segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NUNCA SUBESTIME OS IDOSOS.


 Uma velhinha foi ao  supermercado e colocou a ração de gato mais cara
 no carrinho.
 A moça do caixa disse: Me desculpe, mas nós não podemos lhe vender a
 ração de gatos sem provas de que a senhora realmente tem gatos.
 Muitos  idosos compram ração de gatos para comer, e a gerência quer
 provas de que a senhora esteja realmente comprando a ração para o seu
 gato.
 A velhinha foi para casa, pegou  o gato e o levou ao super mercado  e
 eles então venderam a ração prá gato.
 No dia seguinte, a velhinha foi ao super mercado novamente e comprou
 12 dos mais caros biscoitos prá cachorro.
 A caixa, novamente, pediu provas de que ela realmente tinha  um
 cachorro, explicando que os idosos costumavam comer  comida de
 cachorro.
 Frustada, ela foi para casa e  voltou com seu cachorro, e pôde levar
 os biscoitos.
 No outro dia, a velhinha voltou  ao mercado trazendo uma caixa com um
 buraco na tampa e pediu para a moça colocar o dedo no  buraco.
 A moça da caixa disse:
 - Não! pode ter uma cobra aí  dentro !!!
 A velhinha lhe assegurou que  não tinha cobra de estimação, e que não
 havia nada na caixa que pudesse mordê-la..
 Então a moça do caixa enfiou  o dedo no buraco, tirou, cheirou e disse:
 -Hummmmmm... mas isto é  merda!!!
 A velhinha então sorriu de  orelha a orelha e confirmou:
 -É merda mesmo! Agora, minha  querida, eu posso comprar três rolos de
papel higiênico???

domingo, 29 de janeiro de 2012

Leonel Brizola - O que os tornou viáveis foi o fato de eu poder contar para concretizá-los com o primeiro estadista de educação que o Brasil conheceu


Registrar o nonagésimo aniversário de nascimento do menino pobre que se fez engenheiro, foi prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e, por duas vezes, governador do Estado do Rio é repassar os traumas de um processo político no qual, provavelmente, ele foi até muito longe.

Quem como ele teve a coragem de enfrentar os trustes estrangeiros e a mais poderosa e inescrupulosa articulação midiática teria sido condenado a um exílio na própria terra se não fosse por sua obstinação e pelos sete fôlegos que marcaram sua personalidade indômita. Jamais teria sido o único brasileiro a governar dois Estados e a fazer da educação pública decente a grande bandeira de suas administrações.

Qualquer um sabe, e isso o livro que agora vem a lume retrata com documentação farta, que Brizola foi condenado por antecipação a jamais chegar à Presidência da República, desde o dia em que, aos 39 anos de idade, comandou a mais tenaz resistência a um golpe militar, garantindo a posse do vice-presidente João Goulart e impedindo que se consumasse em 1961 o que viria a acontecer em 1964, quando ele, já fora do Executivo, também tentou convencer o presidente constitucional a resistir.

Hoje, por ironia do destino, Brizola continua vivo no imaginário social e até os adversários de sua grande obra, a educação como primazia, já admitem assumir sua torpedeada tentativa de implantar o ensino de tempo integral como condição para preparar nossas crianças, adolescentes e jovens para servirem a um país que tanto carece de profissionais realmente preparados, em oposição a essa farsa que faz da maioria de nossas faculdades reles centros de expedição de diplomas e um dos negócios mais lucrativos da modernidade.

A cada 22 de janeiro eu mesmo me vejo envolto na mais deprimente amargura. A obra de Brizola precisa ser melhor estudada e seus verdadeiros seguidores têm uma grande responsabilidade diante das gerações de hoje, de cuja lembrança gregos e troianos tentam apagar como uma nova condenação histórica. O exemplo mais patético dessa determinação foi a destruição do Memorial consagrado a ele, pelas mãos geniais de Oscar Niemeyer, iniciativa do mais adestrado quadro das elites, o governador Sérgio Cabral Filho, com o qual, inexplicavelmente, coabitam hoje os próprios herdeiros de Brizola.

Consola-me, porém, saber que ainda há uma faísca de luz no resgate do seu legado e o livro de Maneschy e companheiros se inscreve como foco e referência indicados ao conhecimento de quantos sonham com um Brasil livre do baronato insaciável e acessível a todos os seus filhos. 
Brizola segundo Darcy Ribeiro

Consola-me também reler o depoimento de Darcy Ribeiro, escrito em 1994:, do qual destaco o trecho seguinte: 

"Estive ao lado de Brizola nos dois governos que ele exerceu no Rio de Janeiro. No primeiro, como Vice- Governador, no segundo, como Senador. Em ambos, como coordenador de seu programa educacional. Fizemos juntos muitas coisas recordáveis. A mais importante delas foi reinventar a escola primária brasileira na forma dos Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs. Admiráveis por sua arquitetura, devida a Oscar Niemeyer, e muito mais pela revolução educacional que representam, como escola de tempo integral para professores e alunos; como de treinamento em serviço na arte de educar; como centro produtor de variado material didático de excelente qualidade e ainda como oficina de elaboração de cursos audiovisuais, através de tele-vídeos e de programas de informática educativa...
...Todos esses feitos, de que me orgulho muito, não são criações minhas, mesmo porque eles apenas concretizam ideais antigos dos princ ipais educadores brasileiros, encabeçados por Anísio Teixeira. O que os tornou viáveis foi o fato de eu poder contar para concretizá-los com o primeiro estadista de educação que o Brasil conheceu: Leonel Brizola"....

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sobre os processos de Zé Dirceu e Abicalil

Duas notícias que VEJA e o restante da mídia não gostam de dar
Publicado em 24-Jan-2012
A primeira é que fui absolvido em mais um processo judicial em Brasília, parte dos vários que moveram contra mim quando de minha saída do governo e de cassação do meu mandato de deputado federal. Tenho sido absolvido em todos os julgados desde então. A segunda notícia é que a VEJA foi condenada a pagar indenização por danos morais ao deputado Carlos Augusto Abicalil (PT/MT).

No meu caso, a Justiça Federal concluiu “não haver qualquer indício de ato de improbidade” cometido por mim durante o período em que fui ministro de Estado, em que exerci a chefia da Casa Civil da Presidência da República, no primeiro governo Lula. Por isso determinou a retirada de meu nome de processo movido na 9ª Vara Federal Judiciária do Distrito Federal.

A ação por improbidade administrativa havia sido proposta pelo Ministério Público Federal – o mesmo que, sem relacionar nenhum fato concreto, nenhuma prova, acusou-me de comandar um suposto esquema de compra de votos.

Propuseram cinco ações sobre os mesmos fatos


Esta denúncia, que a mídia chama de mensalão, jamais foi comprovada, mas deu origem ao processo em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) e a mais cinco contra mim - entre estes o que agora acaba de inocentar-me.

Em sentença publicada no Diário da Justiça, o juiz da 9ª Vara, Alaor Piacini, acolheu defesa e me excluiu liminarmente da ação. Considerou não haver quaisquer indícios de ato de improbidade praticados por mim e criticou os procuradores da República por proporem cinco ações de improbidade versando sobre os mesmos fatos.

No caso do deputado Carlos Abicalil, a indenização por danos morais é de R$ 20 mil, a ser paga solidariamente pela Editora Abril e pelos autores da reportagem "Não li e não gostei" veiculada na VEJA edição de nº 1938, veiculada em 11 de janeiro de 2006.

Sobre Abicalil, informações inverídicas e injuriosas

Na matéria os repórteres afirmam que Abicalil teria sido escalado para integrar a CPI dos Correios (2005) com a incumbência de tentar melar o andamento das investigações em relação ao chamado "mensalão". A justiça reconheceu que a revista publicou afirmações inverídicas e injuriosas.

Na sentença o juiz considerou que houve extrapolação da ré (VEJA) no seu direito de informar e noticiar fatos. De acordo com o magistrado, ao atribuírem a pecha de "especialista em trabalhos sujos" ao deputado, os autores do texto lançaram conceitos lesivos à honra do parlamentar.

O relator do recurso confirmou a condenação imposta pelo juiz afirmando: "a dignidade da pessoa humana é um bem tão importante que está garantido na Constituição Federal. A liberdade de imprensa não autoriza o uso de palavras injuriosas que acarretem danos à honra e à imagem dos indivíduos".

Tarso na Administração da UFSM.



Tarso Dorneles Cruz, meu filho, Bixo Administração diurno UFSM.
Valeu cara.
Saudações coloradas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Teatro Dante Barone sedia seminário Os sentidos da democracia nesta sexta-feira

Inclusão: 26.01.2012, 09:49
 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), será um dos painelistas  do seminário Os sentidos da democracia, que será realizado nesta sexta-feira (27), às 14h, no Teatro Dante Barone.
A atividade integra a programação do Fórum Social Temático 2012, e contará com a participação do governador do Estado, Tarso Genro; do professor e sociólogo português Boaventura de Sousa Santos; do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; e do diretor do jornal francês Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, com a mediação do secretário estadual de Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil.
O painel é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em conjunto com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, e tem entrada gratuita. Conforme a SEPLAG, este evento integra a “primeira edição do Conexões Globais, que tem como objetivo criar espaços de diálogos tendo a internet e a cultura digital como um elemento de identidade cultural de nosso época”, instituída no FST.
© Agência de Notícias Assembleia Legislativa

Ponte até Fernando de Noronha.


Um homem caminhava pela praia e tropeçou numa velha lâmpada. Esfregou-a e um gênio saltou lá de dentro e disse:-

Ok, você libertou-me da lâmpada, bla, bla, bla; esqueça aquela historia
dos três desejos, você tem direito a um desejo apenas.
Diga o que quer.

O homem pensou por um instante depois disse: 

Eu sempre quis ir ao Arquipélago de Fernando de Noronha , mas tenho medo de voar.
De navio costumo ficar enjoado. 
Você poderia construir uma ponte ate Fernando de Noronha para que eu pudesse ir de carro? 


O Gênio riu:

- Impossível; pense na logística do assunto. 
São ilhas oceânicas afastadas da costa. Como é que as colunas de sustentação poderiam chegar ao fundo do atlântico?? 
Pense em quanto concreto armado, quanto aço, mão-de-obra... 
Não, De maneira alguma! 

A ponte não pode ser!

Pense em uma coisa mais razoável.

O homem compreendeu e tentou pensar num desejo realmente bom. Finalmente disse:

- Sabe, eu fui casado quatro vezes e quatro vezes me separei.
Minhas esposas sempre disseram que eu não me importava com elas e que sou um insensível. Então meu desejo é poder compreender as mulheres:



Saber como elas se sentem por dentro...
o que elas estão pensando quando não falam com a gente ....
Saber porque é que estão chorando....
Saber o que elas realmente querem quando não dizem nada....
Saber como fazê-las realmente Felizes!
O Gênio respondeu:

- Voce quer a merda da ponte com duas ou com quatro pistas?

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Marcha de abertura do FST 2012 reúne 20 mil em Porto Alegre

A marcha de abertura do Fórum Social temático 2012 reuniu cerca de 20 mil pessoas em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira. A comissão organizadora considerou o ato de abertura do FST 2012 um sucesso.

Provando mais uma vez ser um espaço da pluralidade de pensamento, a marcha teve espaço para as mais diversas causas e ativismos. Movimentos sociais do Brasil e do mundo empunharam suas bandeiras e passaram suas mensagens.

Lá estavam representados o movimento LGBT, feministas, o movimento negro, ambientalistas, indígenas, trabalhadores, estudantes, entre diversos outros.

Nem o calor intenso no início, nem a chuva torrencial desaminaram os participantes.

Depois de caminhar desde o largo Glênio Peres até o anfiteatro Pôr do Sol, os participantes se concentraram para acompanhar os shows de abertura do FST 2012.

Nesta quinta-feira, 25, iniciam as atividades de debates do FST 2012.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Governo vai levar médicos e dentistas a 50 mil escolas, diz presidenta Dilma



O governo federal vai levar médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas e Saúde a 50 mil escolas públicas localizadas em mais de dois mil municípios. No Café com a Presidenta transmitido hoje (23), Dilma Rousseff explicou que os profissionais vão avaliar as condições de saúde de 11 milhões de estudantes. As visitas serão feitas até a segunda semana de março, informou a presidenta.


“Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil – a obesidade. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”, disse a presidenta.

Ela anunciou ainda duas novidades no programa de vacinação infantil. A vacina pentavalente, que começa a ser aplicada em agosto, é a soma de duas vacinas que já existiam, a chamada tetravalente e a hepatite B. Com uma só injeção, a vacina pentavalente vai proteger agora a criança contra cinco doenças: o tétano, a difteria, a coqueluche, a hepatite B e um tipo de meningite grave. Segundo a presidenta, a combinação das vacinas é boa para a criança, que vai precisar tomar uma injeção a menos, mas também é um avanço no processo de vacinação. Já a vacina contra a pólio será injetável.


“Ela [vacina] é mais moderna e mais segura para os bebês nas duas primeiras doses. Os bebês vão continuar tomando as demais doses via oral. Nós vamos também continuar fazendo a campanha com o Zé Gotinha para manter a proteção de todas as crianças até cinco anos de idade. É bom lembrar que há 22 anos não registramos nenhum caso de paralisia infantil transmitido no país, mas a pólio ainda existe em 24 países. Como as pessoas viajam de lugar para outro e podem trazer o vírus, precisamos manter nossas crianças protegidas”, disse.

Fonte – http://blog.planalto.gov.br/

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Virgínia Vargas confirmada na programação do Fórum Social Temático


Um dos temas de discussão na agenda do Fórum Social Temático 2012, são os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio – ODMs. O painel, uma parceria entre o Governo do Estado, a secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, e a ONH Moradia e Cidadania, está previsto para o próximo dia 27 – sexta-feira, às 9h e 30min, no auditório da Caixa Econômica Federal – Rua 7 de Setembro, 1001 - 12º andar.

Curriculum –Virgínia Vargas

Professora, socióloga e cientista política. Em 1978 participou da Fundação Organização Feminista Centro da Mulher Peruana Flora Tristan, onde mantém ativa participação. É vinculada ao Programa Democracia e Transformação Global da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, Peru, onde participa do Conselho Consultivo. Internacionalmente reconhecida como defensora dos direitos humanos das mulheres, Virginia Vargas participou de reuniões da ONU representando as organizações de mulheres organizando ainda, a participação da América Latina e do Caribe na Quarta Conferência Mundial da ONU sobre a Mulher, realizada em Beijing/China, em 1995. Na ocasião, recebeu um prêmio de reconhecimento especial da UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher).

Atualmente, participa da coordenação da Articulação Feminista Mercosul, uma rede feminista da América Latina, da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). A Rede estará realizando 3 oficinas temáticas em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, antecendendo o Fórum Social Mundial Temático, e do Conselho Internacional do Forúm Social Mundial.

Plano Plurianual 2012-2015

O Governo do Estado realizou nesta semana encontro coordenado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, que contou com a participação das Secretarias de Educação, Mulheres, Trabalho e Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos/Coordenadoria da Juventude e a Fundação de Economia e Estatística (FEE). A reunião teve com objetivo o acompanhamento sistemático dos programas e das ações do Plano Plurianual 2012-2015, que atendem as metas dos oito Objetivos do Milênio. Participam ainda, desta articulação governamental as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Habitação e Saneamento, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas.

Os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio

- Acabar com a Fome e a Miséria

- Garantir Ensino Fundamental de Qualidade para todos

- Promover a Igualdade entre os sexos e a valorização da Mulher

- Reduzir a Mortalidade Infantil

- Melhorar a Saúde Materna

- Combater a AIDS, Malária e outras doenças

- Promover a qualidade de vida e o respeito ao Meio Ambiente

- Ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

O ODMs, foram aprovados por 191 países e estabelecem o prazo de 2000 a 2015 para a realização dos compromissos assumidos pela ONU.



Inclusão: 23.01.2012, 14:07

domingo, 22 de janeiro de 2012

Balada Segura registra queda no número de motoristas alcoolizados no litoral















O número de ocorrências por embriaguez ao volante vem caindo desde o início da Operação Balada Segura no litoral, de acordo com a Brigada Militar (BM). Na última operação, realizada em Imbé na madrugada desta quinta-feira (19), nenhum dos 83 testes de etilômetro realizados apresentaram resultado positivo. Dois condutores, porém, não se submeteram ao teste e foram autuados por embriaguez. 

O índice é bem menor se comparado à primeira edição da operação, realizada no dia 23 de dezembro do ano passado, em Tramandaí. Naquela ação, foram realizados 110 testes, com seis resultados positivos, além de outros oito condutores que se recusaram a fazer o teste do etilômetro. 

Comandante da operação Balada Segura no litoral, o tentente José Luiz Prado Lima lembra que, no início da operação, o índice de condutores flagrados chegava a quase 10% do total das abordagens. "Agora temos autuado, em média, três ou quatro condutores em cada balneário. Acredito que esta operação está surtindo efeito", constata. Prado Lima também avalia que os motoristas estão se conscientizando e têm apoiado a operação. "Em nenhuma delas encontramos algum condutor irritado ou estressado com o nosso trabalho". 

O vigilante Edinei Monteiro, abordado em uma blitz em Torres, defende a fiscalização e se considera um motorista consciente. "Quando eu bebo, não dirijo ou peço para alguém dirigir para mim, porque sei que poderei causar acidentes", garante. O comerciante Lauri Reichert também concorda. "Pessoas inocentes morrem por causa de irresponsáveis que bebem e colocam em risco a vida de todos", critica o motorista de Novo Hamburgo. Ambos já conheciam o Balada Segura realizado na Capital. 

Responsável pelo policiamento nas rodovias estaduais do litoral norte, o comandante do 3º Batalhão Rodoviário, major André Feliú, também constata uma redução no número de casos de embriaguez. De acordo com o major, nas últimas seis ações, foram flagrados 18 motoristas, número bem abaixo do registrado no começo da operação. "Apenas no primeiro dia de fiscalização, autuamos 9 condutores embriagados". Atuando principalmente junto às danceterias localizadas nas estradas do litoral norte, o comandante adotou algumas medidas para coibir a troca de motoristas antes e após as barreiras. "Sabemos que alguns deles contratam pessoas para conduzi-los até a zona urbana e atacaremos esta situação a partir deste fim de semana". 

Apesar de apostar na conscientização dos motoristas, o tenente-coronel e chefe do Estado Maior do Comando Rodoviário da BM, Fernando Alberto Moreira, acredita que o importante é que o condutor esteja sóbrio. "Para a fiscalização, não importa se o motorista está mais consciente do risco ou se está com medo das barreiras policiais. O importante é que ele não beba ao dirigir", avalia. 

Balada Segura no Litoral 
Com a blitz de Imbé, o número de veículos fiscalizados nas praias desde o início da Balada Segura no litoral chegou a 1.440, de acordo com a Brigada Militar. Dos 1.417 testes de etilômetro realizados, 48 deram positivo. No total, 96 motoristas foram autuados por embriaguez e outros 22 foram enquadrados no artigo 306 do CTB, por dirigirem com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 0,4 decigramas. 

Ação desenvolvida dentro do programa Verão Numa Boa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) e Brigada Militar (BM), a operação Balada Segura no litoral foi iniciada no dia 23 de dezembro e prosseguirá até o dia 5 de março, em todas as praias do litoral gaúcho. O objetivo principal das ações é coibir o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, considerado uma das principais causas de acidentes de trânsito. 

Alguns resultados das operações Balada Segura no Litoral (Fonte: Brigada Militar) 

Imbé, 19 de janeiro 
Veículos fiscalizados: 85 
Testes realizados: 83 
Resultados positivos: 00 
Art. 165 - embriaguez: 02 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 00 

Capão da Canoa, 13 de janeiro 
Veículos fiscalizados: 90 
Testes realizados: 88 
Resultados positivos: 02 
Art. 165 - embriaguez: 04 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 00 

Torres, 12 de janeiro 
Veículos fiscalizados: 61 
Testes realizados: 60 
Resultados positivos: 01 
Art. 165 - embriaguez: 02 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 00 

Arroio do Sal, 9 de janeiro 
Veículos fiscalizados: 40 
Testes realizados: 38 
Resultados positivos: 03 
Art. 165 - embriaguez: 03 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 02 

Cidreira, 8 de janeiro 
Veículos fiscalizados: 65 
Testes realizados: 65 
Resultados positivos: 02 
Art. 165 - embriaguez: 02 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 01 

Balneário Pinhal, 5 de janeiro 
Veículos fiscalizados: 68 
Testes realizados: 62 
Resultados positivos: 00 
Art. 165 - embriaguez: 06 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 00 

Torres, 30 de dezembro 
Veículos fiscalizados: 80 
Testes realizados: 77 
Resultados positivos: 05 
Art. 165 - embriaguez: 09 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 03 

Cidreira, 25 de dezembro 
Veículos fiscalizados: 50 
Testes realizados: 55 
Resultados positivos: 02 
Art. 165 - embriaguez: 05 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 00 

Capão da Canoa, Tramandaí e Porto Alegre, 24 de dezembro 
Veículos fiscalizados: 63 
Testes realizados: 73 
Resultados positivos: 05 
Art. 165 - embriaguez: 07 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 01 

Tramandaí, 23 de dezembro 
Veículos fiscalizados: 96 
Testes realizados: 110 
Resultados positivos: 06 
Art. 165 - embriaguez: 14 
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 01

Texto: Juliano Pilau
Foto: Claudio Fachel
Edição: Redação Secom

Fórum Social Temático - Agricultura familiar e segurança alimentar em debate no FST 2012.


 Agricultura familiar e segurança alimentar em debate no FST 2012
 Data: 25/01/2012
Horário: 9h às 12h30min - RIO +20 ANTECEDENTES E PERSPECTIVAS
Abertura e Coordenação da Mesa: Alberto Broch – Presidente da CONTAG
Palestrantes:   
Nilo Diniz – Diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente
Fátima Mello – FASE
Iara Pietrovski - INESC
Representante do Itamaraty (a confirmar)

12:30 às 14:00 hs – Almoço

14:00 às 18:00 hs – A AGRICULTURA FAMILIAR E O DEBATE INTERNACIONAL DE SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ECONÔMICA
Coordenação: Rosycleia Santos – Secretária de Meio Ambiente da CONTAG
Palestrantes:   
Alessandra Costa Lunas – Vice-presidenta da Contag e Secretária Geral da COPROFAM
Jalcione Almeida – Prof. da UFRS
Irio Conte – FIAN Internacional e CONSEA

26/01/2012
09:00 às 12:30 hs – ESTRATÉGIAS E PROPOSTAS PARA A INTERVENÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E DO MSTTR NA RIO +20
Coordenação: Alberto Broch – Presidente da CONTAG
Palestrantes:  Alessandra Costa Lunas – Vice-presidenta da CONTAG e Secretária Geral da Coprofam
Rosycleia Santos – Secretária de Meio Ambiente da CONTAG
Simon Ticehurst - OXFAM
CUT -
CTB – Carlos Rogério Nunes – Secretário de Políticas Sociais
  
12:30 às 14:00 hs – Almoço

14:00 às 15:00 hs – CÓDIGO FLORESTAL – APRESENTAÇÃO DO ACORDO APROVADO NO SENADO (os Impactos – positivos e/ou negativos para a agricultura familiar)
Coordenação: Antoninho Rovaris – Secretário de Política Agrícola da CONTAG
Palestrantes:   
João de Deus – Ministério do Meio Ambiente
Eliziário Boé Toledo – Contag
  
15:00 às 18:00 hs – CÓDIGO FLORESTAL - O QUE ESTARÁ EM JOGO NA VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS (o que e onde podemos avançar)
Palestrantes:  
Ministério do Meio Ambiente
Senador Luis Henrique (a confirmar)
Rosycleia Santos – Secretária de Meio Ambiente da CONTAG 

sábado, 21 de janeiro de 2012

Grande Judiciário, Tribunal de Justiça de SP identifica novo pagamento milionário.

Mais um pagamento milionário a magistrado foi identificado no Tribunal
de Justiça de São Paulo, maior corte do País. A informação foi
divulgada pela presidência do TJ. Não foi revelado o nome do
contemplado, que recebeu cerca de R$ 400 mil. É o quinto caso dessa
natureza localizado desde que a corte se viu acuada pelo Conselho
Nacional de Justiça (CNJ).

"São cinco casos mais graves", declarou o desembargador Ivan Sartori,
presidente do TJ paulista, referindo-se aos expedientes que deram
amparo à liberação de dinheiro a título de créditos acumulados.

Em dois outros casos, anunciados há duas semanas, dois desembargadores
receberam mais de R$ 1 milhão cada, entre eles o desembargador Roberto
Bellocchi, ex-presidente do TJ. "Tivemos alguns créditos anômalos de
antecipação de direitos, inclusive férias, que foram pagos
parceladamente."

Esses procedimentos relativos a desembolsos de R$ 400 mil a 5
beneficiários foram submetidos na quinta-feira ao Conselho Superior da
Magistratura, colegiado que reúne o presidente da corte, o vice, o
corregedor-geral e os presidentes de seções.

Na cúpula do tribunal prevaleceu a remessa do assunto ao Órgão
Especial - formado por 25 desembargadores, 12 mais antigos, 12 eleitos
e o presidente do TJ - para decidir sobre que medidas devem ser
adotadas diante de casos excepcionais.

Sartori quer saber minuciosamente como foram autorizados os
pagamentos. Ele destacou que, embasado no poder geral de cautela e no
estatuto dos funcionários, o Órgão Especial poderá impor a compensação
imediata dos valores - na prática, o corte imediato de parcelas a que
os magistrados ainda têm a receber.

O que move o partido-imprensa.


Jornal do Brasil - Gilson Caroni Filho, professor, sociólogo  – 10/01/2012

A leitura diária dos jornais pode ser um interessante exercício de sociologia política se tomarmos os conteúdos dos editoriais e das principais colunas pelo que de fato são: a tradução ideológica dos interesses do capital financeiro, a partitura das prioridades do mercado. O que lemos é a propagação, através dos principais órgãos de imprensa, das políticas neoliberais recomendadas pelas grandes organizações econômicas internacionais que usam e abusam do crédito, das estatísticas e da autoridade que ainda lhes resta: o Banco Mundial (Bird), o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização Mundial do Comércio (OMC).  É a eles, além das simplificações elaboradas pelas agências de classificação de risco, que prestam vassalagem as editorias de política e economia da grande mídia corporativa
.
Claramente partidarizado, o jornalismo brasileiro pratica a legitimação adulatória de uma nova ditadura, onde a política não deve ser nada além do palco de um pseudodebate entre partidos que exageram a dimensão das pequenas diferenças que os distinguem para melhor dissimular a enormidade das proibições e submissões que os une. É neste contexto, que visa à produção do desencanto político-eleitoral, que deve ser visto o exercício da desqualificação dos atores políticos e do Estado. Até 2002, era fina a sintonia entre essa prática editorial e o consórcio encastelado nas estruturas de poder. O discurso "modernizante" pretendia —  e ainda pretende — substituir o "arcaísmo" do fazer político pela "eficiência" do economicamente correto. Mas qual o perigo do Estado para o partido-imprensa? Em que ele ameaça suas formulações programáticas e seus interesses econômicos?

O Estado não é uma realidade externa ao homem, alheia à sua vida, apartada do seu destino. E não o pode ser porque ele é uma criação humana, um produto da sociedade em que os homens se congregam. Mesmo quando ele agencia os interesses de uma só classe, como nas sociedades capitalistas, ainda aí o Estado não se aliena dos interesses das demais categorias sociais.

O reconhecimento dos direitos humanos, embora seja um reconhecimento formal pelo Estado  burguês, prova que ele não pode ser uma instituição inteiramente ligada aos membros da classe dominante. O grau maior ou menor da sensibilidade social do Estado depende da consciência humana de quem o encarna. É vista nesta perspectiva que se trava a luta pela hegemonia. De um lado os que querem um Estado ampliado no curso de uma democracia progressiva. De outro os que só o concebem na sua dimensão meramente repressiva; braço armado da segurança e da propriedade.

O partido-imprensa abomina os movimentos sociais:  os sindicatos (que não devem ter senão uma representatividade corporativa), a nação, antevista como ante-câmara do nacionalismo, e o povo sempre embriagado de populismo. Repele tudo que represente um obstáculo à livre-iniciativa, à desregulamentação e às privatizações. Aprendeu que a expansão capitalista só é possível baseada em "ganhos de eficiência", com desemprego em grande escala e com redução dos custos indiretos de segurança social, através de reduções fiscais.

Quando lemos os vitupérios dos seus principais articulistas contra políticas públicas como Bolsa Família, ProUni e  Plano de  Erradicação da Pobreza, dentre outros, temos que levar em conta que trabalham como quadros orgânicos de uma política fundamentalista que, de 1994 a 2002, implementou radical mecanismo de decadência auto-sustentada, caracterizada por crescentes dívidas, desemprego e anemia da atividade econômica.

Como arautos de uma ordem excludente e  ventríloquos da injustiça, em nome de um suposto discurso da competência , endossaram a alienação de quase todo patrimônio público, propagando a mais desmoralizante e sistemática ofensiva contra a cultura cívica do país. Não fizeram- e fazem- apenas o serviço sujo para os que assinam os cheques, reestruturam e demitem. São intelectuais orgânicos do totalitarismo financeiro, têm com ele uma relação simbiótica. E é assim que devem ser compreendidos: como agentes de uma lógica transversa.

Merval Pereira, Miriam Leitão, Sardenberg, Eliane Catanhede, Dora Kramer e outros mais necessitam ser analisados sob essa perspectiva. É ela que molda a ética e o profissionalismo de todos eles. Sem mais nem menos.

R$ 8,6 milhões do governo federal para o Plano Estadual de Irrigação



Foto destaque
  • Secretário Busato fez o anuncio durante reunião na AL nesta quinta

O secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, anunciou em reunião da Comissão Representativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que o Ministério da Integração Nacional vai liberar R$ 8,6 milhões para a irrigação no Estado. Destes, R$ 600 mil serão para a execução da Fase I do Plano Estadual de Irrigação, e R$ 8 milhões para os projetos executivos dos canais das barragens de Jaguari e de Taquarembó. O anúncio aconteceu nesta sexta-feira (20), no Plenarinho da AL, durante a reunião sobre estiagem. 


Busato destacou que na Fase I do Plano serão definidas as diretrizes que irão nortear o processo de irrigação. "A previsão é que o termo de referência esteja pronto em 30 dias. A partir daí, em seis meses o Plano deverá estar pronto. É importante destacar que todos os agentes, como os Coredes, Comitês de Bacias, produtores e secretarias de Estado estão envolvidos nesse processo", acrescentou. 



Termo de Referência 
O secretário destacou ainda que, na próxima terça-feira (24), o termo de referência dos projetos executivos dos canais das barragens de Jaguari e de Taquarembó será entregue pelos técnicos do Departamento de Irrigação da SOP em Brasília. "No recurso está prevista a reavaliação dos projetos originais com o objetivo de ampliar a área irrigada e diversificar a lavoura. Sugestão dada pelos beneficiários do Comitê da Bacia de Santa Maria". 



Segundo o titular da SOP, "estamos também trabalhando de forma efetiva nas ações de combate à estiagem. Para isso continuamos atendendo emergencialmente os municípios com a cedência de máquinas, reformas de poços e implantação de Redes de Abastecimento de Água". 



Participaram da reunião, ainda, o presidente da Casa, deputado Adão Villaverde, e a Comissão Representativa, colegiado formado por 15 parlamentares e mais o presidente do Parlamento, que responde pelas ações da Assembleia durante o recesso parlamentar. 



Ações a médio e longo prazo 
Para o Plano Estadual de Irrigação, a SOP está elaborando um estudo técnico analisando os aspectos físico-ambientais, climatológicos, socioculturais, econômicos, institucionais e legais de cada região visando transformar os problemas locais, relacionados à demanda de água, em políticas de Estado. Para alcançar esse objetivo, a Secretaria busca envolver no processo os principais atores, entre os quais os 25 comitês de Bacias Hidrográficas. 



Entre os objetivos do Plano Estadual de Irrigação estão: a diversificação das culturas do Rio Grande do Sul; garantia de expansão de água; mais condições de financiamento; adaptação das políticas para atender problemas climáticos. 

Texto: Amanda Ullman
Edição: Redação da Secom (51) 3210-4305

Por um fio de cabelo. Da vida.

Uma mulher acordou uma manhã após a quimioterapia , olhou no espelho e percebeu  que tinha somente três fios de cabelo na cabeça. - Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje. Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça..
- Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.
Assim ela fez e teve um dia magnífico.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
- Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.
Assim ela fez e teve um dia divertido.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.
- Yeeesss... (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo.
ATITUDE É TUDO!
Seja mais humano e agradável com as pessoas.
Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.
Viva com simplicidade.
Ame generosamente.
Cuide-se intensamente.
Fale com gentileza.
E, principalmente, não reclame.
Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem!
E deixe o restante com Deus.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático - Mosaico de Livros no FST

 20/01/2012 Mosaico de Livros no FST

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) participará do Fórum Social Temático apoiando a campanha Mosaico de Livros. A ideia é formar a Biblioteca Social Mundial, promovendo a diversidade cultural, o conhecimento compartilhado e a consciência crítica.
A campanha Mosaico de Livros teve início em outubro de 2001, quando cada participante do 2º Fórum Social Mundial foi convidado a trazer pelo menos uma obra de seu país de origem. Foram recebidos livros de diferentes partes do mundo nas edições do Fórum Social Mundial de 2001, 2002 e 2003 e nas edições do Fórum Social da Educação.
Além de ser um espaço que contenha a história e  memória dos Fóruns, a Biblioteca Social Mundial pretende ser  uma espaço ativo, criativo, local e mundial.  É apenas o início da construção de uma grande obra coletiva, no espírito da solidariedade, doação, voluntarismo e vontade de construir um mundo melhor.
Os participantes do FST podem entrar nessa campanha trazendo obras que versem de preferência sobre a temática da atual edição: Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. Os livros podem ser entregues em mãos ou enviados pelo correio para o Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020 – Praça da Alfândega – Centro Histórico – CEP 90010-191 – Porto Alegre – Rio Grande do Sul).
Saiba mais sobre a história do Mosaico de Livros: www.mosaicodelivros.blogspot.com

Plano Plurianual 2012-2015 - e os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio

Plano Plurianual 2012-2015
O Governo do Estado realizou nesta semana encontro coordenado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, que contou com a participação das Secretarias de Educação, Mulheres, Trabalho e Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos/Coordenadoria da Juventude e a Fundação de Economia e Estatística (FEE). A reunião teve com objetivo o acompanhamento sistemático dos programas e das ações do Plano Plurianual 2012-2015, que atendem as metas dos oito Objetivos do Milênio. Participam ainda, desta articulação governamental as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Habitação e Saneamento, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas.


Os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio

- Acabar com a Fome e a Miséria
- Garantir Ensino Fundamental de Qualidade para todos
- Promover a Igualdade entre os sexos e a valorização da Mulher
- Reduzir a Mortalidade Infantil
- Melhorar a Saúde Materna
- Combater a AIDS, Malária e outras doenças
- Promover a qualidade de vida e o respeito ao Meio Ambiente
- Ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
O ODMs, foram aprovados por 191 países e estabelecem o prazo de 2000 a 2015 para a realização dos compromissos assumidos pela ONU.

PROGRAMAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO RS NO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO 2012

Manhã Tarde Fim de tarde Noite
24.01
Marcha do Fórum
25.01 Conexões Globais 2.0 (Casa de Cultura Mário Quintana) Conexões Globais 2.0 (Casa de Cultura Mário Quintana) Melhorar a Saúde Materna – 5º Objetivo (Canoas – 14h) Conexões Globais 2.0 (Casa de Cultura Mário Quintana)
26.01 Conexões Globais 2.0 (Casa de Cultura Mário Quintana) Experiências da Participação (Auditório da Caixa – 10h) Conexões Globais 2.0 (Casa de Cultura Mário Quintana) Sistemas de Participação (Casa de Cultura Mário Quintana – 14h) Conexões Globais 2.0 (Casa de Cultura Mário Quintana) Presidenta Dilma no Gigantinho (19 horas)
27.01 Conexões Globais 2.0 (Casa de Cultura Mário Quintana) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Auditório da Caixa – 9h30min) Os Sentidos da Democratização (Dante Barone – Assembleia Legislativa – 14h

Conselho de Agrometeorologia não recomenda replantio do milho


Foto destaque
  • Bernardete ressaltou que para ter cobertura de seguro, cereal deveria ter sido plantado até dia 15

O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs) realizou, na tarde desta quinta-feira (19), no auditório da Fepagro, em Porto Alegre, uma reunião extraordinária, em que foi decidido não recomendar o replantio do milho na safrinha. Integrado por representantes da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), da Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater) e do 8º Distrito de Meteorologia (Disme), o conselho discutiu, com base nas previsões meteorológicas e na análise do comportamento das chuvas nos últimos dias, se deveria ou não recomendar o replantio do grão neste período, entre outros assuntos.

Conforme a diretora do Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS), Bernardete Radin, de acordo com o zoneamento agrícola, o plantio do cereal, para ter cobertura de seguro, deveria ter sido plantado até o dia 15 de janeiro. "Para recomendar o replantio daquelas áreas que foram perdidas em função da estiagem, teríamos que analisar se há condições de umidade no solo adequadas para isso", explicou.

Segundo a meteorologista, estas condições foram encontradas na região nordeste e parte do norte do Estado. "Mas, como o período de enchimento dos grãos só ocorre a partir de abril, e nestas regiões é um período de temperaturas baixas, ruim para esta fase da cultura, decidimos não fazer esta recomendação", acrescentou.

Nas regiões em que seria possível coincidir a fase de enchimento dos grãos com temperaturas ideais, que seriam a Depressão Central, Frronteira Oeste Fronteira Noroeste, hoje não há condições de solo adequadas. "Por isso, decidimos não recomendar o replantio", afirma Bernardete Radin.

Ela não descarta a possibilidade que, de acordo com a evolução do quadro meteorológico, os conselheiros venham a fazer esta recomendação nas próximas semanas. "Mas ai os produtores terão que estar conscientes de que as previsões indicam que fevereiro e março serão meses de chuvas abaixo dos níveis normais", finalizou a meteorologista.

Texto: Marcos Pérez
Foto: Simone Link

Fórum Social Temático 2012: informações gerais AQUI. ATENÇÃO.



Para facilitar o acesso às informações pelos participantes, a Comunicação do FST 2012 preparou uma lista de perguntas e respostas sobre a organização, formas de participação, espaços e atividades do Fórum.


Confira a programação:http://www.fstematico2012.org.br/index.php?link=23&acao=Ver&id=91


1. O que é o Fórum Social Temático 2012?

O Fórum Social Temático 2012 é um evento altermundista organizado por um grupo de ativistas e movimentos sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial. O tema de 2012 é Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. O FST 2012 se propõe ser um espaço de debates preparatórios para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.


2. Onde e quando ele vai acontecer?

O FST 2012 vai acontecer em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, Brasil, de 24 a 29 de janeiro.


3. Quem está organizando o FST 2012?

O FST 2012 é organizado por um grupo de movimentos e organizações sociais brasileiras e internacionais com apoio do Conselho Internacional do FSM e que contam com o apoio dos Governos Brasileiro, Gaúcho, da UFRGS, Assembléia Legislativa do RS e das prefeituras das quatro cidades anfitriãs.


4. O FST 2012 tem alguma ligação com o Fórum Social Mundial?

Sim. O Fórum Social Temático é um evento que se insere no processo altermundista iniciado pelo Fórum Social Mundial, em 2001.


5. O que significa o tema do FST 2012, "crise capitalista e justiça social e ambiental"?

Significa que as atividades do FST 2012 vão debater questões referentes a esses três temas: a crise capitalista que atinge a Europa principalmente e a busca por justiça social. A proximidade da cúpula da ONU para o desenvolvimento sustentável (Rio+20), que acontece em junho, no Rio de Janeiro, e a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à Rio+20, colocam a pauta ambiental em evidência e motivam a formulação pelos movimentos sociais de propostas alternativas às que serão apresentadas pelos governos.


6. Como eu posso participar?

Há quatro maneiras principais de participar do FST 2012:


Atividades Autogestionadas

Para participar do Fórum com sua Atividade Autogestionária, basta preencher o formulário em www.fstematico2012.org.br e aguardar o contato da equipe organizadora para confirmar sua oficina. Qualquer dúvida mande email para fstematico2012@gmail.com, ou ligue para +55 51 3212-1680.


Voluntários

Para participar do Fórum como voluntariado, basta preencher o formulário em www.fstematico2012.org.br e aguardar o contato da equipe organizadora. Qualquer dúvida mande email para fstematico2012@gmail.com, ou ligue para, +55 51 3212 - 1680.

Participantes

Preencha a ficha em www.fstematico2012.org.br, e pague a taxa de inscrição de R$ 20. Qualquer dúvida mande email para fstematico2012@gmail.com, ou ligue para, +55 51 3212-1680.


Grupos Temáticos

Para acompanhar virtualmente os Grupos Temáticos, visitewww.dialogos2012.org. No mesmo endereço, é possível se inscrever para fazer parte de um dos grupos ou criar novos grupos de discussão.


Grupos de Trabalho

Para ajudar na operacionalização do FST 2012 fazendo parte de um dos GTs, entre em www.fstematico2012.org.br ou ligue para +55 51 3212 -1680.


7. Ainda posso participar dos Grupos Temáticos do FST 2012? 

Sim, pode. Faça a sua inscrição em dialogos2012.org. Os Grupos Temáticos são 13 e são responsáveis pela formulação de propostas referentes às questões do desenvolvimento sustentável e o meio ambiente. Eles vão finalizar seus trabalhos nos dois primeiros dias do Fórum (25 e 26 de janeiro) e vão se fundir em 4 Eixos Temáticos nos dois últimos dias do evento (27 e 28 de janeiro), quando as propostas serão integradas.


8. O Acampamento Intercontinental da Juventude é só para jovens ou pessoas de qualquer idade podem participar?

O AIJ é aberto para todas as idades. Menores devem estar acompanhados por um responsável.


9. O que são atividades autogestionadas?

São atividades propostas por indivíduos ou grupos participantes do FST que se encaixam nos quatro eixos temáticos do evento.

Eixo1 - Fundamentos éticos e filosóficos: subjetividade, dominação e emancipação.

Eixo 2 - Direitos Humanos, povos, territórios e defesa da mãe terra.

Eixo 3 - Produção, distribuição e consumo: Acesso às riquezas, bens comuns e economia de transição.

Eixo 4 - Sujeitos políticos, arquitetura de poder e democracia.


10. Como será a programação do FST 2012?

O FST 2012 se dividirá nos cinco dias, entre as quatro cidades anfitriãs. Você encontra todas as informações aqui.


11. Vai haver Marcha de Abertura?

Sim. Ela sairá do Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, às 15hs de 24 de janeiro.


12. Sou jornalista e não sei como me credenciar para cobrir o FST 2012?

Você pode se credenciar aqui.


13. Ainda posso inscrever uma atividade autogestionária?

As inscrições para atividades autogestionadas encerram em 06 de janeiro.


14. Os participantes do FST 2012 vão receber certificados de participação?

Não. Devido ao grande número de participantes, torna-se inviável a confecção de certificados.


15. Já preenchi e enviei a ficha de participante no FST 2012, como faço para pagar a taxa de R$ 20?

Você pode fazer um depósito bancário ou uma transferência para a seguinte conta.

BANCO DO BRASIL

Ag.: 3530-0

Conta: 12761-2

Cedente: Central Única dos Trabalhadores - CUT/RS

CNPJ: 60563731/0014-91


16. Quem se inscreve no AIJ pode participar das atividades do FST 2012 ou precisa se inscrever de novo?

O pagamento da taxa de inscrição de R$ 20 dá direito a participar em todas as atividades do FST 2012. Apenas para participar do AIJ, é necessário preencher a ficha específica aqui.


17. Quem vai tocar nos shows do FST 2012?

Os shows principais vão acontecer no dia 24, em Porto Alegre; dia 25 e 26, em Canoas; dia 27, em São Leopoldo; e dia 28, em Porto Alegre. A programação completa dos shows ainda está sendo definida e será divulgada nesse sítio. Além dos shows principais, há diversas outras apresentações artísticas programadas nas quatro cidades.


18. Não moro em Porto Alegre, onde eu posso me hospedar durante o FST 2012?

Durante o FST 2012, você pode ficar no Acampamento Intercontinental da Juventude, pode ficar em um hotel ou pode participar da hospedagem solidária, sendo recebido por um morador de uma das quatro cidades.


19. Eu ainda posso me inscrever para a Feira de Economia Solidária e das praças de alimentação?

Não. As vagas para ambas já se esgotaram.


Notícias do evento, clique aqui.


Mais informações:

51 3227 0127 / 3212 1680

www.fstematico2012.org.br

fstematico2012@gmail.com

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O governador Tarso Genro afirmou "que o combate à seca no Estado deve entrar em uma nova fase".

O governador Tarso Genro afirmou nesta terça-feira, em entrevista ao programa Gaúcha Repórter, que o combate à seca no Estado deve entrar em uma nova fase a partir da próxima semana, com foco em ações que garantam a sustentabilidade da cadeia produtiva.

Segundo Tarso, a primeira etapa das ações contra a estiagem, voltadas para garantir a qualidade de vida das pessoas e dos animais que vivem nas áreas mais atingidas, está encaminhada, com grande apoio das prefeituras e da Defesa Civil. Essas ações têm foco em situações emergenciais:

— Significa preparar uma seleção de alimentos, de cestas para regiões onde falta alimentação, água para consumo humano e animal, para que não haja interrupção nas condições de sobrevivência ao agricultor, e distribuição de recursos para prefeituras desenvolverem ações de emergência pontos críticos — diz Tarso.
O governador projeta que, a partir da próxima semana, já seja possível dar um passo adiante e passar para ações de médio prazo, entre elas repor estoques para replantio onde houver condições e negociar dívidas para que os produtores tenham meios de voltar ao plantio na próxima safra.
Outro ponto central para garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva, a irrigação, foi mencionado pelo governador. Conforme Tarso, é preciso pensar a questão da irrigação indo além da cultura de arroz.
— Toda a visão de irrigação que o Estado desenvolveu nos últimos 30 anos esteve voltada, prioritariamente, para a irrigação do arroz. O arroz tem muita importância no Estado e continuará tendo. Mas tem um outro elemento que se agrega à nossa base produtiva, que está ligado à cadeia de agroindústria, que se chama milho, que tem uma enorme importância para o Estado, particularmente para a agricultura familiar e para os médios e pequenos proprietários. Neste ano, vamos ter de importar milho e, portanto, exportar ICMS — afirma.
O governador frisa que a grande questão que se coloca no próximo período é congregar projetos que já existem e que precisam de continuidade, como a irrigação do arroz, e criar outros contemplem outras áreas que têm recebido menos atenção, como a lavoura de milho. 

Tarso também afirma que a sala de contingência criada no governo para lidar com o problema da seca, uma questão, que segundo ele, ocupa 80% do seu tempo diário à frente do Piratini, já desenvolve um plano de incentivo à irrigação do milho.

— Já temos pronto um projeto. Vamos apresentar rapidamente um programa específico de irrigação por aspersão, principalmente para a lavoura de milho. Se nós conseguirmos irrigar por aspersão 30% da lavoura de milho no Estado, nós nos tornamos autossuficientes em milho. Isso, nós podemos obter nos próximos dois ou três anos.