domingo, 26 de janeiro de 2014

Marcha pela paz e justiça em Santa Maria.








              Mais de 35000 cidadãos, como uma grande família em silêncio de branco, tempo em tempo palmas, e no fundo por vezes algumas vozes cantavam Pais e Filhos de Legião Urbana.
              Por onde passávamos as fileiras aumentavam. Pessoas nas sacadas com tecidos brancos. No início, a Praça Saldanha da Gama por volta das 21h00, estava tomada. 
                       A maioria jovens, mas pessoas de todas as idades ombro a ombro, de mãos, abraçados em silêncio que se rompia com estrondosos aplausos, algo triste mais harmônico e de um acústico muito lindo.

            Quando passamos pela esquina da Boate Kiss, o cheiro de fumaça era ainda muito forte, e os aplausos decolavam. Quando passamos no túnel da Rio Branco é que tínhamos ideia da dimensão da caminhada pela paz. A descida pela Presidente Vargas foi rápida e a tomada do Farresão numa organização perfeita.
            Em um momento foi necessário passar uma ambulância no meio das pessoas, com gritos espontâneos, "abre, abre", como algo ensaiado e muito treinado, um corredor Humano se abriu a viatura seguiu seu rumo rapidamente, em silêncio se recompôs e a marcha seguia normalmente, sobre aplausos. E mais fortes.



                 Uma marcha triste, um silêncio que ecoava nas paredes dos prédios.
                  Solidariedade, sentimentos de indignação, paz e busca por justiça.
                     Algo que marcou todos nós para o resto de nossas vidas.
                          Santa Maria, verdadeiramente já não é a mesma. 
                            Não só pela tragédia, não só pela a luta com paz pela justiça, mas pela solidariedade, um sentindo de irmandade que nunca imaginei existir para ver.
                                  Uma cidade que com muita dor se tornou na fé, na paz, muito mais forte. 
                                         Muito mais forte.
                                              Indescritível.



       

Nenhum comentário :

Postar um comentário