sábado, 29 de novembro de 2014

Hospital Regional de Santa Maria


Modelo de Gestão 
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que a EBSERH é uma empresa pública de direito privado, vinculada ao Ministério da Educação, criada com a finalidade de prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, sendo dotada de mecanismos de gestão que lhe conferem agilidade administrativa para contratar e fazer aquisições. 

A vinculação da gestão do hospital regional a uma estrutura de ensino, pesquisa e inovação em ciência e tecnologia, imprime uma marca importante à instituição: estabelece uma referência para a produção de conhecimento e tecnologias inovadoras, amplia sua missão e, além prestar assistência, gera conhecimento capaz de agregar valor e abrir novas oportunidades para Santa Maria e região.

A EBSERH absorverá os custos com a folha de pagamento, através do orçamento do Ministério da Educação. O restante do custeio do funcionamento do hospital será feito com verbas federais do Ministério da Saúde (pagamento por produção e redes) e estaduais, aportados pela Secretaria Estadual de Saúde através da política de cofinanciamento (incentivos) da Assistência Hospitalar, realizada com recursos do Tesouro do Estado. Nesta modalidade, os municípios não precisam participar do rateio para financiamento do hospital. Qualquer outra alternativa de gerenciamento que exclua a EBSERH implicaria em refazer este mix de participação, redistribuindo responsabilidades, especialmente do custo com a folha de pagamento.

Porta de Entrada
O Hospital Regional de Santa Maria será uma referência estadual de alta complexidade para reabilitação e não funcionará como porta aberta. Isto significa que só atenderá pacientes que vierem encaminhados e tiveram o primeiro atendimento em instituições como o Hospital Universitário de Santa Maria ou serviços de outras regiões, cujo fluxo de acesso é organizado pela Central de Regulação do Estado.

Relação com Hospital Universitário de Santa Maria 
O Hospital Regional formará um complexo hospitalar com o Hospital Universitário de Santa Maria que estará vinculado à Universidade Federal de Santa Maria e poderá oferecer aos atores locais a oportunidade de participação, através da formação de um conselho gestor que contemple os municípios.
A vinculação da gestão do Hospital Regional a uma estrutura de ensino, pesquisa e inovação em ciência e tecnologia, como o Hospital Universitário, imprime uma marca importante à instituição: estabelece uma referência para a produção de conhecimento e tecnologias inovadoras, amplia sua missão e, além prestar assistência, gera conhecimento capaz de agregar valor e abrir novas oportunidades para Santa Maria e região.
As duas estruturas podem ser potencializadas com a racionalização do uso de recursos. Uma possibilidade que pode ser avaliada é a instalação de um conselho gestor da instituição. 

"Artigo da Secretária de Estado de Saúde, Sandra Fagundes"

Nenhum comentário :

Postar um comentário