terça-feira, 13 de março de 2012

Boas noticias - Ministério da Integração Nacional visita o Campus Jaguari e faz reunião sobre o Projeto de Vitivinicultura Arco Sul

Ministério da Integração Nacional visita o Campus Jaguari e faz reunião sobre o Projeto de Vitivinicultura Arco Sul


Na próxima segunda-feira, dia 12 de abril, o Campus Jaguari recebe uma equipe do Ministério da Integração Nacional para discussão e encaminhamentos ao Projeto de Vitivinicultura Arco Sul e o conhecimento das ações de Re-ordenamento do Centro Mesorregional de Uva e Vinho. A programação vai incluir visita às instalações do CMUV, à Cooperativa Agrária São José e à Vinícola Dom Vergílio e Sucos Naturalle de Jaguari.
A visita contará com a presença da coordenadora de Ações Sub-Regionais, Dorotea Blos, e Roosevelt Tomé Silva Filho, coordenador-geral de Programas Macro-Regionais do Departamento de Gestão de Programas de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional, ambos do MI. Além disso, outras instituições irão participar do evento, como: Confederação Nacional dos Municípios, Instituto Marca Brasil e Universidade Federal de Pelotas.
No ano de 2011 o Centro Mesorregional de Uva e Vinho de Jaguari foi beneficiado com um recurso de R$ 564.000,00 para re-ordenamento de suas atividades. Dentre elas, está a implantação de um pomar de videiras com 1,7 hectares, com 32 variedades de uvas, tanto americanas como viníferas, que serão avaliadas em 3 tipos de porta-enxertos diferentes. Esta implantação tem por finalidade avaliar materiais genéticos que melhor se adaptem para essa região.
Também estão em andamento as atividades de adequação e aquisição de materiais para a instalação de um laboratório para análise de vinhos. Ao mesmo tempo, está se estabelecendo no Campus São Vicente do Sul, com recursos do mesmo projeto, um Laboratório de Análises de Tecidos Vegetais, que junto com o Laboratório de Solos existente, poderão fornecer para a região esse tipo de análise.
Já Projeto Arco Sul é uma proposta do Ministério da Integração Nacional para alavancar a vitivininicultura nos três estados da Região Sul (RS, SC e PR). Trata-se de ações de investimento e de qualificação dos segmentos produtivos, envolvendo o Instituto Brasileiro do Vinho, que será o órgão gestor do projeto. As ações de qualificação envolvem capacitação técnica, organizacional e de mercado e estão inseridas no Programa Brasil Sem Miséria.
O Centro de Vitivinicultura de Jaguari será um dos pontos de qualificação de agricultores desse projeto, que prevê, por exemplo, a aquisição de uma cantina itinerante, que será montada sobre um caminhão e poderá engarrafar direto na propriedade dos agricultores.
A visita também compreenderá o conhecimento pelos participantes das atividades que vem sendo desenvolvidas no Campus Jaguari em parceria com EMATER e EMBRAPA, através de um calendário de qualificação voltado à vivitivinicultura.
Através de sua estrutura e o desenvolvimento dessas atividades, o Campus Jaguari busca contribuir para o desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que as atividades de ensino e pesquisa venham sendo realizadas. Segundo o prof. Gustavo Pinto da Silva, Diretor de Extensão e presidente da Comissão Pró-instalação do campus, “a vitivinicultura é uma atividade de longa data na região, mas que com essas atividades, com certeza, poderão ser potencializadas”.


Fonte: Campus São Vicente do Sul

Nenhum comentário :

Postar um comentário