terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Lutando contra o analfabetismo digital um mal implacável.

- Hardware:

é a parte física do micro, como os componentes eletrônicos.

- Software:

programa de computador. 4 Desktop: em hardware, é o nome dado ao computador de mesa. Em software, é usado para designar a área de trabalho (onde ficam os ícones dos programas e são abertas as janelas de navegação).

- Sistema operacional:

é o software mais importante da máquina, que faz tudo funcionar. O mais conhecido é o Windows, que equipa a maioria dos computadores. Mas muitas máquinas hoje são vendidas com Linux, um software operacional gratuito. Outro sistema muito conhecido, o Mac OS X, é feito exclusivamente para os micros da Apple, os Macintosh.
- Laptop/notebook: é computador portátil.

- RAM:

é a memória de leitura e escrita, onde ficam os dados usados nos programas. Quanto mais memória RAM, melhor tende a ser o desempenho do computador.

- Drive:

unidade de armazenamento ou leitura de dados, como disquetes e leitor de DVD.

- Drivers:

programas que possibilitam a comunicação entre o sistema operacional e periféricos. Cada acessório exige um driver específico.

- Periféricos:

equipamentos acessórios, como impressora e teclado.

- MB e GB:

siglas de megabytes e gigabytes. São unidades de medida da informação que cabe em uma memória. Um gigabyte corresponde a 1.024 megabytes. Um CD tem capacidade para cerca de 700 MB e um DVD, geralmente cabem 4,7 GB.

- CPU:

é a unidade central de processamento. Muitos referem-se ao gabinete ou torre como CPU, mas isso é errado. O microprocessador é a CPU.

- Leitor óptico:

lê mídias de dados, como CDs e DVDs. Os mais conhecidos são do tipo CD-RW (lê e grava CDs), DVD-RW (lê e grava DVDs e CDs) ou combo (lê CDs e DVDs, mas só grava CDs).

- HD:

sigla, em inglês, de disco rígido. É a parte do micro onde são armazenadas as informações.

- USB:

tecnologia para conexão de diversos tipos de aparelhos (câmeras digitais, mouses, pen drives) ao computador, evitando o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo. Na hora de comprar um micro, observe o número de portas USB. Quanto mais, melhor. Certifique-se de que há entradas USB na parte da frente do gabinete, para facilitar o conexão dos equipamentos.


- Gabinete:

é a carcaça, geralmente de metal, que reveste a CPU.


- Pen drive:

dispositivo de memória para ser conectado a portas USB. Armazena arquivos e programas.

- Bluetooth:

tecnologia de transmissão de dados sem fios de curto alcance. Se o celular tem Bluetooth, pode, por exemplo, transmitir uma foto diretamente para micros com esta tecnologia.

- Modem:

dispositivo para conexão à internet.

- Placa-mãe:

permite que o processador se comunique com outros dispositivos do micro.

-Placa de vídeo:

possibilita o melhor desempenho gráfico da máquina. Pode ser onboard (compartilha a memória RAM) ou offboard, com memória própria.

- Multicore:

é como são chamados os chips com mais de um núcleo de processamento. O processador (chip) é o principal componente do computador, uma espécie de cérebro da máquina. Dual core significa que o chip tem dois núcleos, e quad core, quatro.




(Fonte: www.zerohora.com)

Nenhum comentário :

Postar um comentário