sábado, 1 de outubro de 2011

Pobre rico Brasil.


Pobre rico Brasil.

Fomos ocupados a meio milênio por uma sociedade do outro lado das águas salgadas, com sede de riqueza e carente de alternativas para o momento de expansão de idéias e fronteiras,luxuria, fome e miséria e como seus antigos também ocupantes romanos papel e carvão para anotar e cobrar impostos alguns com pouco retorno coletivo, outros tantos para sustentar a máquina da obediência. Desta forma de organização do Estado herdamos e tocamos em frente nossos primeiros dias. Somos indígenas confrontados, europeus vislumbrados, negros escravizados, colonos famintos, árabes, judeus, asiáticos homens e mulheres jovens e maduros, muitos pobres e poucos, muito poucos ricos, somos um Brasil de varias cores, culturas alegrias e dores, somos todos brasileiros.
Pagamos sempre por impostos, taxas, tributos por existirmos: pagamos com sangue e suor , arvores, cana de açúcar, ouro, carvão, dinheiro, força de trabalho, revoltas e revoluções, tempo de existência, vida.
Nossa herança, um grande país, um grande povo multirracial, uma cultura com raízes e abertas a todos os raios de sol, em construção firme, com rumo, com democracia, aprendendo mais também dando exemplos. Nunca tivemos medo dos opressores, dos golpistas dos maus gerenciadores do bem publico, sempre avaliamos, aprendemos e vamos consolidando nossa sociedade, hoje apesar de muitos muros a serem derrubados, com participação, democracia, respeito, e na busca das desigualdades herdadas e construídas por nossas próprias mãos.
Nossa sustentação política social no Estado provem do trabalho e contribuição de todos, a todo momento a cada alimento, bens e serviços adquiridos nossa existência pacifica, nosso convívio, nossa família, nossa comunidade é sustentada por nossas ações e responsabilidades, deveres e direitos. Conviver neste país, nesta irmandade em comunidade nos da esperança, esperança de dias melhores onde nossos tributos terão melhor retorno, melhor transparência, melhor prestação de contas, cidadania sendo construída com paz, mas com cobrança, participação, políticas inclusivas, saúde, cultura e respeito a vida e a natureza. A cada contribuição de trabalho ou financeira que de nossos dias são recolhidas, devemos permanentemente, como brasileiros, exigir transparência, eficiência e distribuição coerente, só assim regataremos a herança de um passados de lutas, dificuldades e desigualdades, um Brasil que foi pobre mais rico, um pais que é solidário, democrático, que busca a participação na construção da cidadania.

Nenhum comentário :

Postar um comentário