O Brasil já se tornou, neste ano de 2011, a sexta maior economia do mundo, ou seja, o sexto maior produto interno bruto medido em dólares à taxa de câmbio corrente, superando assim o Reino Unido, que passa para o sétimo lugar. Os dados são da Economist Intelligence Unit (EIU), empresa de consultoria e pesquisa ligada à revista The Economist.
Conforme o taxa cambial que se usa, a diferença entre o PIB estimado para o Brasil, 2,44 trilhões de dólares (mesmo considerada uma redução da projeção de crescimento de 3,5% para 3%) e o do recém-ultrapassado Reino Unido, 2,41 trilhões (com crescimento de 0,7%) é de 1,2%, diferença que pode facilmente triplicar ou se inverter num só dia de oscilação cambial. De todo modo, é significativo que o Brasil tenha ultrapassado o Reino Unido, que décadas atrás foi um império espalhado por todo o mundo.
Segundo as projeções da EIU, a economia brasileira será ultrapassada em 2013, em dimensão, pela Índia (um país com população cinco vezes maior), mas ultrapassará a França em 2014 e a Alemanha em 2020. Nests ano, portanto, o Brasil será a quinta maior economia do mundo, superado por EUA, China, Japão e Índia – caso a crise econômica ora em curso na Europa não arraste essas projeções água abaixo.
Fonte: Portal do PT na Câmara
Nenhum comentário :
Postar um comentário