quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Por um novo modelo de cuidado no SUS.


No Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta terça-feira (5 de agosto), a equipe da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul reafirma o seu compromisso pela ampliação, regionalização e qualificação dos serviços de saúde pública. Mais do que isso: estamos trabalhando por uma verdadeira reformulação do modelo de cuidado no SUS.
Ela começa com o reforço do atendimento mais próximo de onde vivem as pessoas: na Atenção Básica e suas equipes de Saúde da Família (ESF). Por isso, investimos pesado nos últimos anos para garantir mais profissionais, mas também uma melhor estrutura, e o resultado é que as equipes de ESF cresceram em número e qualidade no RS e atingiram mais gaúchos. Com 389 novas equipes desde 2011, o Estado ampliou a cobertura populacional de 35% para 47,43%, e deve chegar a 64,3%, com a habilitação de novas equipes em consequência do programa Mais Médicos, até o final de 2014.
A reformulação do cuidado passa também pelo aumento dos serviços espalhados pelo território estadual que acolhem os usuários do SUS nos momentos de urgência e emergência. Ainda nesse mês, vamos inaugurar a 11ª UPA 24 horas do RS, em Santa Rosa – outras dez já funcionam em Venâncio Aires, Lajeado, Bagé, Santa Maria, Vacaria, Bom Princípio, Novo Hamburgo, Porto Alegre e duas em Canoas. Com a implantação de 75 novas bases, o SAMU também foi ampliado, o que significa que mais de dois milhões de gaúchos que não eram assistidos pelo serviço agora podem discar 192 e contar com atendimento em casos de emergência.
A atenção hospitalar tem recebido investimento inédito por parte do governo estadual – recurso que auxiliou instituições em crise a recuperar as finanças e ampliar os serviços. Com o esforço, o Estado ampliou a oferta de leitos em 1.021 novas vagas oferecidas aos usuários do SUS, resultantes de uma estratégia que enfrenta os chamados vazios assistenciais e prevê a instalação ou ampliação de novos hospitais no interior. Os números colocam o Rio Grande do Sul na liderança nacional de oferta de leitos, disponibilizando 2,82 leitos de internação por mil habitantes (conforme dados do Datasus referentes a junho de 2014). Somada a essas ações, a criação de um cinturão assistencial na região metropolitana, que ofertará mil novos leitos nos próximos dois anos, a partir de convênio com a Fundação Universitária de Cardiologia, além da contribuição do Hospital da Restinga Extremo Sul, recentemente inaugurado.
O chamado cinturão inclui também a qualificação e ampliação dos hospitais de Taquari, Montenegro, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara e São Jerônimo, que já contam com mais recursos do Estado. Complementa o conjunto de ações, a rede de assistência hospitalar integrada que será instalada na Costa Doce, com a ampliação de estabelecimentos nos municípios de Guaíba e Barra do Ribeiro.
E, exatamente no sentido de diminuir as distâncias percorridas para buscar tratamento, ampliamos a rede de serviços de alta complexidade. Além dos que já existiam, a população passou a contar com 19 novos serviços de Oftalmologia, para tratamento do glaucoma, em Farroupilha, Três Passos, Erechim, Ijuí, Faxinal do Soturno, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santo Ângelo, Tenente Portela, Três de Maio, Pelotas, dois em Bento Gonçalves e seis em Porto Alegre. Além disso, oito novos serviços de Cardiologia foram implantados em Santa Maria, Canoas, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí, Lajeado, Uruguaiana e Santa Cruz do Sul; e ainda novos serviços de Oncologia em Canoas e Santa Maria, Neurocirurgia em Cachoeira do Sul, Traumato-ortopedia em Farroupilha e Cirurgia Bariátrica em Santo Ângelo.
Todas essas ações são consequência da decisão política do Governo Estadual de destinar 12% da receita líquida para investimentos em Saúde. E a ampliação e qualificação dos serviços impacta diretamente sobre os indicadores de Saúde, que significam mais qualidade de vida. São exemplos a redução da mortalidade infantil a um coeficiente de 10,47 óbitos a cada mil nascidos vivos, além da redução superior a 90% dos casos óbitos por gripe e 80% nos casos de dengue.
Nosso objetivo é garantir atendimento integral e acolhedor à saúde das pessoas, no lugar mais próximo de sua casa, no tempo oportuno e com a tecnologia adequada. É esta a reformulação do cuidado que estamos promovendo, contando com a parceria da União e dos municípios, mas também dos prestadores de serviços e, fundamentalmente, de quem promove o cuidado diariamente: os trabalhadores e usuários do SUS.


Sandra Fagundes
Secretária Estadual da Saúde

Nenhum comentário :

Postar um comentário