domingo, 7 de julho de 2013

Miguel Bianchini. e a consulta popular.

Caro amigo e vereador Miguel Bianchini.

Prezado, gostaria de colocar com todo respeito algumas considerações sobre a consulta popular e cidadã.

Primeiro, posso estar enganado, mas não lembro de ter visto o nobre vereador em assembleia cidadã do processo de 2013, o que me leva a pensar que seu informante deve ter ido em outras reuniões infelizmente, sua presença sempre é importante, comprometido como é seu mandato.

Segundo o povo não foi massa de manobras como edições anteriores, não receberam cédulas direcionadas, e delegados em listas pré prontas. As manifestações foram espontâneas, e os delegados muito disputados e vindo de setores organizados da sociedade.

Terceiro, nunca na historia do Vale do Jaguari, esporte amador e cultura popular foram demandado e defendida. Com propriedade este ano, sem cartas marcadas, o pessoal do teatro, do rock da cultura popular e tradicional, do esporte amador se organizaram desbancando setores tradicionais.

Os trabalhadores do campo e suas lideranças pela segunda vez, isto pós-seca do ano passado, conquistaram projetos e ações para a irrigação e agroindústria na agricultura familiar.

Se tiveres paciência e tempo, verás que os delegados vindo da votação das assembleias municipais, são em sua maioria novos atores responsáveis e dedicados a um processo cidadão e em construção que infelizmente não teve a sua sempre dedicada atenção.

A segurança pública, obrigação do Estado, de forma respeitosa e preocupada com os poucos recursos ainda possível no debate da consulta popular no vale, 3 milhões, se manifestou no debate como uma ação regional, não disputando com os municípios recursos, assim como a saúde e o grande problema regional do lixo que a nossa comunidade produz e ainda não tem seu responsável e sustentável destino.

Na educação, também obrigação direta do Estado, não se trabalhou em reformas e ampliações dos espaços físicos, visto que este governo como sabes depois de anos, tem projetos , recursos e ações para atender esta necessidade, como em governos anteriores, não há mais professores e alunos em salas de lata, e mesmo não atingindo a questão salarial como merecem estes profissionais, avançou muito de governos anteriores que distribuíam migalhas e desconsideravam a categoria.

Por fim senti muito sua falta para em loco podermos fazer este debate , mas faço nestas poucas linhas, democraticamente estas considerações, e fica sempre o convite para o bom debate e a responsabilidade com os cidadãos da comunidade querida de Santiago e do Vale.

Do sempre amigo e admirador de seu trabalho e trajetória, Tide Lima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário