quarta-feira, 5 de junho de 2013

Controle público dos pedágios é o tema do programa Mateando com Rio Grande


Conforme Bertotto, os polos privados, quando administrados pela EGR, tornam-se polos comunitários - Foto: Pedro Revillion / Palácio Piratini
Conforme Bertotto, os polos privados, quando administrados pela EGR, tornam-se polos comunitários - Foto: Pedro Revillion / Palácio Piratini
O Estado começou a reverter na justiça o direito de realizar o controle público dos pedágios, e este é tema do programa de rádio Mateando com o Rio Grande, que nesta segunda-feira (3), entrevista o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Carlos Bertotto. O programa é produzido pela Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e está disponível para download gratuito no portal do Governo do Estado. 

Conforme Bertotto, os polos privados, quando administrados pela EGR, tornam-se polos comunitários, com estrutura de participação popular. “Junto com a comunidade iremos trabalhar para tomar decisões, como quais obras serão feitas e onde serão colocados os investimentos”, ressaltando que questões ligadas à manutenção das rodovias é obrigação da EGR. “A diferença do modelo atual é que o Governo irá comandar estes polos, com ampla participação da sociedade”.

Tarifas 
“Automóveis vão pagar um valor 26% menor, e para caminhões a redução é de 30%”, diz Bertotto, ao afirmar que no momento em que a EGR assume as praças de pedágio, os valores já entram em vigor.

Levantada a cancela, a proposta da EGR é tornar os pedágios comunitários e manter a rodovia em condições de tráfego. “Nós temos hoje várias obras como rotatórias e passarelas que já deveriam ter sido feitas, a EGR vai trabalhar junto com as comunidades para melhorar não só as condições da rodovia, fazendo terceira faixa e duplicações, mas também as condições de segurança no trânsito para que o número de acidentes diminua cada vez mais”, ressalta o presidente. 

Novos polos em controle público 
O Rio Grande do Sul possui uma malha de cerca de 820km de pedágios, e conforme Bertotto, os dois polos debatidos atualmente (Caxias do Sul e Lajeado) localizam-se em rodovias federais (BR-116 e BR-386) e serão entregues ao Governo Federal, não havendo mais cobrança de pedágio. “O polo de Farroupilha será extinto pelo Governo do Estado. Além disso, outras quatro praças (Encantado, Boa Vista, Cruzeiro do Sul e Flores da Cunha) serão assumidas pela EGR, a partir do momento em que nós tivermos a decisão favorável da justiça”, diz. 

Bertotto afirma que as empresas já estão prontas para trabalhar na parte de arrecadação, e que a licitação para a contratação de roçada e conservação da estrada está em andamento. As empresas que realizam pintura, colocação de placas e faixas, já estão contratadas, e as primeiras obras serão as menores, porém fundamentais para a melhoria da trafegabilidade, acesso aos municípios e segurança dos motoristas e pedestres. 

Informações 
No site www.egr.rs.gov.br é possível encontrar publicações como editais, leis e decretos, também estão disponíveis o preço das atuais tarifas e serviços como o volume de tráfego das rodovias administradas pela EGR

Texto: Daiane Roldão

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