Apesar da chuva forte nos primeiros dias da exposição, a 36ª Expointer foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (30), no Parque Assis Brasil, em Esteio, com um clima de otimismo entre governos e representantes do agronegócio empresarial e familiar. Para o governador Tarso Genro, a feira revela a capacidade do Rio Grande do Sul em promover um desenvolvimento integrado entre os diferentes setores da agropecuária gaúcha.
"O Rio Grande do Sul tem dado exemplo de que é possível sim construir desenvolvimento não apenas em abstrato, da criação de riqueza que fica segregada em um pólo da sociedade, mas que tenha um equilíbrio no qual toda a sociedade ganha. Isso só pode ser feito com muito diálogo e respeito à especificidade de cada produtor e de suas organizações", afirmou o governador durante a abertura oficial da exposição.
Representantes de entidades do agronegócio demonstraram otimismo com as vendas até o final da exposição e destacaram o momento de celebração do setor. Tarso Genro afirmou que a feira reúne expositores de todas as escalas e garantiu que os últimos dias de Expointer vão impulsionar o aumento das vendas.
"Temos a presença fortíssima da agricultura familiar, do agronegócio, da agropecuária, além das máquinas agrícolas e dos animais com boas vendas. Apesar da chuva que pegou uma parte da Expointer, haverá uma recuperação nesses dois dias. Esta Expointer é um sucesso", comemorou Tarso.
Ao longo da semana, a Expointer destacou este crescimento equilibrado entre os diferentes setores da agropecuária gaúcha. Área mais visitada da feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar reuniu este ano 181 agroindústrias e sete cozinhas, e deve superar a marca de R$ 1,2 milhão em comercializações. Já o setor de máquinas agrícolas também demonstrou otimismo. "Em dois dias de sol, o setor chegou a R$ 1,723 bilhão em vendas até ontem (quinta-feira). Tenho certeza que os agricultores virão à Expointer para aproveitar juros de 3,5% (para financiamentos)", disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas, Cláudio Bier.
Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi lembrou que a economia gaúcha, impulsionada pelos bons resultados do campo, deve crescer o dobro da brasileira. "Este resultado é fruto da competência, da integração dos trabalhos com o Governo Federal, com ações proativas e com a representação dos produtores. Esta será uma grande Expointer, que marca a importância do trabalho daqueles que vivem no interior e ajudam a fazer a felicidade do povo", disse Mainardi.
Nenhum comentário :
Postar um comentário