sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cotrijui - Triticola uma vergonha Regional.


                   Este texto foi escrito em 26 de novembro de 2010, tomei um pau poi a direção na época colocava aos quatro ventos que tudo ficaria 100% com a Cotrijui administrando.      Enrolaram o povo novamente, sugaram o resto que famílias construíram e constrangeram uma produção sem confiança em ser depositada pois podes sumir magicamente como tantas vezes.
                    E ninguém vai em cana. 
              O Santiago veio, como abusam de teu povo, como inibem  teu desenvolvimento, como rasgão a possibilidade de um futuro melhor. Que desperdício.  




Triticola uma vergonha Regional.  -  Triticola Santiaguense em liquidação.

              Somos um grupo interno do PT de Santiago, e faz um bom tempo que devemos a nos mesmos uma posição para os acontecimentos de um setor importante e expoente em nossas relações, a Triticola. 
           Trágica situação regional do cooperativismo do agro negocio, da agricultura familiar, que em outra época um verdadeiro canhão de trabalho e incentivo a produção, construções de vidas, famílias, dignidade, ações sociais, de geração de renda, recursos circulando em nossa cidade, região e Estado. Palco principal da derrocada de um fator fundamental para nosso desenvolvimento.
          Devemos de forma transparente, responsável e transformadora, resgatar dívidas dos pequenos produtores, a dignidades de famílias, comunidades. Resgatar a justiça de produtores que confiaram no trabalho coletivo, que levou suor, poupança, planejamento do que lhe foi prometido, pactuado, rompido, destrato, negado.
       Incompetência? Má gestão? Abuso de poder? Partidarismo e seus interesses? Apropriação indébita? Saque ao patrimônio coletivo? O conjunto destas hipóteses? O estrago está feito e piorando.
             Uma afronta a dignidade do setor agrícola, produtores rurais, contra a confiança do que a terra nos oferece, sustento. Afronto a dignidade coletiva, e esperança de um futuro melhor  possível e necessário para nossos filhos e futuras gerações.
              Uma nova direção, orientação e total transparência tem de ser construída, pelo menos para concluir este processo de liquidação, para que os verdadeiros sócios, pequenos e médios sejam minimamente restituídos, depois, viramos de Ijui, e um patrimônio histórico, sucateado, picado, sangrando e fechando aos pedacinhos.
            Onde estão os devedores? 
            Como conseguiram fazer tanto trabalho e grãos desaparecer?
            Ninguém vai em cana?
          Assim Santiago vai continuar encolhendo, pois o que tinha de bom, eles acabam.    .  Chega dos mesmos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário