terça-feira, 18 de setembro de 2012

Carta de Conjuntura apresenta análise sobre o setor primário gaúcho



O grau de dependência da economia gaúcha do setor primário é destaque na divulgação da Carta de Conjuntura do mês de setembro. A análise foi apresentada durante entrevista coletiva, na manhã desta quinta-feira (13), na Fundação de Economia e Estatística (FEE), pelo economista Vanclei Zanin. 


O economista destacou ainda, no texto intitulado "A atratividade do setor primário gaúcho", o aumento de crédito e a introdução de novas tecnologias na agropecuária como fatores de crescimento, mas informou que a ampliação das restrições ambientais, dos custos de insumos e a incidência de eventos climáticos externos, contribuiram para a diminuição dos lucros. 


Segundo Zanin, os ganhos dos produtores rurais gaúchos foram maiores até 2004, com aumento das exportações, mas caíram com a grande estiagem sofrida pelo Rio Grande do Sul em 2005. No período de 2008 a 2011, houve relativa estabilização do índice de preços recebidos e pagos pelos produtores. "O preço médio do arrendamento de terras no RS é um fator recente de atratividade na agropecuária gaúcha", acrescentou o pesquisador. 

Zanin lembrou que a conjuntura internacional, com ascensão dos preços, aumento da demanda por carnes, soja e biocombustíveis, crescimento do crédito rural, desvalorização cambial, e recentemente a estiagem nos Estados Unidos, são indicativos de continuidade de tendência favorável aos produtores gaúchos. 

Polos Regionais 
Outro tema em destaque na Carta de Conjuntura trata sobre os Polos Regionais Sul-Riograndenses, no período de 1992 a 2009. "É uma avaliação de dez anos sobre os polos regionais do Rio Grande do Sul, sendo que o principal deles está na capital, seguido do eixo São Leopoldo-Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas-Rio Grande e Santa Maria", explica o economista Jaime Fialkow. 

O economista afirma ainda, que em período de grande crescimento agropecuário, os centros regionais do Estado perderam espaço no setor de serviços, mas mantiveram na indústria. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário