sábado, 29 de novembro de 2014

Hospital Regional de Santa Maria


Modelo de Gestão 
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que a EBSERH é uma empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Educação, criada com a finalidade de prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, sendo dotada de mecanismos de gestão que lhe conferem agilidade administrativa para contratar e fazer aquisições. 

A vinculação da gestão do hospital regional a uma estrutura de ensino, pesquisa e inovação em ciência e tecnologia, imprime uma marca importante à instituição: estabelece uma referência para a produção de conhecimento e tecnologias inovadoras, amplia sua missão e, além prestar assistência, gera conhecimento capaz de agregar valor e abrir novas oportunidades para Santa Maria e região.

A EBSERH absorverá os custos com a folha de pagamento, através do orçamento do Ministério da Educação. O restante do custeio do funcionamento do hospital será feito com verbas federais do Ministério da Saúde (pagamento por produção e redes) e estaduais, aportados pela Secretaria Estadual de Saúde através da política de cofinanciamento (incentivos) da Assistência Hospitalar, realizada com recursos do Tesouro do Estado. Nesta modalidade, os municípios não precisam participar do rateio para financiamento do hospital. Qualquer outra alternativa de gerenciamento que exclua a EBSERH implicaria em refazer este mix de participação, redistribuindo responsabilidades, especialmente do custo com a folha de pagamento.

Porta de Entrada
O Hospital Regional de Santa Maria será uma referência estadual de alta complexidade para reabilitação e não funcionará como porta aberta. Isto significa que só atenderá pacientes que vierem encaminhados e tiveram o primeiro atendimento em instituições como o Hospital Universitário de Santa Maria ou serviços de outras regiões, cujo fluxo de acesso é organizado pela Central de Regulação do Estado.

Relação com Hospital Universitário de Santa Maria 
O Hospital Regional formará um complexo hospitalar com o Hospital Universitário de Santa Maria que estará vinculado à Universidade Federal de Santa Maria e poderá oferecer aos atores locais a oportunidade de participação, através da formação de um conselho gestor que contemple os municípios.
A vinculação da gestão do Hospital Regional a uma estrutura de ensino, pesquisa e inovação em ciência e tecnologia, como o Hospital Universitário, imprime uma marca importante à instituição: estabelece uma referência para a produção de conhecimento e tecnologias inovadoras, amplia sua missão e, além prestar assistência, gera conhecimento capaz de agregar valor e abrir novas oportunidades para Santa Maria e região.
As duas estruturas podem ser potencializadas com a racionalização do uso de recursos. Uma possibilidade que pode ser avaliada é a instalação de um conselho gestor da instituição. 

"Artigo da Secretária de Estado de Saúde, Sandra Fagundes"

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Observatório de Políticas Sociais apresenta resultados do RS Mais Igual nesta quinta


O Governo do Estado apresenta nesta quinta-feira (27) o balanço final, quantitativo e qualitativo, das ações desenvolvidas pelo programa RS Mais Igual, voltado à erradicação da pobreza extrema. O levantamento foi feito pela UFRGS, através do Observatório de Políticas Sociais. A divulgação dos dados do programa está marcada para as 14h30, no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini, e vai contar com a presença do governador Tarso Genro.

Também participam da apresentação o coordenador do Centro de Estudos Internacionais de Governo (CEGOV), Marco Cepik, e do secretário-chefe da Casa Civil e coordenador dos RS Mais Igual, Carlos Pestana, que vai analisar o impacto das políticas sociais na vida das famílias beneficiadas pelo programa em todo o Estado.
Às 15h, a coordenadora do Observatório de Políticas Sociais do RS e a professora do PPG em Ciência Política da UFRGS, Lígia Mori Moreira, e a coordenadora executiva do RS Mais Igual, Paola Carvalho, falarão sobre o relatório final do estudo realizado pela UFRGS, por meio do Observatório de Políticas Sociais do RS. Foram identificados ganhos materiais, sociais e profissionais. 

Os dados apontam ainda que a transferência de renda garante mais segurança financeira, especialmente para compra de alimentos, o que permite o planejamento do futuro da família, especialmente dos filhos. Já o pronatec proporciona maiores oportunidades de emprego e a melhora da qualidade de vida como um todo.

O estudo apontou, ainda, os seguintes números:
- O RS Mais Igual atendeu 100 mil famílias, o que representa cerca de 370 mil pessoas, em 474 municípios gaúchos (23 cidades não tem famílias nos critérios do programa);
- 91% das famílias tem frequência assídua nos Postos de Saúde e acompanhamento dos agentes de saúde;
- 97% das crianças beneficiadas pelo RS Mais Igual tem sua pesagem, medição e vacinação em dia e acompanhamento prioritário nos Postos de Saúde;
- 95% das famílias tem água encanada e 60% tem saneamento básico
- 97% afirmam que com o programa Bolsa Família começaram a ter uma alimentação básica, mas com o RS Mais Igual, as crianças comem frutas, legumes e até iogurte.


RS Mais Igual
Alinhado ao Plano Nacional Brasil sem Miséria, o RS Mais Igual já beneficiou 100 mil famílias em extrema pobreza, o que representa mais de 370 mil pessoas. O programa é dividido em três eixos de atuação - transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades/inclusão produtiva-, e ofereceu as condições necessárias para que as famílias tivessem acesso à renda, alimentação mais saudável e oportunidades profissionais, sendo que quatro mil famílias devolveram os cartões do RS Mais Igual e do Bolsa Família, pois conquistaram a autonomia financeira.


Texto: Assessoria Casa Civil

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Governo entrega projetos de desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar

        O Governo do Estado entregou na manhã desta segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa, os três projetos de lei que tratam do desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. Os representantes do governo, a secretária da Coordenação da Assessoria Superior do Governador, Mari Perusso, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, e o chefe-adjunto da Casa Civil, Flávio Helmann, foram recebidos pelo presidente do Legislativo, deputado Gilmar Sossela. 
       As proposições tratam da Transição, Efetivo e LOB (Lei de Organização Básica) do novo Corpo de Bombeiros Militar. "É com alegria que passamos estes projetos para a Assembleia, após meses de consultas e estudos. Ele é consequência da PEC aprovada aqui mesmo e que iniciou o processo de autonomia dos bombeiros. Agora aguardamos a aprovação destas leis para que a independência dos bombeiros se torne uma realidade", explicou Helmann. Também estavam presentes no ato diversos representantes dos Bombeiros e da Brigada Militar.

Desvinculação
       De autoria do executivo, a proposta de desvinculação dos bombeiros é uma antiga reivindicação dos servidores, que agora terão verbas destinadas apenas para a corporação e total autonomia quanto as decisões específicas da profissão. Atualmente o Corpo de Bombeiros está presente em 66 municípios gaúchos. Com a nova legislação, este número deve ampliar a presença da corporação para quase a totalidade das cidades gaúchas.
     Os anteprojetos de Leis foram elaborados visando uma instituição permanente, moderna, estável e eficaz, com capacidade de se desenvolver plenamente em todas as suas atividades, permitindo ao seu efetivo uma melhor prestação de serviços. "Queremos com estes projetos, além de garantir essa antiga reivindicação da corporação, não apenas manter o excelente trabalho por eles realizado. Mas também ampliar e qualificar o serviço prestado aos gaúchos", lembrou Mari Perusso.

Participação
          O trabalho foi elaborado com a participação de bombeiros de todo o Estado, através de uma construção de ideias, e após foi apresentado ao Grupo de Trabalho junto ao Governo para discussão. Desta maneira foram criados a Lei de Fixação de Efetivo, o Plano de Carreira, a Lei de Organização Básica (LOB) e a Lei de Transição. 
        "Este é um grande momento para os bombeiros, e gostaríamos de deixar claro que não somos contra a BM, apenas acreditamos que o Estado merece duas entidades fortes trabalhando em prol da comunidade. Essa independência criará as condições para que nosso trabalho seja ampliado e ainda mais reconhecido pelos cidadãos gaúchos", comemorou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Eviltom Pereira Diaz.

Texto: Euclides Bitelo

Fim de ciclo e memória da Carta aos Brasileiros, por Tarso Genro

          A postura que a direita conservadora, em geral, e o centrismo neoliberal vem assumindo, depois da confirmação da vitória da Presidenta Dilma, demonstra que estamos chegando num novo momento de transição, no qual se revigora, de um lado, a questão democrática e, de outro, cobra atualidade a questão da unidade da esquerda, para continuar mudando o Brasil. Esta transição está com seu futuro indeterminado, mas poderá ser para melhor, como foi o ciclo aberto pela Carta aos Brasileiros em 2002.
          Mas uma “Carta aos Brasileiros” nos mesmos moldes da anterior, seja agora (no início do novo governo Dilma), seja num futuro governo em 2018, não só não teria nenhum efeito para “acalmar os mercados”, mas também não alinharia as mesmas forças políticas, no Legislativo e na sociedade, para dar sustentação a um novo ciclo de reestruturação das classes sociais no Brasil. Falamos num novo ciclo frontal de combate às desigualdades sociais, que ainda persistem no Brasil de maneira dramática e vergonhosa.
           Se é verdade que, em outros momentos, a estratégia daquela carta foi necessária e funcionou, para permitir a reestruturação da sociedade de classes no Brasil – interferindo positivamente na vida de 50 milhões de pessoas – não é menos verdade que a própria sociedade, reestruturada, gerou sujeitos sociais e políticos mais exigentes em relação aos seus direitos fundamentais, cujos espaços, na democracia, ou se alargarão, ou passarão a ser sonegados por governos “mudancistas”, saudosos das “exigências” do mercado.
        Trata-se de um impasse mais profundo: a disputa pela renda, a disputa pela qualidade dos serviços públicos, a disputa pela liberdade de fazer circular livremente a opinião, a disputa pela participação direta da sociedade – como orienta a própria Constituição de 88 – para produzir políticas públicas, a disputa em torno de um novo modelo para o sistema político, todas estas disputas farão sucumbir o velho sistema de alianças ainda vigente, originário da transição da ditadura para a democracia.
       A aliança que se formou no segundo turno da eleição da Presidenta Dilma, permitiu que velhos e novos companheiros se reencontrassem, para defender o país do retrocesso originário do “perigo Aécio”. Este expressou, durante a sua campanha (seguido pelos seus militantes radicais nos bairros da alta classe média) um ódio antipetista e antiesquerda, que lembrou os meses que antecederam o Golpe de 64.
      O governo da presidenta Dilma deve, não só ser defendido da direita tradicional dos tucanos, mas também da direita que integra a base parlamentar do seu próprio governo. Esta base tudo fará para que a Presidenta assuma, na verdade, a agenda derrotada nas eleições presidenciais. Isso significa, não só retroceder nas políticas sociais e no privilegiamento da manutenção do emprego, mas também significa assumir a ortodoxia econômica para a administração financeira do Estado.
      A gigantesca dívida da União e as manipulações do mercado financeiro mundial, compõem um terreno fértil para a direita neoliberal operar a redução das funções públicas do Estado, desde que não se construam novas políticas de financiamento da União, capazes dar lastro ao desenvolvimento do país e, ao mesmo tempo, capazes de combater a volta da inflação.
       O imposto sobre as grandes fortunas, a redução dos gastos com juros da dívida pública e um novo CPMF, por exemplo -no âmbito de um novo pacto tributário- podem ser instrumentos poderosos para enfrentar esta nova transição: sair do bloqueio do crescimento causado pelo financiamento especulativo, para uma situação de crescimento baseado no aumento da produção e da demanda, bem como nas exportações com valor agregado.
        A esquerda deve debater, desde logo, a formação de uma ampla Frente Política, já com vistas em 2018 e também para dar suporte, hoje (pelo menos aquela parte da esquerda que está comprometida com o não-retrocesso) ao Governo Dilma. O mero suporte político do governo atual, sem projeção da unidade da esquerda para o futuro, não travará o retrocesso que pode vir de dentro da própria aliança governamental.
       O ideal seria que, desta feita, um novo tipo de “carta aos brasileiros” fosse discutida desde logo, para ser publicada em meados de 2016. Uma carta, não de Governo, mas de personalidades políticas de vários partidos e frações de partidos, acadêmicos, lideranças da sociedade civil e dos movimentos sociais, intelectuais de todo o país. Uma carta para ser entregue aos partidos progressistas, chamando uma Frente de Esquerda, com uma plataforma mínima de unidade plural, através da qual se escolheria um candidato vinculado àqueles compromissos. O redesenho do futuro já começou. Alguns pelo ódio. Por nós, será através de um novo projeto, que começa já.

domingo, 23 de novembro de 2014

Defesa Civil na Comunidade forma a última turma de 2014 em Cacequi

        A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil formou na sexta-feira (21), em Cacequi, 28 jovens da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernão Dias que participaram da última edição de 2014 do projeto Defesa Civil na Comunidade. Durante as atividades, que iniciaram na segunda-feira (17), foram discutidos temas como identificação de áreas de risco, proteção e defesa civil, preservação do meio ambiente, forma correta de separação do lixo, e questões de cidadania e solidariedade. 

       Os tópicos foram trabalhados de forma diferenciada, através de atividades lúdicas, com supervisão pedagógica. O coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, afirmou que o Estado vem buscando incluir a comunidade do entorno nas atividades de conscientização para a prevenção de desastres e identificação de áreas de risco, assim como o respeito ao próximo. "Se gasta bem menos com a prevenção do que com a reconstrução. Queremos conscientizar as crianças da importância das ações preventivas, como não jogar lixo no chão. Assim, no período de chuva não teremos ruas alagadas".

      A secretária de Educação de Cacequi, Patricia Paz, parabenizou os formandos e também seus familiares, que incentivaram as crianças a participar do projeto. "Este projeto é mais uma oportunidade de avançarmos nas políticas de defesa civil. Serão esses jovens que irão multiplicar o novo aprendizado. São ações como esta que reforçam o trabalho de fortalecer a Defesa Civil local, em parceria com o Governo do Estado".

       O programa que teve início em 2011 é desenvolvido por servidores da Defesa Civil Estadual e envolve alunos do ensino fundamental na faixa etária de 9 à 13 anos. Durante o período 2174 jovens participaram do projeto, que integrou 41 municípios do Estado.

Texto: Assessoria Defesa Civil

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RS aumenta capacidade de investir e “muda pra melhor”, afirma Tarso

         Conclusão de estradas, construção de presídios, criação e ampliação de parques tecnológicos, aquisição de viaturas e equipamentos para todas as áreas da segurança pública, concessão de crédito rural para a agricultura familiar e assentamentos e reformas de escolas são algumas das ações concluídas pelo Governo do Estado que estavam previstas nos acordos firmados com instituições financeiras do Brasil e do exterior.
           A estratégia de buscar financiamentos externos, contestada pela oposição, garantiu a entrada de R$ 5,1 bilhões, divididos em 11 operações de créditos contratas com Banco Mundial, BID, BNDES e Banco do Brasil. Até o fim de 2014, serão executados R$ 3,7 bilhões. O restante está previsto para ser aplicado em 2015 em obras de infraestrutura. “Retomamos a capacidade do Estado de investir e ser o indutor do crescimento. O governo atuou numa perspectiva de desenvolvimento econômico e social e o reflexo foi o aumento do PIB, 6,3% em 2013, o aumento da renda das famílias gaúchas, subida no ranking da qualidade de educação e menor taxa de desemprego dos últimos 30 anos”, ressaltou o governador Tarso Genro.
      Entre os projetos concluídos estão: Parque Tecnológico da Universidade de Passo Fundo    (R$ 1,8 milhão), o Presídio de Venâncio Aires (R$ 21,6 milhões) e os acessos asfálticos de Arambaré (R$ 6,5 milhões) e Dom Feliciano (R$ 3,3 milhões). 

Operações de crédito realizadas no Governo Tarso — 2011 a 2014 (em R$ milhões)
         Conforme publica o Jornal do Comércio de quinta-feira (20), a renegociação da dívida do Estado com a União, aprovada pelo Congresso Nacional neste mês, vai permitir que o Rio Grande do Sul contraia novas operações de crédito. Ao jornalista Guilherme Kolling, da coluna Painel Econômico, o secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, projetou que, em dezembro de 2015, o espaço fiscal será de R$ 3 bilhões e, até o final de 2016, chegue a R$ 4,7 bilhões. “Não é pouca coisa para a história do Rio Grande do Sul. Vira-se uma página. Agora, os recursos disponíveis são maiores do que a capacidade do Estado de executar obras”, avaliou Tonollier.
          O Rio Grande do Sul não fazia operações de crédito para investir desde 1998, quando foi    feito o acordo para renegociar a dívida do Estado com a União. O projeto 99/2013, que deve ser sancionado na próxima semana pela presidente Dilma Rousseff, altera o indexador de correção da dívida que deixa de ser IGP-DI mais 6% e passa a ser a IPCA ou Selic (o que for menor) mais 4%. “Abatemos R$ 15 bilhões do total da dívida e a partir desta conquista ela para de crescer, tem prazo pra encerrar. O próximo passo é diminuir os repasses mensais e vou colaborar com o próximo governo para que isso seja encaminhado”, garantiu Tarso.
       Além dos investimentos executados através de financiamentos externos, o atual governo também realizou dezenas de obras com recursos próprios - em especial nas áreas de saúde, educação e segurança - e em parceria com o Governo Federal, com destaque para área de saneamento. A Corsan obteve R$ 4,4 bilhões. Deste total, R$ 1,4 bilhão já foi utilizado e os R$ 3 bilhões restantes estão garantidos e com projetos aprovados. Os maiores investimentos serão realizados em Canoas (R$ 216 milhões), Gravataí (R$ 123 milhões) e Santa Maria (R$ 119 milhões).
          Tarso Genro destacou que o programa de governo, apresentado em 2010, foi a base para as ações adotadas: “nossa estratégia para enfrentar a crise global e as dificuldades estruturais do estado foi crescer. Criamos e executamos um programa que movimentou e atendeu demandas de todos os setores produtivos do Rio Grande do Sul. Tomamos as medidas necessárias para modernizar a gestão e destravar a máquina pública, sucateada na década passada”. 
      Também na área econômica do governo, a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento divulgou, nesta sexta-feira (21), o balanço do Novo Fundopem. Durante o atual Governo, o fundo disponibilizou R$ 4,2 bilhões em incentivos para a indústria gaúcha, cooperativas locais e empresas que vieram de outros estados e países. No total, com os benefícios concedidos, as empresas geraram mais de 11 mil empregos. “O quase pleno emprego no Estado tem a ver com a forma que conduzimos o Estado, como indutor do desenvolvimento”, acrescentou o governador.


Texto: Redação Secom

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

É "verão" - Onde andas Negro Dá Luz.


Onde andas Dá Luz.


         Em pleno verão, sol escaldante e uma estiagem que fazia atorar o Itu, o reclame era geral para ser ter uma bela chuva, mas quando parecia que o tempo ia se armar de fato,...... as nuvens fugiam para Capão do Cipó ou para as Missões.
        Na Rua dos Poetas e redondezas fervia. Os bolichos, dele cerveja, tradicionais mesmo com o sol pingando um “pela bucho” dos alambiques da região.
          Lá pelas 14 horas, descendo a Rua dos Poetas, com um grande sorriso de poucos dentes, cumprimentando a todos como um político, o Profeta dos humildes, dos pobres, dos menores, como ele mesmo se apresenta “Da Luz”. Vinha num pala bagual, com os passinhos curtos para manter o equilíbrio e um bafo de cana invejável. Em suas conversas e cumprimentos entendeu o clamor do povo pela chuva, e no fundo de sua alma, anestesiada provavelmente também, se sensibilizou, e resolveu resolver o problema de todos.
 - È preciso chover.
         Seguiu rumo à esquina da Obino, no canteiro que também é um banco bem no final da calçada e o “Da Luz” subiu, ergueu os braços para o céu de frente para quem vem de São Chico e gritou:
- Meu Deus. São Pedro aqui quem vos fala é “Da Luzzzz”, profeta dos humildes, dos pobres, dos menores e todos os erres, seu servidor. Olhe para este povo, para estas “prantas”, para este chão fervendo, por todos eu grito, chuva meu Deus é o “Da Luzzzz” o “Da Luzzz”.......
        Assim com todo o calor, sol forte, ele não parava de rezar e gritar. O povo passava e ele de braços abertos quase duas horas sem parar. Conhecido por muitos, o cumprimentavam, carros buzinavam, ele sorria, gosta de uma platéia, ia ao delírio. Era fim de semana na paróquia.
        Tchê, o tempo foi fechando e o Da Luz aos berros com o céu, destilando e destilando, quase ao desidratamento, sentiu uma brisa. Firmou:
- Não tenha medo, manda chuva meu veio, não quero pedra nem tormenta, por todos os agricultores, doutores, professores, trabalhadores e todos os “erres”, é o “Da Luzzz”.
Benzeu o céu e as nuvens, benzeu atormenta", por DEUS. 
        Pois é, contrariando a todas as previsões de rádio e jornais, o tempo se armou de fato e choveu intensamente na Rua dos Poetas em Santiago, varrendo as ruas, limpando calçadas.
     Da Luz, foi à loucura, ficou de joelhos e com o rosto com um largo sorriso de poucos dentes.
      Lágrimas de alegria e gotas de chuva no rosto. Agradeceu a Deus e São Pedro.
      Lavou corpo e alma.
     Desceu do banco e saiu andando em direção da Praça do QG abandonando a Rua dos Poetas limpa e irrigada e todos satisfeitos.
     Por estas e outras é que faço este registro e de testemunha a Corticeira do Banhado que fica na frente do Sebo Santiago, que a tudo assistiu.


Ler é bom.
Ler amplia horizontes. 
Ler sempre vai acrescentar algo em nossas vidas.
Ler também é um exercício.

Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O Rio Grande do Sul é pioneiro na valorização e defesa do povo negro. Em 2013, o Governo do Estado assinou o Pacto Contra o Racismo Institucional, que busca realizar ações de reconhecimento da contribuição dos negros na historicidade gaúcha através de medidas afirmativas. Esta política pública ficou sob a responsabilidade da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos.
Com ações como esta, a atual gestão consagrou a ideia de que para conquistar a igualdade é preciso respeitar as diferenças e diversidades. A questão racial passa pela retomada do equilíbrio das políticas que facilitem o acesso da população negra a bens culturais, materiais e ao mundo do trabalho e que foram dificultadas por uma herança escravocrata e de preconceitos da sociedade brasileira.

Além da Coordenadoria da Igualdade Racial, o Governo do Estado instituiu o Conselho do Povo de Terreiro e dialogou com o Codene. Políticas transversais, porém específicas, que buscam ações reparadoras e promotoras dessa população. Ainda no conceito de transversalidade, a atual gestão trabalhou no cumprimento da lei que obriga o ensino da história da cultura africana nas escolas. Com as cotas raciais, uma política federal, conseguimos ver resultados reais no serviço público e nas universidades, porém estas políticas precisam ganhar escala.

Outros fatores combinados dão mais visibilidade a população negra, por exemplo, no caso dos migrantes. Os grandes problemas em relação aos migrantes não é por estes serem migrantes, mas por serem ganeses, senegaleses e haitianos e por isso enfrentam tantos obstáculos. Esta é uma questão que revela a necessidade de combater o racismo. Para um resultado eficaz precisamos da participação da sociedade, mas o Estado está fazendo sua parte.

por Juçara Dutra, Secretária da Justiça e dos Direitos Humanos.

Petistas cobram Ministério ‘mais qualificado’ e se queixam do desgaste de defender governo

 Depois do ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, e da ex-ministra da Cultura Marta Suplicy, ba quinta-feira foi a vez de a bancada do PT na Câmara desfiar um rosário de reclamações em relação ao governo Dilma Rousseff. Apesar de o partido contar com 17 integrantes na equipe de Dilma, os petistas defenderam a necessidade de a presidente ter um Ministério “mais qualificado” e com mais representatividade política. Cobrando mais diálogo e maior participação no segundo mandato, os deputados do PT atribuíram o desempenho ruim da sigla nas eleições deste ano ao desgaste da defesa do governo Dilma.

— Como um partido que está há 12 anos no governo perde 19 deputados federais e só elege dois senadores? Tínhamos 149 deputados estaduais no Brasil e agora elegemos 109. Houve perda de protagonismo do PT na formatação e execução de políticas públicas. No PT, estamos muito mais expostos para defender o governo nas questões mais difíceis. Enquanto isso, representantes de partidos aliados, que fizeram campanha para Aécio (Neves) e Marina (Silva), estão na ponta da execução de políticas do governo — queixou-se o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).

Para o líder do PT na Câmara, Vicentinho (PT-SP), é importante que para o segundo mandato a presidente Dilma defina um Ministério com “cara nova” e “dinâmico”. Dos 39 ministérios, 17 estão sob comando do PT, mas, para deputados, muitos nomes não representam o partido.

Participantes da reunião, que começou pela manhã e entrou pela tarde de ontem, afirmaram que no momento em que o debate resvalou para críticas ao governo os ministros Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) já tinham ido embora. Parte da bancada endossou as críticas feitas pela ex-ministra Marta Suplicy, que, ao pedir demissão, desejou que Dilma “seja iluminada ao escolher a nova equipe econômica, que resgate a confiança e a credibilidade em seu governo”.

QUEIXAS DE FALTA DE DIÁLOGO

Os deputados também reclamaram da falta de diálogo do Palácio do Planalto com a bancada antes de enviar projetos para o Congresso. E disseram que isso não acontecia no governo Lula. Para os deputados, o PT se sacrificou pelo governo e acabou ficando isolado na Câmara. Isso estaria prejudicando agora o partido na disputa pela presidência da Casa.

— Ninguém se importa de comprar brigas. Mas, enquanto isso, o resto da base está negociando, o governo acaba cedendo, e nós ficamos com a imagem de pouca flexibilidade — disse o deputado Jorge Bittar (PT-RJ).

A bancada também reclamou do perfil técnico do atual Ministério e do fato de ser composto por pessoas de pouca expressão:

— A Izabella Teixeira (ministra do Meio Ambiente) é do Rio. Durante a campanha, na hora da guerra, o que ela agregou para vencer a batalha? Em que comunidade ela foi? Com que sindicato se reuniu? Para ser ministro tem que ter ligação com movimento social, ter representatividade política, não pode ser só técnico — afirmou um deputado do Rio.

Muitos deputados petistas perguntaram para o presidente do partido, Rui Falcão, como andam as negociações para a reforma ministerial, e ele respondeu que ainda iria conduzir conversas internas no PT sobre o tema. Na reunião, Berzoini disse que o processo da reforma ministerial não tem pressa, e que o ritmo será determinado pela presidente.

Na quinta-feira da semana passada, Dilma reuniu deputados e senadores petistas no Palácio da Alvorada para um coquetel, como forma de mostrar disposição ao diálogo.

— As coisas estão caminhando, houve o coquetel, depois ministros estiveram na reunião da bancada. Há boa expectativa porque a relação vem melhorando substancialmente — disse Vicentinho.

Sobre as críticas à presidente Dilma e ao governo, durante o encontro de ontem, o líder petista enfatizou que são naturais e da essência do partido.

— Houve avaliações individuais mais duras, mas, na média, foi uma análise positiva — afirmou Vicentinho.

O ritmo de entrega de cartas de ministros colocando os cargos à disposição da presidente Dilma para a composição da nova equipe estancou depois que ela minimizou a iniciativa do ministro Aloizio Mercadante de pedir os cargos. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou que também entregará uma carta de demissão à presidente nos próximos dias. Aliados da presidente veem a saída de Lobão do ministério como certa.

— Não entreguei ainda, vou entregá-la, até porque é uma recomendação para todos fazerem. Entregarei amanhã, ou na segunda-feira, ou na terça — disse Lobão ao GLOBO, ontem.

Na reunião com a bancada do PT na Câmara, Gilberto Carvalho falou sobre a posse de Dilma. Disse que a ideia é fazer uma grande festa popular, com a presença de muitos filiados e jovens, e pediu mobilização por parte dos deputados. A meta do partido é levar 100 mil pessoas às ruas de Brasília, no dia 1º de janeiro, para mostrar a força da presidente Dilma no início do segundo mandato.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Novos investimentos em parques eólicos gaúchos somam R$ 3,27 bilhões

          Leilão realizado na terça-feira (18) garantiu para o Rio Grande do Sul investimentos da ordem de R$ 3,27 bilhões em Energia Eólica. A Eletrosul arrematou o principal lote do leilão de transmissão 004/2014 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado na sede da BM&FBovespa, em São Paulo. Os empreendimentos do lote A compreendem 2,1 mil quilômetros de linhas de transmissão, oito subestações e ampliação de 13 unidades existentes, com investimento total de R$ 3,27 bilhões. 
       Somando-se resultados positivos obtidos também no Mato Grosso do Sul, a expectativa é de geração de 11 mil empregos diretos. O novo sistema de transmissão irá viabilizar o escoamento de energia de futuros parques eólicos no Rio Grande do Sul, onde a Eletrosul é a maior investidora com a implantação dos complexos Cerro Chato e Campos Neutrais. Além disso, os empreendimentos do sublote A2 também vão estabelecer um novo ponto de atendimento do Norte do Estado e aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia na Região Metropolitana de Porto Alegre.
             Os empreendimentos arrematados no lote A totalizam 17 linhas de transmissão em 230 kV e 525 kV de tensão, e capacidade de transformação de 4.781 MVA. O prazo para conclusão das obras é de 36 meses, a partir da assinatura dos contratos de concessão. "Com a implementação desses empreendimentos, mais de 11 mil empregos diretos serão gerados no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, contribuindo de forma efetiva para incrementar o potencial econômico dessas regiões e para o desenvolvimento do País", afirma o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto.


Sistema de Transmissão

        Os novos empreendimentos arrematados no leilão representam expansão de aproximadamente 20,8% no atual sistema de transmissão da Eletrosul, que possui 11,6 mil quilômetros e capacidade de transformação de 25,9 mil MVA. Somando os empreendimentos próprios e em parceria, até 2018, a Eletrosul atingirá cerca de 18 mil quilômetros e capacidade de transformação de aproximadamente 35 mil MVA.

Texto: Bianka Nieckel

Paulo Pimenta lamenta baixaria da oposição contra a presidenta Dilma



O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) lamentou na terça-feira (11), no plenário da Câmara, a forma desrespeitosa como a oposição tem exercido o debate político na Casa. Ele citou como exemplo os adjetivos usados contra a presidenta Dilma Rousseff, durante audiência na Comissão de Orçamento e que contou com a presença da ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

“O que me preocupa é a maneira, a forma de tratamento e que a oposição trata como uma coisa corriqueira, natural. É lamentável o uso de adjetivos do tipo mentirosa, leviana, estelionatária com relação à nossa Presidenta e ao nosso Governo, mantendo um tom de campanha que, já no período eleitoral, era inadequado, uma forma desrespeitosa de abordagem do debate político”, destacou Pimenta.

Ainda de acordo com o parlamentar, apostar no desrespeito e no dissenso não qualifica os acusadores e nem as acusações feitas. “Eu estou aqui para publicamente dizer que parlamentares experientes e qualificados desta Casa não precisam desse tipo de postura e de conduta para fazer o debate conosco”, alertou Paulo Pimenta.

O deputado petista lamentou ainda que a ministra Miriam Belchior tenha participado de um debate onde o argumento tenha sido substituído pela ofensa. “O argumento é substituído por palavras que revelam que não é o conteúdo do debate que está sendo colocado em primeiro lugar”, lamentou.

Apelo- Paulo Pimenta convidou a oposição a “aceitar o resultado da eleição presidencial e olhar para frente”. “Para o País seguir em frente e o nosso Governo e o nosso projeto terem sequência, gerando emprego e desenvolvimento, distribuindo renda e fazendo com que este País seja cada vez mais justo”, finalizou.

Héber Carvalho

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Transtorno e atendimento de emergência no centro de Santiago.


Num saleiro público de fundamento na capital do Vale do Boqueirão .

                     Num saleiro público de fundamento na capital do Vale do Boqueirão a guarnição da Brigada Militar teve de intervir num bochincho festivo, solicitando todas as Samus para levar os "mamaus" em grupos de cinco para enfiar glicose direto na veia ate abrirem os olhos. Trânsito interrompido na Rua dos Poetas, perto das farmácias.
                          Depoimento de um dos depois "mamau" cliente do saleiro que ganhou no bicho um dia antes,  arrebentando a banca forte da cidade, fincando na cabeça o milhar 1313, centena 131 e a dezena 13. Quando recebeu o prêmio milionário no mesmo estabelecimento, prometeu roda de livre ate aguentar os apreciadores  de canha da boa da Fontana. 
                             Era todo mundo.
                          Com todo respeito aos donos do estabelecimento se emborracharam ate da caideira cair e alguns tiveram que ir no vomitório dos fundos. 
                       Não escapou um elemento do porre coletivo inclusive os bolicheiros. Para cobrir com uso de todo o estoque de glicose e agulhas o felizardo borracho premiado no bicho, cobriu os gastos e dobrou o estoque no Hospital, pois o porre vai continuar conforme o prometido pela Borracharia, só que desta vez por recomendação médica, vai ser servido de acompanhamento, bago assado, ubre picadinho e tripa grossa frita. 
                       O único desconforto é que a "morrinha"  coletivo esta insuportável invadindo as vias públicas lindeiras, pelo assado das frisuras, o vomitório que não pode ser limpo, e dos soluços do fundo das buchadas.

         Sou testemunha.
        Tide Lima - Livraria Santiago. O Saleiro, não divulgo, mas o melhor da cidade.

domingo, 16 de novembro de 2014

Música do Rio Grande do Sul. Nossa cultura, nossas raízes

Assim Surge a Música Gaúcha...

        A música gaúcha é originária da mistura cultural dos povos que aqui viviam nos anos de "constituição" do Rio Grande do Sul. 
     A partir de 1600, os portugueses iniciam as mesclas, que nascia com a música do período renascentista, cruzado com o índio brasileiro e o negro africano. Mas foi através dos missionários portugueses e bandeirantes que começa a destacar-se a formação do que viria a ser o estilo gaúcho.
        A chegada das missões jesuíticas (que formariam os Sete Povos das Missões), da música barroca e renascentista, vinda com os colonizadores, e a música dos índios estavam criando as condições para temperar nossa cultura, tendo um impulso de finalização com a fundação da Colônia do Sacramento, instituindo uma nova cultura regional. 
        No início, a música trazida pelos colonizadores portugueses possuía um estilo medieval, até pelo afastamento das cortes de Portugal, tendo uma maior simplicidade harmônica, melódica e rítmica em seu começo.
        Por volta de 1700, tínhamos no litoral da Província de São Pedro, os luso-brasileiros, já mesclados, portugueses e negros. No interior, havia os estancieiros e militares que protegiam a Colônia, os índios, as missões e os espanhóis, na disputa pela terra.
      Essa foi a condição sui generis para a história da nossa música, pois deu ao Rio Grande do Sul a condição de tornar diferenciada sua música, dentro do território brasileiro.

Aparecem os instrumentos musicais... 
          Os instrumentos que apareceram na província, primeiramente, foram as guitarras, trazidos de Portugal, aparecendo no litoral. Os tambores acompanhavam o canto saudoso das duas raças, vindos da África. A rabeca, a viola e a voz de aventureiros e cortesões somavam-se às músicas dos salões trazidos para cá.
Instrumentos de sopro, corda, rústicos órgãos e música espanholas eram encontradas na fronteira oeste da Colônia, formando a música das Missões. Ali, apareciam cantos a cappella, oratórios e missas. Tínhamos também a música dos negros trazidos para a Bacia do Prata, em 1680, e as danças de Salão européias, trazidas pelos colonizadores e renovadas pelos visitantes que chegavam com as novidades das grandes cidades. 

BOX:
         Então, tínhamos por volta de 1750, uma futura formação do estilo musical gaúcho:
- música dos índios (pampeanos/guaranis/gês)
- música dos luso-brasileiros (bandeirantes/lagunenses)
- música dos jesuítas (missões espanholas)
- música dos negros (angola/benguela/congos)
- música dos espanhóis (territórios limítrofes)
      As canções de ninar e as cantigas infantis tiveram sua destacada influência, uma vez que a mãe transmitiu ao filho a sua origem musical, e este aprendeu do pai ou ouviu na infância outras canções. 

Estilo Gaúcho 
         O estilo gaúcho nasceu do folclore e começou a ser usado na música popular ou erudita, com seus acentos diferenciais. Pode-se dizer que as formas mais usadas, seja na melodia, na harmonia, no ritmo, na forma ou na tessitura são a Trova, o Bugio, a Rancheira, a Toada, os Chotes, a Milonga, a Valsa Campeira, a Polca limpa-banco, Vanerão e Rasqueado. 

Trova - De origem portuguesa, seu conteúdo folclórico, tanto na música como na poesia, reflete a simplicidade espontânea do campeiro. É desafio, repente, improviso ou trova. 

Bugio - Descende no Iundu e no Maxixe, devido a sua métrica e seu acento no primeiro tempo. Gênero muito mais instrumental que vocal, onde tenta imitar o ronco do bugio, através do som baixo das gaitas e acordeões. 

Rancheira - Descende da Mazurca e da contradança européia. É o gênero mais gaúcho dentro da música brasileira, por não se encontrar similar em outros estados. 
Toada - Representa o andar lento das carretas, da solidão do campeiro, da imensa planície pampeana, da saudade da querência. Sua métrica e caráter afirmam sua descendência portuguesa. 

Chotes - É um dos gêneros mais tocados e cantados no Rio Grande do Sul, originado da 
"schottisch" européia, apresentando a alegria dos gaiteiros, salão cheio nos "kerbs" e fandangos. 

Milonga - É encontrada no Brasil, Argentina e Uruguai. Viva, quando dançada, e lenta, sonhadora, quando apresentada para ambientação de declamação (payada). Descende da habanera/Iundu com traços fortes da influência negro/hispânica. A característica mais marcante está no baixo ou bordões do violão. 

Valsa Campeira - Originada do "ländler" austríaco/alemão. Espalhou-se pelos salões europeus e depois por todos os continentes, simbolizando alegria e liberdade no compasso ternário, um compasso perfeito. 

Polca Limpa-Banco - Viva, alegre, dançante são suas principais características e, quando executada, ninguém fica nos bancos. Sua origem é checo/alemã e passou a ser gaúcha quando assimilou os acentos nos tempos fracos, no cruzamento com o crioulo gaúcho, provavelmente nas festas juninas, kerbs, onde as quadrilhas são marcadas ao compasso das polcas. A polca deve ser lenta e saltitante, tanto na execução dos instrumentos como na dança. 

Vanerão - Tem sua origem na habanera cubana, porém, com o andamento mais vivo. O vanerão, assim como o maxixe, tiveram suas origens na música negra e influenciada pela polca, traçando sua característica alegre e dançante. 

Rasqueado - É da família do chamamé e da polca paraguaia. Ele aparece na música pampeana com um sentido genérico de melodias acompanhadas por violão ou guitarra em diversos andamentos e compassos. Neologismo de rasgueto, rasgado; modo de tocar violão arrastando as unhas nas cordas, sem pontear.

Por Joseane Reis Duarte .

sábado, 15 de novembro de 2014

Canibalismo - vendiam empadas de carne humana.

    "Segundo informações da polícia, os suspeitos ainda confessaram que, após os assassinatos, guardavam parte dos corpos da vítima na geladeira. Os agentes, ao irem à   casa do trio, não encontraram restos mortais no refrigerador. De acordo com o comissário da Delegacia de Garanhuns, Demócrito Oliveira, eles estavam numa fase de “entressafra”, já que planejavam assassinar outra mulher, na cidade de Lagoa do Carro, no Agreste pernambucano.

       Os suspeitos de cometer a bárbarie formam um triângulo amoroso composto por um homem e uma mulher de 52 anos, que seriam casados, e uma jovem de 25. Eles foram presos na última quarta-feira (11), quando policias encontraram restos mortais de duas mulheres enterrados no quintal da residência deles.A polícia acredita que as partes que seriam usadas para a produção das empadas seriam as nádegas e as coxas das vítimas. Segundo Demócrito Oliveira, a população de Garanhuns confirma que uma das suspeitas vendia alimentos na cidade. Ninguém, entretanto, procurou a delegacia para falar se já havia consumido os salgados.

        A Polícia Civil ainda informou que os suspeitos fariam parte de uma seita, que pregava a purificação do mundo e a diminuição populacional. A meta seria matar três mulheres por ano. “Segundo os envolvidos, eles participam de uma seita chamada Cartel. E que teria uma seita contrária que seria chamada de “M” [das "mulheres impuras"]. Toda a culpa de eles estarem presos seria porque “M” interferiu nos planos deles”, revelou o delegado Wesley Fernandes, responsável pelo caso. Ele também explicou como o grupo escolhia as vítimas. “Segundo eles, ao passar pelas pessoas, uma entidade alertava que eram pessoas más”, disse. As vítimas seriam atraídas até a casa dos suspeitos através de uma falsa promessa de emprego de babá.

      A polícia também achou a certidão de nascimento da criança de 5 anos que vivia com os suspeitos. Ela seria filha de uma mulher assassinada em 2008, em Olinda. Uma das suspeitas assumiu que usava o nome dessa mulher e dizia que a menina era filha dela.

     A criança teria presenciado os assassinatos e revelado detalhes para a polícia. “Essa criança está no Conselho Tutelar, sob cuidados e vigilância do Juizado da Infância, que está tratando de todos os trâmites legais no sentido de conseguir um novo lar", informou o delegado.

        Ainda de acordo com a polícia, as mulheres foram encaminhadas para a Colônia Penal Feminina de Buíque e o homem para a Cadeia Pública de Garanhuns, ambas unidades prisionais localizadas no Agreste do estado.

Publicação
         O homem suspeito de comandar o trio nos assassinatos fez um livro, ilustrado e registrado em cartório, onde conta detalhes dos crimes e da vida dele. Nas páginas, há informações de que ele era formado em Educação Física e era faixa preta em caratê. A publicação também informa atos de canibalismo. Os três comeriam a carne das vítimas para "purificar a alma".

Entenda o caso
        Um dos dois corpos seria de uma mulher desaparecida desde fevereiro; o outro, de uma mulher de 20 anos, que sumiu no dia 15 de março. Depois de as famílias das vítimas prestarem queixa na delegacia, a polícia chegou até os suspeitos quando uma fatura de cartão crédito chegou à casa de uma das mulheres. Imagens das câmeras de segurança de lojas onde as compras foram efetivadas mostravam os suspeitos.
    As vítimas também teriam sido vistas perto da casa dos suspeitos antes de desaparecerem. A polícia conseguiu mandados de prisão e de busca e apreensão e, ao ser abordada, uma das suspeitas teria assumido os crimes e revelado o local onde as vítimas foram enterradas."

G1
Garanhus - Pernanbuco.

Nova Esperança do Sul é contemplado com R$ 318 mil para máquinas e equipamentos pelo Badesul Cidades

         O município de Nova Esperança do Sul, na região Vale do Jaguari, foi contemplado com R$ 318 mil do Programa Badesul Cidades para ampliação de escola e creche. No total, 15 cidades gaúchas assinaram contratos com o Badesul,  quarta-feira (12), no Palácio Piratini, no valor de R$ 14,1 milhões. 

    "Através destes repasses, colocamos em prática a descentralização do desenvolvimento, beneficiando regiões menos favorecidas, com reflexo direto na qualidade de vida da população", afirmou a secretária de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) em exercício, Mariela Klee.

Programa Badesul Cidades já contratou mais de R$ 281,3 milhões com 243 municípios 

Integrado às políticas públicas do Governo do Estado, o Programa Badesul Cidades já contratou, desde 2011, com 243 municípios gaúchos, totalizando R$ 281,3 milhões que estão sendo investidos pelasadministrações municipais nas áreas de infraestrutura urbana, construção de pavilhões industriais, ginásios, máquinas e equipamentos rodoviários, centros administrativos, escolas e revitalização de praças.
A relevância do programa no apoio aos municípios gaúchos é destacada pelo diretor financeiro, Aldino Dick: “O Badesul Cidades é um programa de investimentos direcionado para os municípios gaúchos, financiado integralmente com recursos do capital do banco. Esses recursos são provenientes da capitalização feita pelo Governo do Estado para viabilizar uma política de apoio aos municípios do Estado”. Somente em 2014, o Badesul Cidades já contratou R$ 95.5 milhões para 83 municípios gaúchos.

Texto: Divulgação Badesul

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Leonardo Rosado aplicando de novo, esta com saudade quando recebia da Prefeitura de Jaguari. Que dó.

Esta sentando o pau faz hora, é saudades do vem que tem.
To com a relação de pagamento dele do Tribunal de Contas do Estado mais adiante a gente posta.
Por enquanto - Leonardo Rosado aplicando de novo, esta com saudade quando recebia da Prefeitura de Jaguari. Que dó.
Olha o que ele vem semeando a tempo...........
O povo de Jaguari, não é cego.
Vamos a luta.


""SEXTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO DE 2011
Polícia Ambiental confere nossas denúncias em Jaguari
Eu fiquei sabendo que a Polícia Ambiental está de olhos bem abertos para os desmandos ambientais que vem acontecendo em Jaguari. Desde que o nosso Jornal CORREIO Regional denunciou cascalheira irregular no Município, entre outras, a Polícia Ambiental tem feito vistorias na cidade e nos próximos dias poderemos ter novidades sobre o assunto. Vou colaborar com a Polícia e nos próximos dias vou dar-lhes mais trabalho já que as irregularidades são muitas.

Na edição de hoje, trouxemos mais notícias do Município e os moradores do Bairro Consolata estão querendo saber porque as obras do Ginásio e da Creche, três anos depois da atual administração assumir, continuam paradas, deteriorando, bem como, onde foram parar os materias deixados pela administração passada, que segundo testemunhas foram carregados do local pela Prefeitura? E os vereadores, porque não cobram a Administração?
Postado por Leonardo Rosado de Souza""

TIDE
ESSA É PARA O LEONARDO PESQUISA E ENQUETES FRIAS ROSADO.
CERTAMENTE ELE VAI COMENTAR UM A UM DOS PROCESSOS E FAZER A DEVIDA JUSTIFICATIVA.

ALÉM DOS DOIS PROCESSOS EM QUE O IVO FICHA SUJA JÁ FOI CONDENADO( DESVIO DE RECURSO DO FUNDO DAS CRIANCINHAS E POR MANDAR MAQUINAS E CASCALHO PARA PROPRIEDADE PARTICUALR EM SAO VICENTE DO SUL) TEM MAIS ALGUNS PROCESSOS DO FICHA SUJA QUE ENVOLVEM IRREGULARIDADES COMETIDAS NA PM DE JAGUARI.

PROCESSOS CRIME

1- Processo 70021158571- 2008 - TJRS – 4ª Câmara Criminal – Crime Ambiental –Feito Transação Penal –5 sálarios de multa ; 
2- Processo 2090000147-3 – 2009 Jaguari – Crime contra a administração – Utilização de máquinas e equipamentos e servidores em propriedade particular em outro município – São Vicente do Sul .


PROCESSOS EM ANDAMENTO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

1- Processo 1070000417-0- 2007 –Jaguari –Ação Civil Pública– Loteamento irregular no cerro do Zanini – 
2- Processo 1070000050-6 -2007- Jaguari- Ação Civil Pública – Caso CPI das quadras esportivas – irregularidades na execução dos contratos – 
3- Processo 1080000578-0 – 2008- Jaguari – Ação Civil Publica – Caso Loteamento Promorar – Construção irregular – crime ambiental - 
4- Processo 1080000550-0 -2008 – Jaguari – Ação Civil Pública – Caso lixão – ;
5- Processo 1090000175-1- 2009 Jaguari- Ação Civil Pública – Contratação irregular de jornalista - 
6- Processo 1110000237-9 –2011- Jaguari – Ação Civil Pública – Caso REFIZ –Beneficiamento de Parentes- 
MAIS TARDE VEM OS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO RS

UM FFORTE ABRAÇO (É CLARO QUE COM A FICHA E AS MÃOS LIMPAS)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014


           Muita gente do PT Não entendem que amizade é amizade.
            Politica é posicionamento de ideias e disputa de poder.
            Eu senti muito a morte e chorei a morte do meu amigo CHICÂO, e até hoje sou baleado dentro do PT de Santiago.
            Não mudo nada minha opinião e reforço. 
          Queria ele aqui como cidadão e amigo. 
          Política é politica, vida é Deus que nos da e tira.

domingo, 13 de novembro de 2011

Fiquei devendo um churrasco para o Chicão.

Esta foto foi tirada na Feira em Jaguari, o vinho estava bom demais.

Semana passada tinha ajeitado com ele um churrasco em Porto Alegre na casa de Dona Ivone minha Mãe, e as agendas pifaram. Vai com Deus cara.

Capão do Cipó e o Deputado Paulo Pimenta.




Com emenda de R$ 250.000,00 do Deputado Pimenta (PT)




A cada chuva mais forte o passo do cardinal fica assim,mas em breve com a construção da nova ponte,esse problema será solucionado,essa é mais uma obra que a muito tempo é cobrada pela comunidade e que logo será iniciada.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

"arde quando eu mijo"



            Sempre perguntam, quando chegas a uma consulta, a razão da sua visita e você tem que responder, diante de todos, as perguntas que lhe fazem o que às vezes é muito desagradável.
           Não há nada pior que uma recepcionista que te pede para dizer o que está se passando contigo numa sala de espera cheia de pacientes.
           Uma vez entrei para uma consulta e me aproximei de uma recepcionista pouco simpática.
- Bom dia, senhorita!
           A recepcionista me disse:
- Bom dia, senhor, o que o senhor está sentindo? Por que quer ver o Doutor?
- Tenho um problema com meu pênis, respondí.
           Como alguns dos presentes riram, a recepcionista se irritou e me disse:
- Você não deveria dizer coisas como estas diante das pessoas.
- Por que não? ... você me perguntou o que eu estava sentindo e eu respondi.
         A recepcionista sem jeito me disse:
- Poderia ter sido mais dissimulado e dizer, por exemplo, que teria uma irritação no ouvido e discutir o real problema com o Doutor, mais tarde e em particular.
         Ao que eu respondi:
- E você não deveria fazer perguntas diante de estranhos, se a resposta pode incomodar.
          Então sorri, saí e voltei a entrar: 
- Bom dia, Senhorita!
        A recepcionista sorriu meio sem jeito e perguntou:
- Sim???    "Tenho problemas com meu ouvido"
        A recepcionista assentiu e sorriu, vendo que havia seguido seu conselho e voltou a me perguntar:
- E... o que acontece com o seu ouvido, senhor?
- "arde quando eu mijo".

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Parem de me intrigar com a pessoa do Prefeito Julio Ruivo.


                Recebi ligações sobre eu estar não sendo educado com o Prefeito Julio Ruivo.
            Sabe ele e as pessoas que tratam da politica na Prefeitura Municipal de Santiago, que não há nada de contrario a sua  pessoa. O Prefeito Julio é meu amigo.
          Em nenhum momento fui descortês, desonesto ou mal educado. Tenho o maior respeito a Julio Ruivo, Prefeito  democraticamente de todos  santiaguenses. O que acontece é que não compactuo com a politica do continuísmo de hoje em nossa cidade e muito menos  com as teorias politicas relevadas por ele de pensadores que enxergam o mundo com a ótica do passado explorador.
                Santiago precisa de cabeças que possam trazer rumos para o futuro de cidadania e respeito social, ambiental e cultural, sem as amarras de orientadores preconceituosos,  mamadores, viciados e personalistas. 
               Santiago acredito eu, merece muito mais do que estão oferecendo.
               Que seja com tempero de mudanças.







segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Meu orgulho regional - Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia.

           Pavilhão do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Jaguari está praticamente concluído

           O pavilhão onde será instalado o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Jaguari – um dos mais modernos da região -, e que está localizado no Travessão da Linha 6, próximo ao bairro Consolata, já está praticamente concluído. Restam apenas, segundo a empresa responsável pela obra, os portões a serem colocados no prédio, bem como detalhes finais.
      No local, se concentrará todo o trabalho de triagem do lixo a ser reciclável ou comercializado pelos integrantes da Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Jaguari. Além do pavilhão, a prefeitura também já adquiriu um caminhão para a coleta, bem como todos os equipamentos que serão instalados no Centro de Triagem, tais como: empilhadeira hidráulica manual; balança mecânica; carrinhos para coleta de material; container de separação de resíduos; prensa enfardadeira vertical e fragmentadora; além de 40 lixeiras (Pontos de Entregas Voluntárias) que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade; e uma mesa.
       O projeto, que possui recursos do Ministério da Saúde através da Fundação Nacional da Saúde, Funasa , e contrapartida do município, vem sendo desenvolvido em Jaguari dentro do Projeto Reciclação coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Um dos principais objetivos do projeto é retirar do meio ambiente material e produto, que possa ser reutilizado ou reciclado, sem contaminar a natureza tão abundante no município.

Por Miguel Monte.

domingo, 9 de novembro de 2014

Santiago a terra de empurrar com a barriga.


PLENAMENTE DE ACORDO COM CLAUDIO IRION. 
DINHEIRO POSTO FORA.


           O meu amigo e conhecedor Jorge Costa, se foi para outra querência mas deixou seu legado. 
       Santiago a terra de empurrar com a barriga. A prefeitura paga 6 mil para uma pesquisa que não leva a nada, somente gera despesa e enche a barriga de alguém. 
     Paga 900 reais para publicidade do Carnaval em uma revista que não existe e não circula em Santiago. Enquanto isso, o Chico Favero morre, porque a enfermeira que esta de plantão, estava em Jaguari. 
       A ambulância tem duas horas para estar pronta. Imagina em um caso ainda mais grave, deve levar umas cinco horas para aprontar. O paciente tem que esperar até não morrer. A saúde não tem responsável competente para atender uma cidade que nem          .       Santiago, vivemos num caos diariamente.
         Até quando vamos ficar nesse embrulho.
         Ninguém mais aguenta tanto desleixo, conversa mole e falta de atitude.
        Jorge Costa você estava certo. 
        Até quando vamos empurrar com a barriga???

sábado, 8 de novembro de 2014

Para relaxamento do momento político.


ABREVIATURA - ato de se abrir um carro de policia;

ALOPATIA - dar um telefonema para a tia;

CÁLICE - ordem para ficar calado;

CAMINHÃO - estrada muito grande;

CATÁLOGO - ato de se apanhar coisas rapidamente;

COMBUSTÃO - mulher com peito grande;

DESTILADO - aquilo que nÃo está do lado de lá, ou do outro lado;

DETERGENTE - ato de prender indiví­duos suspeitos;

DETERMINA - prender uma garota;

ESFERA - animal feroz amansado;

LEILÃO - Moça chamada Leila com mais de 2 metros de altura;

KARMA - expressão mineira para evitar o pânico;

LOCADORA - uma mulher maluca de nome Dora;

NOVAMENTE - diz-se de indiví­duos que renovam sua maneira de pensar;

OBSCURO - "OB" na cor preta;

QUARTZO - partze ou aposentzo de um apartzamentzo;

RAZÃO - lago muito extenso porém pouco profundo;

RODAPɉ - aquele que tinha carro mas agora roda a pé;

SAARA - muulher do Jaaco

SIMPATIA - concordando com a irmã da mãe;

SOSSEGA - mulher desprovida de visão;

TALENTO – característica de alguma coisa devagar;

TÍPICA - o que o mosquito te faz;

UNÇÃO - erro de concordância muito frequente (o correto seria um é);

VATAPÁ - ordem dada por prefeito de cidade esburacada;

VIDENTE - dentista falando sobre seu trabalho;

VIÚVA - ato de ver a uva;

VOLÁTIL - sobrinho avisando ao tio onde vai.