terça-feira, 14 de maio de 2013

"Em Santiago existem os chamados Conselhos Municipais". Por Iara Castiel.

Quero dizer que a participação popular e o envolvimento das pessoas em todas as questões públicas, é princípio básico da democracia.

A nossa história enquanto país, mostra que tudo o que conquistamos foi por conta de alguma forma de pressão das organizações populares. Aos que me ouvem, lhes digo, para que de fato exista democracia, é necessário que vocês lutem para ser incluídos em todas as discussões que digam respeito a nossa cidade de Santiago, ao Governo Estadual e Governo Federal. É necessário que sejam fortalecidos pela participação, as pessoas, os sindicatos das categorias, as associações de bairros, movimentos sociais, todos os seguimentos organizados e não organizados.
Há vários caminhos de efetiva participação popular. As pessoas precisam ter vez e voz, para fazer pressão e começar mudar a realidade de conformismo e estagnação social, que, por exemplo, vivemos em Santiago.
Quero esclarecer que como Vereadora Eleita, uma das minhas lutas é justamente buscar repassar para os cidadãos à vontade, o desejo e a coragem de participar em Santiago, de todas as decisões que sejam tomadas, tanto no Executivo, como no legislativo.
Meu desafio é ajudar as pessoas entenderem que quanto mais elas conhecerem e se informarem de como as coisas em nossa cidade funcionam, mais elas terão condições de questionar o que não está bem e mudar o que na prática não dá certo.
Gostaria de dizer que estou buscando informações em cada área, em cada seguimento da cidade de Santiago, a fim de efetivamente ver como as coisas estão ocorrendo, para fiscalizar e, se for o caso denunciar a quem necessário for.
Já pedi informações sobre o funcionamento da Usina de Lixo, sobre o vínculo empregatício e a legalidade das contratações de algumas pessoas pela Prefeitura Municipal, sobre a ARPES, sobre a secretária de Saúde, sobre convênios da Prefeitura com o Hospital de Caridade e URI, sobre a ligação do Município e a Empresa Responsável pelas Lombadas Eletrônicas instaladas na cidade, sobre a relação do Município com a COMARES, sobre o Plano de Saneamento Básico, sobre a existência de Projeto para UPA e valores já recebidos, informação sobre Casa/Lares de Acolhimento de menores, sobre o Programa Primeira Infância Melhor – PIM, sobre SUC- Sistema Único de Cultura, já requeri informações ao Tribunal de Contas do Estado sobre as contas do Município de Santiago, pedido de informações à Agencia do SENAI sobre parceria com o Município e outros requerimentos que vão esclarecer dúvidas e me tornarão habilitada a explicar às pessoas questões que desejam ter conhecimento sobre a atuação do Executivo e Legislativo.
Quero hoje deixar um recado muito importante, à população. Tenho certeza de que se as pessoas forem participativas, muitas coisas começarão a mudar para melhor na vida dos Santiaguenses. Peço que busquem saber sobre a existência dos CONSELHOS MUNICIPAIS. DESDE JÁ COLOCO MEU GABINETE A DISPOSIÇÃO.
Em Santiago existem os chamados Conselhos Municipais compostos por pessoas dos vários seguimentos da nossa sociedade, essas pessoas têm a responsabilidade de discutir e decidir questões importantes nas áreas em que participam. Temos os seguintes conselhos: Conselho de Desenvolvimento Rural- COMDER, Conselho de Assistência Social – CMAS, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONDICA, Conselho de Habitação –CMH, Conselho do Idoso – CMI, Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CMDPD, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, Conselho da Alimentação Escolar – COMALES, Conselho de Educação.
O que as pessoas que participam dos conselhos estão decidindo na nossa cidade? Os conselheiros representam a comunidade. Eles têm que prestar contas das suas decisões para a população!
Será que os conselheiros são atuantes? Ou agem de acordo com os interesses do Executivo?

Questione, busque saber, queira que teu representante seja uma pessoa que vai lutar pelos interesses sociais. Comece a participar, só assim Santiago será realmente para todos.''
Iara Castiel

Nenhum comentário :

Postar um comentário