sábado, 27 de novembro de 2010

ARPES - Associação do Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago.

Recebi e-mail de uma velha solicitação , principalmente de alunos universitários em busca de informações sobre a minha querida ARPES, onde sou sócio fundador,  e seus trabalhadores e trabalhadoras que estamos acostumados a ver os companheiros recicladores, fazendo das sobras da cidade"lixo reciclavel", seu ganha pão,  recursos financeiros, resgatando historias, gerando trabalho e renda, sendo um exemplo verdadeiro de profecia ecologia, pois recolhem e transformam com seu trabalho formiguinha e associativo, toneladas e toneladas de material reciclavel, que depositamos nas ruas de Santiago.
Neste  sentido, começo a publicar alguns documentos, trabalhos de universitários e meus, alguns ensaios críticos, do relacionamento "catadores" e comunidade.
Hoje inicio com resgate histórico, apresento ata de fundação,  uma carta de agradecimento do grupo de associados, apos o incêndio que destruiu nosso galpão e a solidariedade da comunidade santiaguense, na época.



Ata número 1 – Fundação da ARPES, Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago. No dia dois de agosto de dois mil e quatro na sede a rua Tito Becom número 2263 fundos, segundo pavilhão sala número um, centro de Santiago, reuniram os associados Erotides Lima Cruz – Tide Lima, Tereza da Cunha Moraes, Cantalício Dorneles Viana, Carlos Dinis Moraes, Alencar, digo Sergio Alencar Barbosa Ferreira, Manoel Claibo Flores dos Santos, agradeceram a colaboração até recebida por Eloi Ferreira Martins advogada e dos professores Welington Rogério Zanini e Simone Boch Dorneles convidados a serem sócios colaboradores. Foi colocado a todos que a associação não tens fins lucrativos e que tem por principio incentivar a organização e sistematização das atividades das pessoas que vivem da seleção de material reciclável e comercialização dos resíduos urbanos, processo de verdadeira prática ecológica, solidária e na intenção de promover uma reflexão ambiental em Santiago e a conscientização ecológica  e a necessidade da reciclagem total dos resíduos domésticos e industrias. Foi apresentado a todos presentes proposta de Estatuto Social revisado pela colaboradora advogada Eloi Ferreira Martins que após leitura foi aprovado pela unanimidade dos presentes. Após foi colocado que precisamos forma uma direção formal da Associação que por consenso ficou desta forma: Presidente Cantalicio Dorneles Viana Identidade 5.. CPF 2.., Vice-presidente Sergio Alencar Barbosa Ferreira Identidade 2.. CPF 3.., Secretaria Tereza da Cunha Moraes Identidade 8.. CPF 0..., Tesoureiro Manoel Claibo Flores dos Santos Identidade 7.. CPF 3.., Coordenador de Divulgação e Imprensa Erotides Lima Cruz Identidade 1.. CPF 3..., Coordenador de Produção Carlos Dinis Moraes Identidade 3.. CPF 7... Foi colocado que buscaremos adesão de outros catadores de material reciclado, e que o produto da vendo do material será de todos, separados os custos de formação, manutenção e fundos da entidade. Desejando sucesso a esta nova caminhada, e muita luta e garra o senhor Cantalicio assumiu a presidência com sua diretoria, agradeceu a todos e deu por encerrada este trabalho, da qual descrevi como secretaria, as dezesseis horas de dois de agosto de dois mil e quatro. 




A Comunidade Santiaguense.


                   No dia 5 de março como é de conhecimento de todos, nosso local de trabalho que é recolher materiais recicláveis de vários pontos do comércio, órgãos públicos enfim das ruas de Santiago, ficou em chamas.
                   De imediato sentimos a solidariedade da comunidade local, não faltou esforços de vizinhos e amigos para ajudar a brava e eficiente atuação do corpo de bombeiros, que ajudou a salvar nosso caminhão e minimizar as perdas.
                   Durante os dias seguintes, apesar da dor das perdas materiais, várias ações nos estimularam a não parar de trabalhar, mesmo sem um local definido para nossa reorganização material, pois enquanto trabalho cooperativado,  pessoas associadas a alcançar os mesmos objetivos, ficamos mais fortes e unidos.
                   Recebemos solidariedade de vários segmentos sociais, da Prefeitura que busca recuperar nossa prensa, da Câmara de Vereadores que busca viabilizar nossa própria sede junto aos Executivos Municipal, Estadual e Federal, aos alunos da URI que arrecadaram em diversos cursos alimentos para os momentos mais difíceis e confecção de uma rifa, famílias que nos doaram geladeira, fogão, mesa, cadeiras, ações  do Rotary,  Lions, Centro Empresarial, a imprensa  o comércio entre tantos , de forma generosa e humanitária dando condições para seguirmos a estrada e recolher o possível de materiais a serem recicláveis, gerando trabalho e renda, preservando a natureza e ajudando a deixar nossa cidade mais limpa.
                   Queremos desta forma agradecer a todos que ajudaram direta ou indiretamente neste momento difícil, e agradecer a Deus por estar nesta comunidade solidária, e aprender neste momento de dificuldades, que o mundo tem jeito se todos trabalharem juntos para alcançar um mesmo objetivo.
                   Para concluir solicitamos a permanente ajuda de todos, onde cada um busque separar o lixo reciclável do lixo orgânico, para que os catadores em seus carrinhos possam continuar a sua profética missão de ecologistas natos no seus trabalho do Dia a Dia, mais limpo e humano para todos.

                            Santiago, 18 de março de 2005.

                            ARPES.              

Nenhum comentário :

Postar um comentário