sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Assim começou a surgir o Corede Vale do Jaguari.

                   Quando no Governo Olivio Dutra, apareceu o Orçamento Participativo, verifiquei que estamos numa fria. Nós estavamos disputando verbas, obras e prioridades com Santa Maria e região, não dava. Escrevi então este documento histórico, com raiva, apresentei nas assembléias do OP, defendi e foi aprovada e juntada em ata.
             Assim começou nosso COREDE, com o apoio do então Presidente da Câmara Vereador Pele, a professora Simone, Rogério Anesi e o professor Welinton na URI, via o FORDRIN - Fórum de Desenvolvimento Regional Integrado, onde  eu representava na época os alunos e os "diretórios acadêmicos" que nunca funcionaram. Outros pessoas também ajudaram, mais tarde, fomos a Capital, reforçar o encaminhamento, protocolar. 
                   Demorou a acontecer, mas foi assim que começou nosso COREDE. 


"COREDE VALE DO  JAGUARI – ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL


            Aqui nesta região, nossas vidas estão ligadas pela cultura gerada pelas nossas características de ocupação do solo, pela produção, pela proximidade de nossas famílias no espaço e na história.

             O Estado do Rio Grande do Sul está  organizado politicamente através dos  COREDES – Conselhos Regionais de Desenvolvimento, nossa região esta inserida no Corede Centro, com algumas exceções. Somos o maior Corede do Estado, agregando 34 municípios com características distintas, subdividindo-se em três  regiões (Cachoeira do Sul, Santa Maria e Vale do Jaguari).

            As políticas e projetos de governo não encontram aplicabilidade em nossa região devido ao distanciamento do poder decisório e pela multiplicidade de municípios, dificultando o acesso aos serviços, programas de fomento e assessoramento técnico.

            Historicamente em nossa região há debates e movimentos que buscam a igualdade de tratamento nas políticas de desenvolvimento e na distribuição de recursos que contemplem efetivamente as necessidades de nossa região.

            O atual governo do Estado sensível a esta realidade, proporciona a reflexão em torno de uma nova organização, corrigindo distorções com o tempo observadas. Exemplificamos com o caso de Santiago que tem a Coordenadoria de Educação em São Borja, a da agricultura em São Luiz Gonzaga, a Regional da Corsan em Alegrete e em Santa Maria, a Saúde, EMATER e Segurança.

            É o momento de unirmos esforços no sentido de dotar a Região do Vale do Jaguari de força política capaz de ser reconhecida pela potencialidade e necessidade de autogerir as iniciativas fomentadoras de desenvolvimento considerando as nossas peculiaridades.

            Para que este sonho possa se concretizar é necessário a união e o engajamento de todas as forças vivas de nossa região, buscando a sensibilização dos deputados estaduais para apoiar a iniciativa regional, com apresentação de emenda à lei que regula os COREDES.

                                                      COMISSÃO PRÓ-COREDE
VALE DO JAGUARI
      Fevereiro/2001"

Nenhum comentário :

Postar um comentário