14/08/11 e 21/08/11117R$ 7.452,20todos os níveisSarandi (PR)veja edital
Prefeitura de Taboão da Serra (SP)26/08/11109R$ 10 milnível superiorTaboão da Serra (SP)veja edital
Prefeitura de Terra Roxa (PR)03/08/1164 e cadastroR$ 5.069,14todos os níveisTerra Roxa (PR)veja edital
Prefeitura de Uberlândia (MG)29/07/1122R$ 1.481,32todos os níveisUberlândia (MG)veja edital
Procuradoria Geral do Município de João Pessoa05/08/1120R$ 5.500nível superior em direitoJoão Pessoaveja edital
Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso05/08/1115R$ 19.642,95nível superior em direitoMato Grossoveja edital
Sebrae Nacional01/08/117R$ 8.913,79nível médio e superiorBrasíliaveja edital
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí (SP)05/08/11207R$ 2.402,05todos os níveisJacareí (SP)veja edital
Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Salto (SP)29/07/1153R$ 2.866,60todos os níveisSalto (SP)veja edital
Tribunal de Justiça do Amazonas29/07/11cadastro de reservanão informadonível médioCarauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati (AM)veja edital
Tribunal de Justiça de Santa Catarina (1)28/07/11, 29/07/11 e 11/08/11311 e cadastroR$ 4.055,87nível médio e superiorSanta Catarinaveja edital
Tribunal de Justiça de Santa Catarina (2)23/08/112 e cadastroR$ 4.055,87nível superior em direitoSanta Catarinaveja edital
Tribunal Regional Federal da 1ª Região31/07/1129R$ 21.766,16nível superior em direitoAcre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantinsveja edital
Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão)16/08/114R$ 21.766,15nível superior em direitoMaranhãoveja edital
 Portal G1