segunda-feira, 19 de maio de 2014

Parada Gaúcha do Orgulho Louco/PGOL 2014.

A humanidade convive com a loucura há séculos e, antes de se tornar um tema essencialmente médico, o louco habitou o imaginário popular de diversas formas. De motivo de chacota e escárnio à possuído pelo demônio, até marginalizado por não se enquadrar nos preceitos morais vigentes, o louco é um enigma que ameaça os saberes constituídos sobre o homem.

O Orgulho Louco destina-se a recuperar os conceitos de louco, maluco, doente mental, deficiente mental, diferente e assim por diante, a partir do movimento das forças vivas e organizadas da sociedade e dos meios de comunicação, através de uma série de campanhas para reeducar o público em geral sobre matérias como as causas da "doença mental", a violência nas instituições totais e o preconceito.

No Brasil, muitos estados já realizam suas paradas, como é o caso da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Os anos de 2011, 2012 e 2013 foi a vez do Rio Grande do Sul e Alegrete foi o porto seguro para esta mobilização carregando conosco todo o orgulho pela Reforma Psiquiátrica que estamos construindo no Estado, na Fronteira Oeste e Campanha. Foram mais de dez mil pessoas marchando pelo nossos direitos de inclusão nestas três edições.


Participe da IV Parada Gaúcha do Orgulho Louco/PGOL 2014, que acontecerá dias 5 e 6 de Junho em Alegrete/RS, em anexo segue a programação.


Nenhum comentário :

Postar um comentário