sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pés na cozinha


O ex-presidente Lula recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa pelo Instituto de Ciência Política de Paris, a Sciences Po. Um titulo honorífico que é concedido por instituições de ensino respeitadas àqueles que, de certa maneira, fizeram algo que as instituições acreditem ser relevante.
E a Sciences Po julgou que Lula fez algo de relevante e mereceu o título.  Muita gente e instituições pelo mundo têm o mesmo julgamento. "O cara", como já foi chamado, foi homenageado em dezenas de lugares ao redor do mundo. Mas uma parte da imprensa brasileira não vê motivo. Eles enxergam vários  problemas do governo Lula e nenhum mérito (ok, para esta parte da imprensa o grande "plus" de Lula foi não ter feito nada exceto continuar as políticas do príncipe FHC).
Valorizar é, por definição, uma ação subjetiva e, como tal, pessoal e intransferível. Se ela, esta parte da imprensa, não vê valores positivos no governo Lula, mais do que normal. Entretanto, como bem retratou o jornal argentino Página 12, a imprensa daqui se portou como escravocrata.
As perguntas que  questionavam a escolha do ex-presidente do Brasil para o título de Honoris Causa foram, no mínimo, rudes. Como alguém que se orgulha da falta de educação formal pode ser Doutor Honoris Causa? Como pode laurear alguém que chamou Kaddafi de "irmão"?
Além de mostrar total desconhecimento da homenagem (Honoris Causa é honraria, oras, e não um título de mérito acadêmico), mostraram também ignorância sobre política. Afagos, fotos, sorrisos para a câmera e gentilezas, além é claro dos interesses, fazem parte da política interna e externa. Chamamos isso de realpolitik (procurem por fotos do mesmo Kaddafi com Clinton, Condoleeza Rice, Sarkozy e perceberão o tamanho da ignorância da pergunta)
Eu vou além. Não foram apenas ignorantes e rudes. Foram também um misto de arrogância e daquilo conhecido como "complexo de vira-lata". Uma repórter do Globo questionou do por quê escolherem Lula e não FHC. Se os dados econômicos e sociais não falassem por si, e se a pergunta não demonstrasse a escancarada preferência política da repórter, a indagação do jornal ansiava por um endosso da Sciences Po ao príncipe da sociologia e poliglota FHC, como se dissesse: este merece ser homenageado por vocês, ter seu trabalho reconhecido, um grande presidente, cultíssimo e que, como brasileiro, tem um pé na cozinha.
Questionava, portanto, aquilo que é subjetivo e, ao mesmo tempo, pediam um carimbo parisiense de "aprovado" ao ex-presidente-sociólogo, afinal o que é gringo é sempre melhor que o que é nacional, tupiniquim.
Um pé na cozinha não foi suficiente para a laurear FHC. Não foi a honraria concedida a Lula pelo seu governo que incomodou tanto, foram seus dois pés de Lula no cômodo dos fundos.

Por Walter Hupsel

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

10 ideias para fazer do Facebook uma vitrine do seu trabalho

Checar o perfil de um candidato no Facebook já virou rotina de boa parte dos recrutadores. Isso não é para menos. De acordo com o último relatório da empresa, 13 milhões de brasileiros já aderiram a rede arquitetada por Mark Zuckerberg.
Para se destacar em meio a tanta gente ou não perder um emprego por causa de um deslize virtual homérico, é preciso encarar essa rede de uma maneira mais estratégica.Alguns passos para que você use o seu perfil do Facebook para cativar os recrutadores.
1. Decrete a falência da sua fazenda no Farmville
O primeiro passo para transformar seu perfil no Facebook em ferramenta de trabalho é fazer um pente fino em tudo o que não tem qualquer conexão com o ambiente corporativo.
Fotos pessoais, jogos como Farmville e até comentários pouco pertinentes dos amigos devem ser abolidos do seu perfil. Se você não quiser se desfazer de tudo isso, crie um perfil alternativo para o trabalho.
2. A versão formal de você
Feita a faxina geral, é hora de criar um perfil com mais cara de currículo. E, nesse ponto, a regra é ser objetivo.
Portanto, nada de frases de efeito ou com caráter duvidoso no campo “sobre mim”. Antes, descreva suas habilidades e aspirações profissionais.
3. Panorama profissional
Aproveite o campo “empregadores” para colocar o nome de todas as empresas em que trabalhou - mesmo se por um curto período de tempo. Atenção também para o campo Projetos. Nesse ponto, é possível criar um inventário de todo seu trabalho e principais resultados.
Já em Faculdade/Universidade é possível criar um panorama da sua formação preenchendo o campo Aulas.
4. Faça um teste e torne-se relevante
Quer convencer todos os empregadores de que vale a pena contratar você? Então, mostre-se interessante. Um jeito divertido de fazer isso é entrar na onda dos testes para a rede social e elaborar um voltado para a sua área de especialidade.
O aplicativo Quiz Planet é ideal para isso. Basta preencher um formulário com questões e respostas e, pronto, o teste está criado. Depois, é só difundir entre a sua rede de contatos. Quem sabe o seu quizz não aparece na página incial de um recrutador à procura de um profissional criativo?

5. Vá além do convencional
Aproveite o Facebook para investir em soluções criativas para a sua marca pessoal – algo que você jamais poderia fazer em outro lugar.
O italiano Claudio Nader, por exemplo, usou suas habilidades de designer e alguns truques básicos de photoshop para espalhar palavras chaves pelo perfil no Facebook (veja a foto abaixo).

O perfil virou um hit na web. Pouco tempo depois, ele foi convidado a trabalhar na área de marketing em mídias sociais.
6. De mãos dadas com o Twitter 
Outro meio para ficar relevante no Facebook é postar assuntos pertinentes à sua área de atuação – e que sejam interessantes, por favor. Se você já faz isso no Twitter, basta conectar as duas redes sociais.
O caminho é simples. Entre no aplicativo Twitter para Facebook e siga as instruções.

7. Espalhe o curtir 
Se você tem um blog profissional, abra espaço para que outras pessoas divulguem seus posts no Facebook.
Acesse a página de plugins no Facebook, informe o endereço do post, escolha as suas preferências e cole o código gerado no post.

8. Um mural para recomendações 
Os seus amigos podem ajudar você a conseguir um novo emprego apenas com o Facebook. Para isso, peça que eles escrevam mini-cartas de recomendação em seu Mural.
9. Meus queridos trabalhos
Aproveite a página dedicada a fotos para montar seu portfólio. Caso sua área de atuação não exija esse tipo de ferramenta, uma dica é colocar fotos (ou o logo) das empresas em que você já trabalhou e completar as legendas com informações sobre o trabalho que você desenvolveu nesses locais.
10. Perfil contra fotos constrangedoras
Para não queimar seu filme com alguma imagem vergonhosa que, por algum motivo, foi parar no álbum de um amigo, basta mudar as configurações do seu perfil.
Vá em Conta > Configurações de privacidade > Personalizar configurações. Nessa página, confira a seção Itens que outros compartilham. Mude as opções para Fotos em que fui marcado e desative a função Sugerir fotos minhas a amigos.
www.exame.com

CALOR E FRIO APÓS O SEXO




Um casal de idosos vai ao médico, e ao terminar o exame, o médico pergunta ao velhinho:
 
- Sua saúde parece boa.
O senhor tem alguma pergunta, ou existe alguma coisa que o preocupa?
 
- Na verdade, existe, diz o velhinho.
Depois de fazer sexo com minha esposa, em geral sinto muito calor depois da primeira, e, depois da segunda, sinto muito frio!
 
O médico diz que nunca ouviu falar disso e que vai pesquisar.
 
Em seguida, o médico examina a velhinha, e diz:
 
-Tudo está muito bem com a senhora, existe alguma coisa que a preocupa?
 
A senhora diz que não tem nenhuma pergunta ou preocupação. 
 
O médico então diz a ela:
 
- Seu marido diz ter um problema um pouco estranho.
Ele disse que sente muito calor depois de fazer sexo a primeira vez, e que sente muito frio depois da segunda.
A Sra. tem idéia do por quê?
 
- Oh, aquele velho maluco! responde ela:
 
 
É porque a primeira é em janeiro, e a segunda, em julho!

Ler também é um exercício. 305 Livros grátis - É só clicar no título para ler ou imprimir.



1. A Divina Comédia -Dante Alighieri 
2. 
A Comédia dos Erros -William Shakespeare 
3. 
Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa 
4. 
Dom Casmurro -Machado de Assis 
5. 
Cancioneiro -Fernando Pessoa 
6. 
Romeu e Julieta -William Shakespeare 
7. 
A Cartomante -Machado de Assis 
8. 
Mensagem -Fernando Pessoa 
9. 
A Carteira -Machado de Assis 
10. 
A Megera Domada -William Shakespeare 
11. 
A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare 
12. 
Sonho de Uma Noite de Verão -William Shakespeare 
13. 
O Eu profundo e os outros Eus. -Fernando Pessoa 
14. 
Dom Casmurro -Machado de Assis 
15.. 
Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 
16. 
Poesias Inéditas -Fernando Pessoa 
17. 
Tudo Bem Quando Termina Bem -William Shakespeare 
18. 
A Carta -Pero Vaz de Caminha 
19. 
A Igreja do Diabo -Machado de Assis 
20. 
Macbeth-William Shakespeare 
21. 
Este mundo da injustiça globalizada -José Saramago 
22. 
A Tempestade -William Shakespeare 
23. 
O pastor amoroso -Fernando Pessoa 
24. 
A Cidade e as Serras -José Maria Eça de Queirós 
25. 
Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 
26. 
A Carta de Pero Vaz de Caminha -Pero Vaz de Caminha 
27. 
O Guardador de Rebanhos -Fernando Pessoa 
28. 
O Mercador de Veneza -William Shakespeare 
29. 
A Esfinge sem Segredo -Oscar Wilde 
30. 
Trabalhos de Amor Perdidos -William Shakespeare 
31. 
Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 
32. 
A Mão e a Luva -Machado de Assis 
33. 
Arte Poética -Aristóteles 
34. 
Conto de Inverno -William Shakespeare 
35. 
Otelo, O Mouro de Veneza -William Shakespeare 
36. 
Antônio e Cleópatra -William Shakespeare 
37. 
Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 
38. 
A Metamorfose -Franz Kafka 
39. 
A Cartomante -Machado de Assis 
40. 
Rei Lear-William Shakespeare 
41. 
A Causa Secreta -Machado de Assis 
42. 
Poemas Traduzidos -Fernando Pessoa 
43. 
Muito Barulho Por Nada -William Shakespeare 
44. 
Júlio César -William Shakespeare 
45. 
Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 
46. 
Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 
47. 
Cancioneiro -Fernando Pessoa 
48. 
Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público -Fundação Biblioteca Nacional 
49. 
A Ela -Machado de Assis 
50. 
O Banqueiro Anarquista -Fernando Pessoa 
51. 
Dom Casmurro -Machado de Assis 
52. 
A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 
53. 
Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 
54. 
Adão e Eva -Machado de Assis 
55. 
A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo 
56. 
A Chinela Turca -Machado de Assis 
57. 
As Alegres Senhoras de Windsor -William Shakespeare 
58. 
Poemas Selecionados -Florbela Espanca 
59. 
As Vítimas-Algozes -Joaquim Manuel de Macedo 
60. 
Iracema -José de Alencar 
61. 
A Mão e a Luva -Machado de Assis 
62. 
Ricardo III -William Shakespeare 
63. 
O Alienista -Machado de Assis 
64. 
Poemas Inconjuntos-Fernando Pessoa 
65. 
A Volta ao Mundo em 80 Dias -Júlio Verne 
66. 
A Carteira -Machado de Assis 
67. 
Primeiro Fausto -Fernando Pessoa 
68. 
Senhora -José de Alencar 
69. 
A Escrava Isaura -Bernardo Guimarães 
70. 
Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 
71. 
A Mensageira das Violetas -Florbela Espanca 
72. 
Sonetos -Luís Vaz de Camões 
73. 
Eu e Outras Poesias -Augusto dos Anjos 
74. 
Fausto -Johann Wolfgang von Goethe 
75. 
Iracema -José de Alencar 
76. 
Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 
77. 
Os Maias -José Maria Eça de Queirós 
78. 
O Guarani -José de Alencar 
79. 
A Mulher de Preto -Machado de Assis 
80. 
A Desobediência Civil -Henry David Thoreau 
81. 
A Alma Encantadora das Ruas -João do Rio 
82. 
A Pianista -Machado de Assis 
83. 
Poemas em Inglês -Fernando Pessoa 
84. 
A Igreja do Diabo -Machado de Assis 
85. 
A Herança -Machado de Assis 
86. 
A chave -Machado de Assis 
87. 
Eu -Augusto dos Anjos 
88. 
As Primaveras -Casimiro de Abreu 
89. 
A Desejada das Gentes -Machado de Assis 
90. 
Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 
91. 
Quincas Borba -Machado de Assis 
92. 
A Segunda Vida -Machado de Assis 
93. 
Os Sertões -Euclides da Cunha 
94. 
Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 
95. 
O Alienista -Machado de Assis 
96. 
Don Quixote. Vol. 1 -Miguel de Cervantes Saavedra 
97. 
Medida Por Medida -William Shakespeare 
98. 
Os Dois Cavalheiros de Verona -William Shakespeare 
99. 
A Alma do Lázaro -José de Alencar 
100. 
A Vida Eterna -Machado de Assis 
101. 
A Causa Secreta -Machado de Assis 
102. 
14 de Julho na Roça -Raul Pompéia 
103. 
Divina Comedia -Dante Alighieri 
104. 
O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 
105. 
Coriolano -William Shakespeare 
106. 
Astúcias de Marido -Machado de Assis 
107. 
Senhora -José de Alencar 
108. 
Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 
109. 
Noite na Taverna -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 
110. 
Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 
111. 
A 'Não-me-toques' ! -Artur Azevedo 
112. 
Os Maias -José Maria Eça de Queirós 
113. 
Obras Seletas -Rui Barbosa 
114. 
A Mão e a Luva -Machado de Assis 
115. 
Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco 
116. 
Aurora sem Dia -Machado de Assis 
117. 
Édipo-Rei-Sófocles 
118. 
O Abolicionismo -Joaquim Nabuco 
119. 
Pai Contra Mãe -Machado de Assis 
120. 
O Cortiço -Aluísio de Azevedo 
121. 
Tito Andrônico-William Shakespeare 
122. 
Adão e Eva -Machado de Assis 
123. 
Os Sertões -Euclides da Cunha 
124. 
Esaú e Jacó -Machado de Assis 
125. 
Don Quixote -Miguel de Cervantes 
126. 
Camões -Joaquim Nabuco 
127. 
Antes que Cases -Machado de Assis 
128. 
A melhor das noivas -Machado de Assis 
129. 
Livro de Mágoas -Florbela Espanca 
130. 
O Cortiço -Aluísio de Azevedo 
131. 
A Relíquia -José Maria Eça de Queirós 
132. 
Helena -Machado de Assis 
133. 
Contos -José Maria Eça de Queirós 
134. 
A Sereníssima República -Machado de Assis 
135. 
Iliada-Homero 
136. 
Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco 
137. 
A Brasileira de Prazins-Camilo Castelo Branco 
138. 
Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 
139. 
Sonetos e Outros Poemas -Manuel Maria de Barbosa du Bocage 
140. 
Ficções do interlúdio: para além do outro oceano de Coelho Pacheco. -Fernando Pessoa 
141. 
Anedota Pecuniária -Machado de Assis 
142. 
A Carne -Júlio Ribeiro 
143. 
O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 
144. 
Don Quijote-Miguel de Cervantes 
145. 
A Volta ao Mundo em Oitenta Dias -Júlio Verne 
146. 
A Semana -Machado de Assis 
147. 
A viúva Sobral -Machado de Assis 
148. 
A Princesa de Babilônia -Voltaire 
149. 
O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves 
150. 
Catálogo de Publicações da Biblioteca Nacional -Fundação Biblioteca Nacional 
151. 
Papéis Avulsos -Machado de Assis 
152. 
Eterna Mágoa -Augusto dos Anjos 
153. 
Cartas D'Amor -José Maria Eça de Queirós 
154. 
O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 
155. 
Anedota do Cabriolet-Machado de Assis 
156. 
Canção do Exílio -Antônio Gonçalves Dias 
157. 
A Desejada das Gentes -Machado de Assis 
158. 
A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 
159. 
Don Quixote. Vol. 2 -Miguel de Cervantes Saavedra 
160. 
Almas Agradecidas -Machado de Assis 
161. 
Cartas D'Amor - O Efêmero Feminino -José Maria Eça de Queirós 
162. 
Contos Fluminenses -Machado de Assis 
163. 
Odisséia -Homero 
164. 
Quincas Borba -Machado de Assis 
165. 
A Mulher de Preto -Machado de Assis 
166. 
Balas de Estalo -Machado de Assis 
167. 
A Senhora do Galvão -Machado de Assis 
168. 
O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 
169. 
Inglezinha Barcelos -Machado de Assis 
170. 
Capítulos de História Colonial (1500-1800) -João Capistrano de Abreu 
171. 
CHARNECA EM FLOR -Florbela Espanca 
172. 
Cinco Minutos -José de Alencar 
173. 
Memórias de um Sargento de Milícias -Manuel Antônio de Almeida 
174. 
Lucíola -José de Alencar 
175. 
A Parasita Azul -Machado de Assis 
176. 
A Viuvinha -José de Alencar 
177. 
Utopia
-Thomas Morus 
178. 
Missa do Galo -Machado de Assis 
179. 
Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves 
180. 
História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira -Sílvio Romero 
181. 
Hamlet -William Shakespeare 
182. 
A Ama-Seca -Artur Azevedo 
183. 
O Espelho -Machado de Assis 
184. 
Helena -Machado de Assis 
185. 
As Academias de Sião -Machado de Assis 
186. 
A Carne -Júlio Ribeiro 
187. 
A Ilustre Casa de Ramires -José Maria Eça de Queirós 
188. 
Como e Por Que Sou Romancista -José de Alencar 
189. 
Antes da Missa -Machado de Assis 
190. 
A Alma Encantadora das Ruas -João do Rio 
191. 
A Carta -Pero Vaz de Caminha 
192. 
LIVRO DE SÓROR SAUDADE -Florbela Espanca 
193. 
A mulher Pálida -Machado de Assis 
194. 
Americanas -Machado de Assis 
195. 
Cândido -Voltaire 
196. 
Viagens de Gulliver-Jonathan Swift 
197. 
El Arte de la Guerra -Sun Tzu 
198. 
Conto de Escola -Machado de Assis 
199. 
Redondilhas -Luís Vaz de Camões 
200. 
Iluminuras -Arthur Rimbaud 
201. 
Schopenhauer-Thomas Mann 
202. 
Carolina -Casimiro de Abreu 
203. 
A esfinge sem segredo -Oscar Wilde 
204. 
Carta de Pero Vaz de Caminha. -Pero Vaz de Caminha 
205. 
Memorial de Aires -Machado de Assis 
206. 
Triste Fim de Policarpo Quaresma -Afonso Henriques de Lima Barreto 
207. 
A última receita -Machado de Assis 
208. 
7 Canções -Salomão Rovedo 
209. 
Antologia -Antero de Quental 
210. 
O Alienista -Machado de Assis 
211. 
Outras Poesias -Augusto dos Anjos 
212. 
Alma Inquieta -Olavo Bilac 
213. 
A Dança dos Ossos -Bernardo Guimarães 
214. 
A Semana -Machado de Assis 
215. 
Diário Íntimo -Afonso Henriques de Lima Barreto 
216. 
A Casadinha de Fresco -Artur Azevedo 
217. 
Esaú e Jacó -Machado de Assis 
218. 
Canções e Elegias -Luís Vaz de Camões 
219. 
História da Literatura Brasileira -José Veríssimo Dias de Matos 
220. 
A mágoa do Infeliz Cosme -Machado de Assis 
221. 
Seleção de Obras Poéticas -Gregório de Matos 
222. 
Contos de Lima Barreto -Afonso Henriques de Lima Barreto 
223. 
Farsa de Inês Pereira -Gil Vicente 
224. 
A Condessa Vésper -Aluísio de Azevedo 
225. 
Confissões de uma Viúva -Machado de Assis 
226. 
As Bodas de Luís Duarte -Machado de Assis 
227. 
O LIVRO D'ELE -Florbela Espanca 
228. 
O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves 
229. 
A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo 
230. 
Lira dos Vinte Anos -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 
231. 
A Orgia dos Duendes -Bernardo Guimarães 
232. 
Kamasutra-Mallanâga Vâtsyâyana 
233. 
Triste Fim de Policarpo Quaresma -Afonso Henriques de Lima Barreto 
234. 
A Bela Madame Vargas -João do Rio 
235. 
Uma Estação no Inferno -Arthur Rimbaud 
236. 
Cinco Mulheres -Machado de Assis 
237. 
A Confissão de Lúcio -Mário de Sá-Carneiro 
238. 
O Cortiço -Aluísio Azevedo 
239. 
RELIQUIAE-Florbela Espanca 
240. 
Minha formação -Joaquim Nabuco 
241. 
A Conselho do Marido -Artur Azevedo 
242. 
Auto da Alma -Gil Vicente 
243. 
345 -Artur Azevedo 
244. 
O Dicionário -Machado de Assis 
245. 
Contos Gauchescos -João Simões Lopes Neto 
246.. 
A idéia do Ezequiel Maia -Machado de Assis 
247. 
AMOR COM AMOR SE PAGA -França Júnior 
248. 
Cinco minutos -José de Alencar 
249. 
Lucíola -José de Alencar 
250. 
Aos Vinte Anos -Aluísio de Azevedo 
251. 
A Poesia Interminável -João da Cruz e Sousa 
252. 
A Alegria da Revolução -Ken Knab 
253. 
O Ateneu -Raul Pompéia 
254. 
O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos -Afonso Henriques de Lima Barreto 
255. 
Ayres e Vergueiro -Machado de Assis 
256. 
A Campanha Abolicionista -José Carlos do Patrocínio 
257. 
Noite de Almirante -Machado de Assis 
258. 
O Sertanejo -José de Alencar 
259. 
A Conquista -Coelho Neto 
260. 
Casa Velha -Machado de Assis 
261. 
O Enfermeiro -Machado de Assis 
262. 
O Livro de Cesário Verde -José Joaquim Cesário Verde 
263. 
Casa de Pensão -Aluísio de Azevedo 
264. 
A Luneta Mágica -Joaquim Manuel de Macedo 
265. 
Poemas -Safo 
266. 
A Viuvinha -José de Alencar 
267. 
Coisas que Só Eu Sei -Camilo Castelo Branco 
268. 
Contos para Velhos -Olavo Bilac 
269. 
Ulysses -James Joyce 
270. 
13 Oktobro 1582 -Luiz Ferreira Portella Filho 
271. 
Cícero -Plutarco 
272. 
Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves 
273. 
Confissões de uma Viúva Moça -Machado de Assis 
274. 
As Religiões no Rio -João do Rio 
275. 
Várias Histórias -Machado de Assis 
276. 
Arrábida-Vania Ribas Ulbricht 
277. 
Bons Dias -Machado de Assis 
278. 
O Elixir da Longa Vida -Honoré de Balzac 
279. 
A Capital Federal -Artur Azevedo 
280. 
A Escrava Isaura -Bernardo Guimarães 
281. 
As Forças Caudinas-Machado de Assis 
282. 
Coração, Cabeça e Estômago -Camilo Castelo Branco 
283. 
Balas de Estalo -Machado de Assis 
284. 
AS VIAGENS -Olavo Bilac 
285. 
Antigonas-Sofócles 
286. 
A Dívida -Artur Azevedo 
287. 
Sermão da Sexagésima -Pe. Antônio Vieira 
288. 
Uns Braços -Machado de Assis 
289. 
Ubirajara -José de Alencar 
290. 
Poética -Aristóteles 
291. 
Bom Crioulo -Adolfo Ferreira Caminha 
292. 
A Cruz Mutilada -Vania Ribas Ulbricht 
293. 
Antes da Rocha Tapéia-Machado de Assis 
294. 
Poemas Irônicos, Venenosos e Sarcásticos -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 
295. 
Histórias da Meia-Noite -Machado de Assis 
296. 
Via-Láctea-Olavo Bilac 
297. 
O Mulato -Aluísio de Azevedo 
298. 
O Primo Basílio - José Maria Eça de Queirós 
299. 
Os Escravos -Antônio Frederico de Castro Alves 
300. 
A Pata da Gazela -José de Alencar 
301. 
BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA -Alcântara Machado 
302. 
Vozes d'África -Antônio Frederico de Castro Alves 
303.. 
Memórias de um Sargento de Milícias -Manuel Antônio de Almeida 
304. 
O que é o Casamento? -José de Alencar 
305. 
A Harpa do Crente -Vania Ribas Ulbricht