quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Tarso e ministro da Saúde avaliam ação coordenada no atendimento às vítimas de incêndio em S. Maria


Ministro destacou a trabalho de 50 profissionais da Força Nacional do SUS que foram enviados ao RS / Foto: Caco Argemi
Ministro destacou a trabalho de 50 profissionais da Força Nacional do SUS que foram enviados ao RS / Foto: Caco Argemi



O governador Tarso Genro reuniu-se com o ministro da Saúde Alexandre Padilha, nesta quarta-feira (30), no Palácio Piratini, para avaliar a estratégia adotada no atendimento dos feridos após o incêndio ocorrido na madrugada do último domingo, em Santa Maria. O chefe do Executivo agradeceu o empenho do Governo Federal e dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento das vítimas e destacou que o momento é de apoio total aos hospitalizados e amparo aos familiares.

"O mais importante, agora, é tentar preservar ao máximo a vida das pessoas que sobreviveram e estão hospitalizadas" declarou ao governador, que também exigiu "rigor profundo nas apurações das responsabilidades". Além disso, Tarso afirmou que o trabalho conjunto da União, Governo do Estado e prefeituras municipais, aliado à unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), é a chave para superar este momento. "Essa tragédia não pode ser esquecida, mas ela tem que ser superada", ressaltou.

Pessoas internadas
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, mais de 500 pessoas receberam atendimento desde domingo. Setenta e cinco seguem internadas estado crítico nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), a maioria apresentando quadro de pneumonite química. "Esse estágio exige atenção permanente porque cada minuto é uma luta para manter a vida desses pacientes". Pelos menos 30 leitos de UTI estão disponíveis em Santa Maria para evitar novas transferências para a Capital.

Ação coordenada
Em entrevista coletiva realizada após a reunião, Padilha também agradeceu aos governos da Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Cuba, que colocaram seus bancos de pele à disposição do Ministério da Saúde para atendimento dos 20 pacientes que apresentam queimaduras graves. "Também mobilizamos os estoques de três grandes bancos de pele do país, como Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo".

O ministro destacou ainda que 50 profissionais da Força Nacional do SUS foram enviados ao Rio Grande do Sul para se unirem à rede de atendimento no Estado. Além disso, uma nova força-tarefa de fisioterapeutas foi criada para dar suporte aos pacientes que recebem ventilação mecânica. Também foram mobilizadas equipes de saúde mental e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para atender os familiares das vítimas. "Já acompanhei outras tragédias até maiores do que essa, mas fiquei muito impressionado com a ação coordenada do Estado com municípios, Defesa Civil e Segurança Pública, inclusive numa situação de forte emoção", elogiou o ministro, ao destacar a identificação de todos os 234 corpos antes de 24 horas.

Na tarde desta quarta-feira também será realizada uma videoconferência entre hospitais de Santa Maria, Porto Alegre e São Paulo, além de profissionais da Argentina e dos Estados Unidos que também fizeram o mesmo tipo de atendimento. "A ação continua com o monitoramento dos pacientes, vamos manter aqui nossa estrutura e qualquer tecnologia ou equipamento necessário será disponibilizado" garantiu o ministro, que retornará a Brasília ainda hoje.

Texto: Juliano Pilau

Falar ou calar.

               Diariamente nos perguntamos se devemos falar ou nos calar?
          Isso vale para dar um conselho a um amigo, revelar um segredo, dar um feedback, repassar uma informação importante, ou até mesmo emitir a nossa opinião. 
           Em alguns momentos ficar calado pode fazer a diferença, por outro lado falar faz tão bem e nos dá a sensação de alívio. 

            Independente da decisão que tomamos sobre determinado assunto precisamos estar prontos para assumir a responsabilidade dos nossos atos. Falar tem consequências e se calar também.

Face - Glauco Boni.

Obrigada Presidenta Dilma!!!!!




                 "Para todos os que tem carro e estão postando críticas ou piadas contra nossa Presidenta... Que bom que vocês tem veículo próprio, quem sabe adquiriram com as facilidades que este governo proporcionou... 
               Véio, na boa... nós aqui em casa corremos mesmo é pra pagar a conta de luz no final do mês!!! "Obrigada Presidenta Dilma!!!!!"

Gioia Rosa.
Amiga de Santa Maria.
Obrigado pelo post.

"se aproxima, o CARNAVAL."

Luiz Antonio Barbará Dias

               Depois do desabafo, da dor, sofrimento e lágrimas, quero trazer um assunto para a pauta, pois ele se aproxima, o CARNAVAL. Na região que aprendi amar e adotar como minha de coração, sempre lutei pela regularização das casas noturnas, fiscalização de menores consumindo bebidas alcoólicas e drogas e para que os carnavais tivessem o máximo de segurança com a fiscalização necessária e eficiente. Agora, com a tragédia de Santa Maria Maria e proximidade do carnaval, pergunto: Será que temos estrutura de fiscalização , segurança e plano de prevenção contra tragédias com efetivos suficientes para os carnavais de rua de SANTIAGO, JAGUARI, SÃO VICENTE DO SUL, NOVA ESPERANÇA DO SUL, SÃO FRANCISCO DE ASSIS E OUTRAS CIDADES DA REGIÃO? Tentei em Santiago, Jaguari, Nova Esperança do Sul, Manoel Viana e São Francisco de Assis com medidas de disciplinamento visando acima de tudo à segurança e a proteção de crianças e adolescentes. Fui criticado, ofendido, acusado de querer acabar com as casas noturnas e o carnaval, mas lutei bravamente convicto de que este era o caminho certo e sempre c om a luz e a proteção de DEUS. E agora, será que temos efetivo da Brigada Militar,, segurança privada e fiscalização suficiente para que estes carnavais aconteçam sem tragédias? Alguém ou muitos vão dizer, lá vem o Promotor Barbará criar polêmica de novo, agora até longe da atuação na região. Mas , estou levantando a reflexão porque é certo que vão dizer que nunca aconteceu nada, é , na boate KISS já funcionava há muitos anos irregular e sem fiscalização e nenhuma tragédia aconteceu, até que... Reflitam e pensem nisso, poder público , imprensa , instituições e comunidade da região acima mencionada...É apenas a preocupação de alguém que ama a região e que enquanto aí esteve, mesmo com todas as críticas e resistências, tentou fazer o melhor. Minha intenção não é polemizar, apenas alertar e sensibilizar!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Não haverá carnaval em Jaguari. Amem.

Não haverá o maior carnaval popular do Vale do Jaguari.

             O prefeito João Mario e seu vice Sidi Santos, em um diálogo com todas as forças da cidade de Jaguari, comunicaram que pelo respeito ao delicado momento que vive nossa região o Rio Grande, o Brasil e o Mundo, não sera realizado o maior carnaval da região.
          Um exemplo de humanidade, e administração popular e cidadã que faz do diálogo a peça chave, acima de interesses pontuais. 
           Parabéns administradores municipais. Parabéns a todos cidadãos de Jaguari. Isto é um ato   maduro e respeitabilíssimo.
              Prevaleceu o diálogo e a democracia.

Lembrar para nunca mais repetir - PT Santa Maria.

                 Em nome do Partido dos Trabalhadores de Santa Maria, prestamos solidariedade e consternação absoluta pelas perda de mais de 230 vidas nesta tragédia lamentável e revoltante que se sucedeu em Santa Maria na madrugada do último domingo. Nada pode ser mais terrível do que perder um filho, um parente ou um amigo em um local justamente destinado à diversão, ao entretenimento e à promoção da vida. Assim como diversas instituições do município e do Estado, o PT perdeu militantes nesta tragédia. Militantes da juventude do partido, como o caso da Maria Mariana Ferreira Rodrigues, de 18 anos, estudante de Medicina Veterinária, que ingressaram na política com a convicção de que poderiam transformar a nossa sociedade num espaço mais solidário, fraterno e justo. Mal sabiam eles que a busca pelo lucro a qualquer preço, algo que tanto combatiam, seria fator determinante para a interrupção precoce das suas vidas. Nosso pesar é dedicado às famílias dos nossos jovens militantes, mas também a todas as famílias que enfrentam este drama na pele.
              Nada pode rever os fatos que, infelizmente, estão consumados. No entanto, o PT apoia e defende uma ampla revisão e mudança na legislação que normatiza o funcionamento e a fiscalização das casas noturnas e locais de festas. É inadmissível que se use fogos ou artigos explosivos em um ambiente fechado repleto de gente por todos os lados. É inadmissível que, em nome da ganância e do lucro imediato, se permita superlotações frequentes e ao mesmo tempo a ausência de um sistema de prevenção eficaz em situações de emergência. É inadmissível perder tantas vidas, tantos jovens promissores e cheios de sonhos em tão poucos minutos. Não patrocinamos a responsabilização leviana e apressada dos culpados. Apoiamos uma investigação detalhada e aprofundada que de fato responsabilize com rigor aqueles que de fato contribuíram para esta tragédia seja por ações, seja por omissões.
             Que a nossa cidade se recupere deste trauma, mas que sempre lembremos o que aqui ocorreu no dia 27 de janeiro de 2012, na Rua dos Andradas. Lembrar disso ajuda a nunca mais deixarmos que essa barbárie volte a se repetir.


Valdir Oliveira
presidente municipal do PT

Um desabafo cidadão e participativo.



             Fui acordado pelo meu coordenador Valdir Oliveira perto das 6:00 hs  comunicando o ocorrido na boate Kiss em Santa Maria começamos a  montar uma cadeia de informação para o pessoal de governo que tínhamos contatos, prefeituras em fim, para  colocarem se a disposição. Fizemos várias ligações, e-mails e quase todos não tinha conhecimento dos fatos. 
                 De pronto toda a estrutura regional do Estado foi colocada em alerta e em pronto atendimento, segurança, pericia, hospitais e farmácias, etc. Adiante começamos a informar e buscar via Facebook uma corrente de solidariedade para doar sangue e busca de informações, necessidades pontuais. Foi extraordinária  pelas 10:30 o Hospital da universidade já alertava que estava com o estoque estabelecido para as necessidades postas, o povo deu retorno imediato as redes sociais.
                   Após começamos  a informar  Blogueiros e observamos que nossa blogosfera é fundamental para a comunicação de nossa região. Os meios de comunicação eletrônicos, as redes sociais mostraram toda sua dimensão de caráter de serviço público a sociedade.
          Colegas como o Valdir Oliveira voluntariamente e com sua responsabilidade, ajudaram no recolhimento dos corpos, contato com familiares no ginásio e em hospitais. A comoção e a solidariedade foram imediatas, não poderia ser diferente. A maioria eram jovens universitários numa confraternização pelo visto mal acomodada pelo gerenciamento da casa.  A maioria morta por asfixia pela fumaça e gás, tragicamente. 
                 A identificação dos corpos, encaminhamentos cartoriais, liberação foram surpreendentemente rápidos pela eficiência coletiva, voluntarismo e determinação das autoridades.  Tudo foi muito rápido, quando víamos estava tanto governo do Estado e Federal operando diretamente onde foi montado a estrutura de gerenciamento de crise e emergência.
                        Houve uma sintonia afinadíssima entre forças militares e civis, governos Municipal, Estadual e Federal. Uma rede de saúde integrada em todas as localidades do Estado e com apoio internacional.
                        Aprendemos muito, trabalhamos muito, choramos muito, adquirimos experiências, mas não gostaríamos que nada disto tivesse acontecido.
                      Nossa Santa Maria e 8ª Regional Funcional de Participação, como todo Estado e País, não serão os mesmos. Estamos Tristes, cansados,  mas mais solidários, experientes e de uma determinada forma infelizmente mais fortes.
                    Temos convicção que as autoridades responsáveis pelas investigações policiais ainda não concluídas, com a coordenação de nosso Governador, que todos os envolvidos na “cadeia de responsabilidades” pela tragédia serão identificados e punidos.

8ª Regional Funcional de Participação Cidadã – SEPLAG /RS.
Valdir Oliveira – Tide Lima.

Capacidade da boate Kiss era de 691 pessoas, segundo bombeiros.

O Comando-Geral da Brigada Militar vem, por meio desta nota, prestar os seguintes esclarecimentos a respeito da tragédia ocorrida na casa noturna Kiss, na cidade de Santa Maria:


POPULAÇÃO DA OCUPAÇÃO (LOTAÇÃO PERMITIDA) - A população máxima calculada para o local, apresentada no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) pelo responsável técnico contratado pela boate Kiss e considerada na emissão do último alvará, é de 691 pessoas. O ingresso de pessoas além da capacidade autorizada não tem amparo legal, expôs os usuários a riscos, sendo responsabilidade dos proprietários.

SAÍDAS DE EMERGÊNCIA - De acordo com o PPCI apresentado pelo responsável técnico contratado pela boate Kiss e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, na boate havia duas saídas de emergência, cujas portas possuíam sentido de abertura para fora, dotadas de barras anti-pânico e devidamente sinalizadas. Suas dimensões estavam adequadas à população de 691 pessoas. A ocupação do local com público superior ao previsto no PPCI aprovado, exigiria o redimensionamento das saídas de emergência e apresentação, por parte dos proprietários, para nova apreciação pelo Corpo de Bombeiros. Também era dever do proprietário manter as rotas de fuga totalmente desobstruídas, o que não ocorreu.

EFEITOS PIROTÉCNICOS EM LOCAIS FECHADOS - No Corpo de Bombeiros não há registro de solicitação para autorização de uso de artefatos pirotécnicos na boate Kiss. Se tivesse havido solicitação para uso de fogos de artifício na boate Kiss, o Corpo de Bombeiros não teria autorizado. Os artefatos pirotécnicos utilizados na boate não têm amparo técnico para uso no local.

EXTINTORES DE INCÊNDIO - Documentação apresentada ao Corpo de Bombeiros pelos proprietários da boate Kiss, em outubro de 2012, comprova a validade dos extintores de incêndio até outubro de 2013. Eventual troca de equipamento, falha ou deficiência no seu manuseio serão questões analisadas pela perícia. É responsabilidade do proprietário manter no local funcionários treinados a manusear os extintores de incêndio.

ALVARÁ DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO - Em setembro de 2012, o Corpo de Bombeiros havia notificado o proprietário da boate Kiss sobre o vencimento do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, ocorrido em agosto de 2012. Em novembro, o proprietário solicitou a inspeção para renovação do Alvará e o processo estava em tramitação no Corpo de Bombeiros. De acordo com o alvará anterior, os sistemas de prevenção de incêndio previstos na lei estavam instalados e operantes. Nessa situação, enquanto tramita o pedido de renovação do alvará, não há previsão legal para interdição imediata determinada pelo Corpo de Bombeiros, cuja competência é limitada às questões relacionadas ao sistema de prevenção de incêndio.

(Alvará de prevenção e proteção contra incêndio é o documento expedido após a inspeção do local, comprovando que os sistemas de prevenção e proteção contra incêndio foram executados, conforme legislação vigente).

ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO - O alvará de funcionamento de estabelecimentos desta natureza, tanto no que se refere a sua concessão como sua cassação, é de estrita e reservada competência do Poder Municipal.

INVESTIGAÇÃO DO SINISTRO - O Comando-Geral da Brigada Militar, em consonância com orientação do Governo do Estado, está com Comissão constituída desde o dia 27/01 (domingo) para analisar tecnicamente o ocorrido, bem como todos os fatores envolvendo o episódio. O relatório produzido servirá de base para aprimorarmos as atividades preventivas e evitar que tragédias como esta ocorram novamente. Além disso, a documentação sob posse do Corpo de Bombeiros foi encaminhada à Polícia Civil, para informar o inquérito competente que deverá apurar todas as responsabilidades em relação aos fatos que causaram a tragédia. O Comando da Brigada Militar prestará todas as informações para o referido inquérito e não eximirá antecipadamente a responsabilidade de qualquer agente público da sua estrutura de comando.

MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO - Desde 2010, uma comissão da Brigada Militar discute com diversas entidades a modernização da legislação pertinente à segurança contra incêndio e pânico. A Comissão Técnica de Prevenção de Incêndios, integrada por Oficiais do Corpo de Bombeiros, ficará a disposição para participar das discussões junto com os órgãos públicos e entidades convocadas pelo Governo do Estado.

Ao final, manifestamos nosso profundo pesar aos familiares e amigos das vítimas que foram atingidos por este evento trágico e assumimos o compromisso público de honrar a memória das vítimas e continuar trabalhando para aperfeiçoar as nossas ações, em todos os níveis, para prover a segurança ao povo gaúcho. Digna e respeitosamente,

Sérgio Roberto de Abreu - Cel QOEM 
Comandante-Geral da Brigada Militar

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Deputados devem acompanhar investigações de incêndio no RS.

Deputado de Santa Maria vai coordenar trabalho, focado em segurança. Segundo presidente da Câmara, grupo deve ser criado nos próximos dias.

          O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), informou nesta segunda-feira (28) que vai designar uma comissão de parlamentares para acompanhar as investigações sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou ao menos 231 mortos.
          Maia, que esteve em Santa Maria neste domingo (27), disse que o grupo será coordenado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é da cidade. Segundo o presidente da Câmara, a comissão será criada nos próximos dias. Ainda será definido quem integrará o grupo.
“Vamos constituir comissão da Câmara para acompanhar a investigação. Será importante para investigar regras não cumpridas ou falha na legislação municipal que precise ser trabalhada no futuro. Será uma comissão que terá responsabilidade de acompanhar as investigações, permitindo investigação mais transparente, célere e objetiva no sentido de identificar de quem foi a responsabilidade pela tragédia”, disse Maia, pouco depois de chegar à Câmara nesta segunda.

           Segundo Marco Maia, é preciso verificar quais são os deputados interessados em integrar a comissão. “Temos deputados especializados na área de segurança e oriundos da polícia, que vão ter conhecimento técnico para acompanhar os trabalhos.”

Levantamento de projetos
             O presidente da Câmara informou ainda que determinou um levantamento sobre o que já existe na legislação sobre segurança em boates.
“É um tema que diz respeito à legislação municipal, mas acredito que seja possível que se produza a partir da Câmara uma legislação única federal, estabelecendo regras a serem cumpridas pelo município”, disse. Para Maia, porém, o problema em Santa Maria se deu em razão da falta de fiscalização e não por vácuo da legislação.
Nesta segunda, a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), autora de um projeto em andamento na Câmara sobre segurança em casas noturnas, disse que apresentará ao plenário da Câmara nesta semana um requerimento de urgência para votação do tema. Ela terá que ter o apoio de 257 dos 513 deputados.

Tragédia
         O incêndio na boate Kiss começou por volta das 2h30 de domingo (27), durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como “sputnik” atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
         O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. O Corpo de Bombeiros informou que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.

Fonte: G1.com

Tragédia em Santa Maria - Últimos momentos do Farresão.

              Farresão é o nome co complexo de ginásios utilizados  para o suporte dos trabalhos em Santa Maria.


          Neste espaço de lona preta e vazio dezenas de corpos enfileirados esperavam reconhecimento. 


              Na tarde de ontem ainda  o ginásio foi palco das últimas ações de apoio e orientação para quem vinha buscar informações.

             A imprensa mundial esteve presente emitindo boletins contínuos.


                Os últimos dois velórios  ocorreram pelas 15:00hs e iniciou se o desmonte da grande estrutura da tragédia.  





                O Exército Brasileiro foi presente em todos os momentos difíceis.


           Solidariedade foi novamente extraordinária nas doações de água, gelo, remédios, alimentos, voluntários, local para pousar, banho, alimento, um abraço, um consolo. Algo emocionante. 

               As 17:30, tudo já estava vazio, limpo e em silêncio. Missão cumprida. É hora de preparar a Marcha de Paz e pela Justiça.

Essa verborréia surgiu sem intenção de drama.

Guilherme Farias
            O dia começou agitado no domingo. Ainda meio dormindo vi minha irmã chorando por conta da tragédia e por esta quase ter feito, de uma grande amiga sua, mais uma de suas vítimas. O desatino tomou conta e telefonemas preocupados encheram meu dia. Fico feliz por que em pouco tempo descobri que meus amigos, numa rede bem articulada, embora totalmente sem rumo, conseguiram saber uns dos outros, e todos estavam bem. Assim, eu, achava, que a dor ficaria por conta da tragédia e das vidas que se perderam. Vi minha irmã e minha namorada irem pra SM prestar auxílio, enquanto eu ainda tentava ter notícia de algumas pessoas. A agonia cresceu, pois a BR-287 estava uma loucura e não se pode esperar que pais e familiares angustiados dirijam tranquilos, isso é humanamente impossível frente a amplitude da tragédia.
           Enquanto aguardava notícias de SM, agradeci por não ter acontecido nada aos amigos próximos e me coloquei na situação deles, que sim, perderam vários amigos e colegas. Não pude fazer outra coisa, senão soluçar imaginando a dor que seria este mundo e minha vida sem estes. Ainda, impossível não pensar no rompimento com qualquer pessoa. Família, amigos, colegas. 
          Essa verborréia surgiu sem intenção de drama, mas foi como colocar pra fora toda a dor e angústia que foi e está sendo passar por esse momento. Amigos, me sensibilizo com a dor de vocês. A todos os que estão sofrendo, meu apoio incondicional. Espero, que essa tragédia não fique impune, e que não sejam ceifadas mais vidas por conta de atos de negligência e irresponsabilidade.

Prefeito perde cargo por incêndio.

Prefeito de Buenos Aires perde cargo por incêndio

Marcia Carmo
de Buenos Aires





Corpos das vítimas do incêndio na casa noturna de Buenos Aires

Por dez votos a quatro, o prefeito de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, perdeu o cargo nesta terça-feira, no primeiro impeachment na história da capital da Argentina.
Em cerca de quatro horas, os legisladores da chamada “sala de julgamento”, da Câmara de Vereadores, o responsabilizaram pela morte de 194 pessoas, durante incêndio na discoteca República de Cromagnon, no dia 30 de dezembro de 2004.
Naquela noite, a discoteca superlotada pegou fogo, e as saídas de emergência estavam trancadas.
A medida tinha sido adotada para evitar, segundo sobreviventes, a entrada de quem não quisesse pagar para ver o show do grupo de rock argentino “Los Callejeros”.
O agora ex-prefeito era acusado, por exemplo, de permitir o funcionamento de um lugar que não teria condições para ser discoteca.

Tragédia em Santa Maria - Marcha pela Paz.

                       Marcha pela paz e justiça em Santa Maria.

                  




















                Mais de 35000 cidadãos, como uma grande família em silêncio de branco, tempo em tempo palmas, e no fundo por vezes alguma vozes cantavam Pais e Filhos de Legião Urbana.

                   Por onde passávamos as fileiras aumentavam. Pessoas nas sacadas com tecidos brancos. No inicio, a praça Saldanha da Gama por volta das 21:00 hs, estava tomada. A maioria jovens mas pessoas de todas as idades ombro a ombro, de mãos, abraçados em silencio que se rompia com estrondosos aplausos, algo triste mais harmônico e de um acústico muito lindo.

                  















               Quando passamos pele esquina da Boate Kiss, o cheiro de fumaça era ainda muito forte, e os aplausos decolavam. Quando passamos no túnel da Rio Branco é que tínhamos ideia da dimensão da caminhada pela paz. A descida pela Presidente Vargas foi rápida e a tomada do Farresão numa organização perfeita. Em um momento foi necessário passar uma ambulância no meio das pessoas, com gritos espontâneos, "abre, abre", como algo ensaiado e muito treinado, um corredor Humano se abriu a viatura seguiu seu rumo rapidamente, em silencio se recompôs e a marcha seguia normalmente, sobre aplausos e mais forte.



                
























                     Uma marcha triste, um silencio que ecoava nas paredes dos prédios.
                    Solidariedade, sentimentos de indignação, paz e busca por justiça.
                    Algo que marcou todos nós para o resta o de nossas vidas.
                  Santa Maria, verdadeiramente ja não é a mesma. Não só pela tragédia, não só pela a luta com paz pela justiça, mas pela solidariedade, um sentindo de irmandade que nunca imaginei existir.
Uma cidade que com muita dor se tornou na fé, na paz, muito mais forte.     

                    Indescritível.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

disserem que é politicagem, apenas não comentarei




                Não é só Barack Obama que tem coração entre os grandes líderes. A presidenta Dilma Rousseff já havia se emocionado quando disse que voltaria do Chile para acompanhar a tragédia em Santa Maria. Chegando ao ginásio para onde os corpos foram levados, ela chorou. 


                 E aos que disserem que é politicagem, apenas não comentarei.

"está doendo na gente"

                          
                  Bombeiros: 
                         "os celulares não param de tocar nos bolsos das pessoas mortas e isso está doendo na gente"

Quem não é de Santa Maria.


Quem não é de Santa Maria, talvez não esteja entendendo o porquê de tamanha comoção. A questão é que Santa Maria não é apenas uma cidade, é uma fase na vida de boa parte dos gaúchos.

Santa Maria é uma cidade onde muita gente se descobre adulto. Deixamos a casa dos pais e acabamos fazendo amizades com uma facilidade imensa, porque todo mundo se sente meio órfão em Santa Maria.

É aqui que vivemos com estes amigos as histórias que não poderemos contar para os nossos filhos, mas que com certeza lembraremos para sempre. É onde conhecemos as melhores pessoas que levaremos para a vida, muitas destas perdidas nessa tragédia.

Aqui o desconhecido do início da festa se torna amigo de infância até o final da noite. Uma cidade onde é difícil ficar sozinho, porque em qualquer lugar que se vá, algum conhecido da faculdade estará por lá. Aliás, a impressão que tenho é que o mundo é uma porção de terra ao redor de Santa Maria, porque é incrível como sempre encontramos um santa-mariense, seja lá qual dos cantos do planeta estejamos. 

Santa Maria é uma cidade onde se pode sair com 2 pilas no bolso e voltar bêbado para casa, porque sempre surgem copos de cerveja durante a madrugada. É aqui que conhecemos um bando de loucos que daqui uns anos serão profissionais das mais diversas áreas pelo país todo, afinal, aqui todo mundo é universitário.

Santa Maria é uma cidade pequena com cara de cidade grande, ou uma cidade grande com o sentimento de uma cidade interiorana. O que fica disso tudo é que, deveras, Santa Maria é a cidade coração do Rio Grande.

domingo, 27 de janeiro de 2013

A Secretaria Estadual da Saúde mobiliza a comunidade para a doação de sangue .

ATENÇÃO: A Secretaria Estadual da Saúde mobiliza a comunidade para a doação de sangue durante as próximas semanas. Anote os endereços dos nove Hemocentros do Estado.

- Porto Alegre
Av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon - Porto Alegre

- Santa Maria
Alameda Santiago do Chile, 35 - Bairro Nossa Sra. De Lourdes

- Alegrete
Rua Gen. Sampaio, 10 - Bairro Canudos

- Caxias do Sul
Rua Ernesto Alves, 2260 - Centro

- Cruz Alta
Rua Barão do Rio Branco, 1445

- Palmeira das Missões
Rua Nassib Nassif esquina Gen. Osório, 351

- Passo Fundo
Av. Sete de Setembro, 1055 - Centro

- Pelotas
Av. Bento Gonçalves, 4569 - Centro

- Santa Rosa
Rua Boa Vista,401 - Centro


Saiba mais: http://bit.ly/Vek27f

Tragédia de Santa Maria - Comunicado Importante.

                 Todos que estiveram dentro da Boate Kiss e respiraram a fumaça toxica do incêndio, e respiraram a fumaça toxica do incêndio  precisam buscar atendimento o mais rápido possível, pois há risco de PNEUMONIA QUÍMICA, o que, sem o devido tratamento pois pode levar ao problemas futuros em até 72 horas.

Lista de nomes na Tragédia de Santa Maria.

Infelizmente apresentamos a lista dos óbitos. 

Alan Rembem de Oliveira 
Alexandre Anes Prado 
Alex Giacomelli 
Alisson Oliveira da Silva 
Allana Willers 
Ana Carolini Rodrigues 
Ana Paula Anibaleto dos Santos 
André Cadore Bosser 
Andressa Inafa de Moura Ferreira 
Andressa Roaz Paz 
Andressa Thalita Farias Brissow 
Andrieli Righi da Silva 
Andrise Farias Nicoletti 
Ângelo Nicolosso Aita 
Ariel Nunes Andreatta 
Augusto Cesar Neves 
Augusto Malezan de Almeida Gomes 
Augusto Sergio Krauspenhar da Silva 
Bárbara Moraes Nunes 
Benhur Retzlaff Rodrigues 
Bernardo Carlo Kobe 
Bibiana Berleze 
Brady Adrian Gonçalves Silveira 
Bruna Brondani Pafhalia 
Bruna Camila Graeff 
Bruna Karoline Gecai 
Bruno Kraulich 
Camila Cassulo Ramos 
Carlitos Chaves Soares 
Carolina Simões Corte Real 
Cássio Garcez Biscaino 
Cecília Soares Vargas 
Clarissa Lima Teixeira 
Crisley Caroline Saraiva Freitas da Palma 
Cristiane Quevedo da Rosa 
Daniel Knabbem da Rosa 
Daniel Sechim 
Daniela Betega Ahmadw 
Daniele Dias de Mattos 
Danilo Brauner Jaques 
Danriei Darin 
David Santiago de Souza 
Débora Chiappa Forner 
Deives Marques Gonçalves 
Diego Comim Silvéster 
Dionatham Kamphorst Paulo 
Douglas da Silva Flores 
Dulce Ranieri Gomes Machado 
Elizandor Oliveira Rolin 
Emerson Cardoso Pain 
Emili Contreira Nicolow 
Erika Sarturi Becker 
Evelin Costa Lopes 
Fábio José Cervinski 
Felipe Vieira 
Fernanda Tischer 
Fernando Michel Devagarins Parcianello 
Fernando Pellin 
Flávia Decarle Magalhães 
Gabriela Corcine Sanchotene 
Gabriela dos Santos Saenger 
Geni Lourenço da Silva 
Gilmara Quintanilha Oliveira 
Giovane Krauchemberg Simões 
Greicy Pazzini Bairro 
Guilherme Fontes Gonçalves 
Guino Ramom Brites Burro 
Gustavo Ferreira Soares 
Heitor Teixeira Gonçalves 
Helena Poletto Dambros 
Helio Trentin Junior 
Henrique Nemitz Martins 
Herbert Magalhães Charão 
Hericson Ávila dos Santos 
Igor Stefhan de Oliveira 
Ilivelton Martins Koglin 
Isabela Fiorini 
Ivan Munchem 
Jacob Francisco Thiele 
Jaderson da Silva 
Janaina Portella 
Jennefer Mendes Ferreira 
Jéssica Almeida Kongen 
João Aluisio Treuliebe 
João Carlos Barcellos Silva 
João Paulo Pozzobom 
João Renato Chagas de Souza 
José Luiz Weiss Neto 
José Manoel Rosa da Cruz 
Juliana Moro Medeiros 
Juliana Oliveira dos Santos 
Juliana Sperone Lentz 
Juliano de Almeida Farias 
Karen Fernanda Knirsch 
Kelen Aline Karsten Favarin 
Kellen Pereira da Rosa 
Kelli Anne Santos Azzolin 
Larissa Hosbach 
Lauriani Salapata 
Leandro Avila Leivas 
Leandro Nunes da Silva 
Leonardo de Lima Machado 
Leonardo Lemos Karsburg 
Leonardo Machado de Lacerda 
Leonardo Schoff Vendrúsculo 
Letícia Vasconcellos 
Lincon Turcato Carabagiale 
Louise Victoria Farias Brissow 
Luana Behr Vianna 
Luana Faco Ferreira 
Lucas Fogiato 
Lucas Leite Teixeira 
Luciane Moraes Lopes 
Luciano Ariel Silva da Silva 
Luciano Tagliapetra Esperidião 
Luiz Antonio Xisto 
Luiz Carlos Ludin de Oliveira 
Luiz Eduardo Viegas Flores 
Luiz Felipe Balest Piovesan 
Luiz Fernando Riva Donate 
Luiz Fernando Rodrigues Wagner 
Luiza Alves da Silva 
Maicon Afrolinario Cardoso 
Maicon Douglas Moreira Iensen 
Maicon Francisco Evaldt 
Manuele Moreira Passamane 
Marcelo de Freitas Salla Filho 
Marcos André Rigoli 
Marfisa Soares Caminha 
Mariana Comassetto do Canto 
Mariana Machado Bona 
Mariana Moreira Macedo 
Mariana Pereira Freitas 
Marilene Iensen Castro 
Marina de Jesus Nunes 
Marina Kertermann Kalegari 
Martins Francisco Mascarenhas de Souza Onofre 
Marton Matana 
Matheus de Lima Librelotto 
Matheus Engert Rebolho 
Matheus Pacheco Brondani 
Mauricio Loreto Jaime 
Melissa Bergemeier Correia 
Melissa do Amaral Dalforno 
Merylin de Camargo dos Santos 
Michele Dias de Campos 
Micheli Froehlich Cardoso 
Miguel Webber May 
Mirella Rosa da Cruz 
Monica Andressa Gla 
Murilo de Souza Barone Silveira 
Murilo Garcez Fumaco 
Natana Pereira Canto 
Natascha Oliveira Urquiza 
Natiele dos Santos Soares 
Neiva Carina de Oliveira Marin 
Odomar Gonzaga Noronha 
Otacílio Altíssimo Gonçalves 
Patrícia Pazzini Bairro 
Paula Batistela Gatto 
Paula Porto Rodrigues Costa 
Paula Simone Melo Prates 
Pedro de Oliveira Salla 
Pedro Morgental 
Priscila Ferreira Escobar 
Rafael de Oliveira Dorneles 
Rafael Dias Ferreira 
Rafael Paulo Nunes de Carvalho 
Rafael Quilião e Oliveira 
Rafaela Schimidt Nunes 
Raquel Daiane Fischer 
Rhaissa Gross Cúria 
Rhuan Scherer de Andrade 
Ricardo Custódio 
Ricardo Dariva 
Ricardo Stefanello Piovesan 
Robson Van der Hahn 
Rodrigo Belling Hausen Bairros Costa 
Roger Barcellos Farias 
Roger Dallanhol 
Rogério Cardoso Ivaniski 
Rogério Floriano Cardoso 
Rosabe Fernandes Rechermann 
Ruan Pendenza Callegari 
Sabrina Soares Mendes 
Sandra Victorino Goulart 
Shaiana Tauchem Antoline 
Silvio Beurer Junior 
Stefane Posser Simeoni 
Suziele Cassol 
Tailan Rembem de Oliveira 
Taís da Silva Scaplin de Freitas 
Taize Santos dos Santos 
Tanise Lopes Cielo 
Thailan de Oliveira 
Thais Zimermann Darif 
Thanise Correa Garcia 
Thiago Amaro Cechinatto 
Tiago Dovigi Cegabinaze 
Uberafara Soares Bastos Junior 
Vagner Rolin Marastega 
Vandelcork Marques Lara Junior 
Vanessa Vancovicht Soares 
Victor Datria Mcagnam 
Victor Martins Shimitz 
Vinicios Greff 
Vinicios Paglnossim de Moraes 
Vinicius Silveira Marques de Mello 
Vinissios Montardo Rosado 
Vitória Dacorso Saccol 
Walter de Mello Cabistani 


Andressa Ferreira 
Bruna Eduarda Neu 
Carlos Alexandre dos Santos Machado 
Dulce Raniele Gomes Machado 
Flávia Maria Torres Lemos 
Franciele Soares Vargas 
Francielli Araujo Vieira 
FrancileVizioli 
Julia Cristofali Saul 
Leandra Fernandes Toniolo 
Letícia Ferraz da Cruz 
Luiza Batistella Puttow 
Maria Mariana Rodrigues Ferreira 
Merylin de Camargo dos Santos 
Monica Andressa Glanzel 
Neiva Carina de Oliveira Marin 
Pâmella de Jesus Lopes 
Sandra Leone Pacheco Ernesto 
Taise Carolina Vinas Silveira 
Viviane Tólio Soares 
Larissa Terres Teixeira 
Heitor Santos Oliveira Teixeira