terça-feira, 14 de janeiro de 2014

oCarancho# "Dividir para reinar" - "Temos uma herança imperial e ditatorial muito forte a vencer."



PT de Capão do Cipó definido.

O Partido dos Trabalhos do Capão do Cipó após longos debates internos e com a oposição, definiu apoio a Alcides Meneguine para prefeito e Ancelmo Cardoso para vice. O PT esta coligado na proporcional e nas diretrizes do programa de governo para uma Capão do cipó mais forte e participativa.
26/06/2012. - Do Blog.


oCarancho#

          Senhor blogueiro, começa a ficar interessante a disputa municipal deste ano. Parece que os partidos políticos municipais começam a aprender como se faz política 'de resultados'. Bem, o Lula está aí para ensinar, não é? Depois de perder e de apanhar por muito tempo, aprendeu-se como fazer por aqui, no país, no estado e no município. Se quiser mudar alguma coisa tem que fazer o jogo deles. Não adianta dar soco em ponta de faca.
       Só espero que desta vez, diferentemente de outros anos, não comecem a fomentar a imprensa chapa branca (incluam-se aí os blogs chapa branca, por favor), com intrigas e munição divisionista. Discordâncias partidárias há, sempre houveram e sempre haverão. No entanto, elas precisam serem resolvidas internamente. No âmbito das discussões internas dos partidos. Por exemplo, se a executiva municipal propôs um debate e neste debate fez-se uma eleição democrática, haverão vencedores e haverão perdedores. E então, os perdedores vão sair e formar um novo partido? É tudo o que os poderosos querem: incentivam os rachas à moda maquiavélica. Dividir para reinar. Para continuar tudo como sempre esteve. O que não deve, não pode e pega mal junto ao eleitorado é sair expondo publicamente suas diferenças. Se concordou democraticamente em submeter-se à decisão majoritária, é democrático que acate o resultado. De outra forma desanima a militância, os partidários, os possíveis adeptos à causa. A oposição já é minoritária. Os partidos políticos então, nem se fala. Dividir o que já é pouco é fazer o jogo dos poderosos. É o que eles mais precisam e anseiam. É o que mais desejam.
        Não está satisfeito com os encaminhamentos? Mude de sigla. Tem outras 28 à sua escolha. Mas, se ficar, seja ético. Marche no compasso. À isto dá-se o nome de construção democrática. É um tijolinho a mais em favor da democracia na cidade, no estado, no país.
         Se agirmos assim vamos vencer? Não sei. Mas certamente a reiteração de atitudes neste sentido, levará à vitória. Se não já, agora, em um futuro muito breve.
        Quero com isto dizer que os 26 partidos de oposição tem de unir-se para almejar a vitória nas urnas? Não. O ideal é que cada partido político trabalhe para lançar os seus próprios candidatos conforme sua orientação partidária expressa em seus estatutos. Mas o ideal é demorado para se atingir, não é? Por enquanto fica assim. Meia boca. Mas é um processo de construção. As paredes do prédio estão sendo erguidas de maneira segura e consistente. Ás vezes mais lentamente, às vezes nem tanto. Faz parte. Não podemos nos comparar à sociedades mais avançadas, politicamente falando. Eles têm séculos de aprendizagem, erros e acertos. Nós, pouco mais de 100 anos de regime republicano. Temos caminhos a trilhar. Temos uma herança imperial e ditatorial muito forte a vencer.


Em tempo:
É claro que a coisa não é tão simples assim. Apenas coligar-se.
A grande sacada do Lula, ou pelo menos, uma coisa na qual ele inovou, ao contrário dos outros foi na aproximação popular.
Uma coisa simples. Um ovo de Colombo mas que antes ninguém teve a coragem de fazer, pelos mais diferentes motivos.

oCarancho#

Nenhum comentário :

Postar um comentário