segunda-feira, 26 de março de 2012

No tempo da Governadora Yeda do PP> Conversas sobre a recuperação do Rio Grande do Sul?

Conversas sobre a recuperação do Rio Grande do Sul?

O deputado estadual Marco Peixoto (PP) admitiu hoje, em entrevista à rádio Gaúcha, que ele e o deputado federal José Otávio Germano (PP) participaram de uma reunião com a governadora Yeda Crusius (PSDB) no dia 29 de outubro de 2007. Uma das gravações apresentadas ontem na CPI da Corrupção mostra Peixoto fazendo um relato entusiasmado do encontro para o então diretor da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Antônio Dorneu Maciel, um dos acusados de integrar uma quadrilha que agia no Detran. “Foi nota onze. Conversamos sobre tudo o que tu possa imaginar”, diz o deputado a Maciel.
Na entrevista, Marco Peixoto diz que a reunião tratou de um plano para a recuperação do Estado e que, ao dizer “nota onze”, referia-se à melhoria das relações entre a bancada do PP e o governo. A explicação do deputado repete o padrão de outras empregadas por agentes públicos envolvidos no esquema do Detran. Conversas totalmente cifradas são transformadas em supostos debates sobre políticas de governo.
A referida reunião, cabe lembrar, foi tema de uma série de conversas anteriores que envolveram, entre outros, Dorneu Maciel, José Otávio Germano e o então secretário de governo, Delson Martini. Em uma delas, Maciel relata a Germano as instruções que passou para Martini, detalhando o que ele deveria dizer para Yeda.
“O que é importante, eu disse, é ela ouvir o Zé Otávio. Ele vai falar sobre tudo com ela, inclusive pontos nevrálgicos que nós achamos que tu deve estar perto para ajudar a solucionar. Tá bem, eu entendi, ele (Delson) respondeu”.
No dia seguinte, José Otávio Germano conversou por telefone com Dorneu Maciel sobre a conversa com a governadora. Após uma introdução onde Germano corneteia Maciel pela derrota do grupo deste em uma votação no conselho do Grêmio, ele fala sobre a reunião. Mais uma vez, o assunto pode ser qualquer coisa que alguém possa imaginar, menos um plano de recuperação para o Estado. Ouça as duas gravações e tire suas próprias conclusões.

Nenhum comentário :

Postar um comentário