quarta-feira, 10 de julho de 2013

Escola Rubem Lang e o Instituto Federal Farroupilha em Santiago.

      


   A Escola Rubem Machado Lang  tem uma história marcante na cidade de Santiago. Numa área nobre na margem da BR 287, com aproximadamente 77 hectares, teve em sua constituição histórica com a Febem, Escola técnica  que com futuro e expectativas prósperas para nossa cidade, foi  grosseiramente abandonado de suas funções por falta de gestão e roubalheira descarada, e uma má vontade, incompetência de governos estaduais anteriores, uma lástima e perda de tempo para a educação dos jovens de Santiago e região incalculáveis.
                Durante bom tempo, a comunidade organizada, de diversos setores de Santiago, lutou pela reabertura deste espaço educacional, via Estado e o sonho de uma unidade federal para a educação técnica e superior gratuita com qualidade para as futuras gerações. Sou testemunha, não faltou empenho, estudo, idas e vindas politicas e sociais nesta caminhada da sociedade civil, poderes executivo e legislativo e políticos que atuam em nossa cidade e região. Em um determinado momento com a unidade destes esforços e bandeiras partidárias lutando por um mesmo objetivo quase chegamos lá, mas como um sonho frustrado, foi parar em Jaguari, com os méritos da caminhada e esforço da comunidade de Jaguari. Não há magoas, não há derrotados o Vale do Jaguari cresceu com o IFET no Chapadão. Mas não desistimos nunca de poder proporcionar a nossos filhos  aqui em nossa terra esta possibilidade de educação. Nossos cidadãos  tem o direito de seus filhos se formarem em técnicos e universitários de forma gratuita e de qualidade sem gastos  no orçamento familiar.
                Recordando em 2010 o então candidato a governador Tarso Genro em sua caravana de diálogo e construção de programa de governo, esteve em junho de muito frio em Santiago no Clube União e fez um debate com a comunidade onde foi solicitado a reflexão e empenho para o resgate da vergonhosa situação da escola Rubem Lang e a importância para todos nós, bem como a necessidade   do fortalecimento do Ensino Técnico e a conquista de Educação Superior na região.
                     Nossa comunidade nunca desistiu e o agora Governador Tarso Genro   atento com nossos pleitos e compromissado com nossa tragetória.
                      Durante este período tanto a Coordenação de Educação da 35º de São Borja, que criou o Núcleo de Educação em Santiago aproximando o Estado da comunidade agilizando ações e projetos, como a SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã dedicaram-se a esta orientação de Governo: Rubem Lang, ensino técnico e superior. Foram vários diálogos com a sociedade organizada e parceiros para encontrarmos um projeto viável, um processo em construção com apoio importante de tantos e tantas, como o esforço fundamental,  do Instituto Professor Isaías  Cpers regional, Prefeitura, vereadores,  imprensa, com o propósito de somar esforços para esta conquista.
                           Em março, como uma visão de páscoa de renascer e por caminhos do destino, em Jaguri Governo do Estado ‘SEPLAG RS” e Educação Federal IFET afunilaram o debate, reorganizando ideias, ações   rearticulação de parceiros. 
                         Em julho, depois de  muita reflexão e trabalho coletivo, foi encaminhado com muita responsabilidade a retomada do espaço da Rubem Lang e   sua vocação para Educação. O Estado do Rio Grande do Sul em parceira com o Instituto Federal Farroupilha e apoio e esforço  da Prefeitura Municipal de Santiago  acertaram os novos caminhos da educação em Santiago com  reflexo em toda região.
                    Teremos sim Educação Federal de qualidade e gratuita para nossos  cidadãos. Em 2014 estará operando esta nova unidade extensiva do IFET campus Jaguari em Santiago, como uma semente robusta e forte, plantada por várias mãos, e com um futuro que depende de todos nós. Saberemos sim cuidar desta nova vida.
                  Parabéns a todos que não desistiram, parabéns a Santiago e vale do Jaguari. Seja muito bem vindo Instituto Federal.
                  Obrigado a todos e a todas e temos a certeza que estamos conquistando um grande espaço educacional para a qualificação de nossos jovens, para o ingresso no mercado de trabalho, bem como, todos os cidadãos que buscaram no conhecimento as condições para um melhor desempenho da sua atividade profissional.

Tide Lima.
Coordenador Seplag – RS – Vale do Jaguari.        
                  

Nenhum comentário :

Postar um comentário