terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações o comum a todos e o individualismo. Visão REIKI.

               O corpo humano é composto de vários sistemas, tais como o sistema circulatório, o sistema respiratório, o sistema endócrino, o digestivo, o excretor, dentre outros, que dizem respeito ao funcionamento e desenvolvimento dos diversos órgãos do corpo e seus inter-relacionamentos. Além desses sistemas , que dizem respeito ao nosso corpo físico, existe o que denominamos Sistema Energético. Trata-se de um sistema complexo, composto de vários pontos, linhas, geometrias, conhecidas como nadis, meridianopontos giratórios, chacras, sistema axial, axiatonal, dentre outros. É de natureza elétrica e pulsa por todo o corpo. Ele é o responsável pela manutenção de nossa saúde e por nossa energia vital ( energia de vida). Da mesma forma como o sangue deve circular por todo o corpo e pulsa, a energia deve circular por todo este sistema e pulsa. A primeira ciência reconhecida a mapear e sistematizar este sistema foi a Medicina Chinesa.

         Por diversas razões , fazemos nós nestes sistemas, a que chamamos de nós energéticos, impedindo o livre fluxo da energia e o alimento aos órgãos e regiões onde estes nós estão localizados. Sabemos que as células se comunicam entre si, se abrem e se fecham para manter o equilíbrio homeostático e para saber quais os elementos que deve produzir e absorver para o bem estar do organismo e o que deve ser eliminado por ser toxinas. Estas toxinas, então, são eliminadas através de vários sistemas, tais como o sistema excretor, e sistema linfático.
           Quando o sistema energético está interrompido, naquela região, o diálogo fica prejudicado e confuso. A região perde força e fica impossibilitada de jogar as toxinas para fora, que vão sendo acumuladas no sistema e/ou órgão, gerando doenças. Consideramos doenças todo e qualquer desequilíbrio no corpo, desde uma mera irritabilidade ou dificuldade para dormir, até doenças graves como câncer, AIDS, depressão,dentre outras.
               Há várias terapias, consideradas terapias complementares pela OMS, que trabalham no equilíbrio do sistema energético, dentre elas: Acupuntura, Reflexologia, Shiatsu, Do-in, Homeopatia, Reiki, Fitoterapia, Florais, Meditação, dentre outros.

"É hora de reflexão, da politica, da alma do corpo e da dor".
Tide lima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário