segunda-feira, 4 de março de 2013

Melhoria generalizada nos padrões de vida da População Brasileira.

          Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o senador Paulo Paim citou a última edição do censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmando que os dados mostram a melhoria generalizada nos padrões de vida da população brasileira nos últimos dez anos. Ele reconheceu, no entanto, que ainda restam desigualdades a serem combatidas, sobretudo no que se refere ao gênero e à raça.
       Paim saudou o IBGE por ter realizado um levantamento completo da população brasileira, de quase 200 milhões de habitantes, e disse que o uso extensivo de tecnologia móvel, sem o uso de papel na pesquisa, fez desta edição a primeira operação digital do censo, com benefícios econômicos e para o meio ambiente.
     O censo do IBGE, ressaltou Paim, aponta uma redução considerável no número de crianças de 10 a 17 anos ocupadas no mercado de trabalho, além da redução no índice de analfabetismo no país - 12,9%, em 2000, contra atuais 9%.
      A taxa de moralidade infantil também caiu, assim como mudou a média de habitantes por domicilio, o que não deixa de ser um indicador das melhoras havidas no país, disse Paim.
     O nível de ocupação do país subiu de 47,9% para 53,3% em dez anos, ressaltou Paim, que destacou ainda a abertura da economia nacional no período, assim como o surgimento de uma classe média pujante que deu sustentação à economia durante a crise econômica global de 2008, ainda em curso.

Agência Senado

Nenhum comentário :

Postar um comentário