Colômbia: Fórum pela Paz em Porto Alegre


Colombia Logo Paz
O Fórum pela Paz na Colômbia informa que estão abertas as inscrições para participar das atividades do evento que ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24,25 e 26 de maio, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Segundo o comitê organizador, o encontro deverá reunir mais de 1.000 participantes de várias regiões das Américas, movimentos sociais e populares latino-americanos, além de lideranças sociais e políticas de diversos países. O Fórum contará com mesas de discussão sobre o conceito de paz defendido pelos movimentos sociais e populares da Colômbia, a saber, uma paz com democracia, soberania e justiça social.

Entre as atividades programadas estão: ato de abertura, com a presença de Piedad Córdoba; Show pela Paz; Debate Parlamentar pela Paz; Oito Mesas Redondas Setoriais; Cinco Mesas Temáticas; Mesa de Diálogo entre os Movimentos Populares e a Mesa de Diálogo pela Paz (Governo da Colômbia e Farc-ep).

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de formulário disponível no site do evento. Após, é necessário enviá-lo ao endereço de e-mail forumpelapazcolombia@gmail.com, com cópia do comprovante de depósito.

Há o formulário de participação individual e de participação de organizações. A organização do Fórum está providenciando alguns alojamentos solidários, os quais podem ser solicitados com antecedência através de envio da ficha de inscrição.

O Fórum conta com o apoio de mais de duas mil organizações colombianas e possui em seu Comitê Organizador mais de 70 entidades brasileiras. “Queremos reunir as contribuições de experiências, produções acadêmicas e culturais das pessoas lutadoras pela paz, pelos direitos humanos e pela democracia de nossa América, que ajudem o movimento popular e social colombiano a ampliar a mobilização social pela paz, porque podemos ser um ator fundamental na busca de acordos legítimos que apontem a resolução das causas sociais do conflito armado”, diz Mauricio Avilez, um dos coordenadores do evento.

Programação do Fórum pela Paz na Colômbia
Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Dia 24 de maio

9h-14h – Inscrições e credenciamento

14h a 17h – Mesas Temáticas (simultâneas)
- Mesa de Paz com Justiça Social
- Mesa de Paz com Soberania
- Mesa de Paz com Democracia

17h30 a 19h30 – Ato de abertura
20h – Show pela paz na Colômbia
Shacaritas Argentina
Grupo de Gaitas e Tambores
Rap Rio de Janeiro
Cantoria Brasileira – Pedro Munhoz e Cicero de Crato
Daniel Viglietti – Uruguai

Dia 25 de maio
Mesas Redondas Setoriais (simultâneas)

Bloco I:
9h-11h30:
- Mulheres pela Paz
- Educação pela Paz
- Terra e Território para a Paz
- Trabalhadores/as e sindicalismo

10h: Parlamentares e Paz

Bloco II:
11h30 a 14h:
- Direitos Humanos
- Juventude pela Paz
- Militarização da Colômbia e ameaça para América Latina

Diálogos pela Paz:
14h30 a 18h – Diálogo dos Movimentos Populares com a Mesa de Diálogo – Governo da Colômbia e Farc

Dia 26 de maio
9h a 12h – Assembleia dos Movimentos Populares do Fórum pela Paz na Colômbia e Declaração Final