Passados 18 meses de governo, cumprimos etapa importante para a infraestrutura do nosso Rio Grande. Orgulho-me de ter contribuído neste esforço. Herdamos uma malha viária em grande parte mal cuidada e, no caso da Serra, sem qualquer manutenção desde 2009, um grande leque de obras de duplicação paralisadas e uma dívida de R$ 150 milhões de obras realizadas e não pagas em 2010. Construímos o RS Mais Estradas - 2012/2014, com investimentos de R$ 2,7 bilhões. Priorizamos o asfaltamento dos 104 acessos a municípios que até então não tinham. Retomamos 19 estradas de ligação regional e estamos concluindo projetos para duplicação de 150 quilômetros de rodovias. Na duplicação da ERS-118 já investimos mais do que nos últimos oito anos. Com recursos do Banco Mundial, o DAER prepara-se para contratar com urgência o Programa de Restauração e Manutenção de 1.900 quilômetros de estradas estaduais. Na Serra serão 200 quilômetros de rodovias. Demos um ponto final nos contratos dos pedágios privados que encerram seus 15 anos de vigência em 2013. Termina-se um modelo de tarifas caras e que não construiu, duplicou ou ampliou nossas estradas.
Em energia batemos recordes históricos. Negociamos e recebemos antiga dívida da União com a CEEE de R$ 3 bilhões, pagamos dívidas tributárias e transformamos o saldo de R$ 2 bilhões em investimentos no Plano RS Mais Energia. Recuperamos o crédito da CEEE, contraímos financiamentos internacionais e, em parceria com a Eletrosul, estamos construindo as primeiras linhas de transmissão de 525 KV, num investimento de R$ 1,2 bilhão e geração de 3.500 empregos diretos. A Sulgás já implantou gasodutos até Guaíba, e partindo de Novo Hamburgo estamos chegando a Araricá. Com a Companhia Riograndense de Mineração reestruturada, prospectamos grandes investimentos, e a empresa já apura resultados positivos e dividendos de R$ 30 milhões que retornaram ao RS pela primeira vez.
O Porto do Rio Grande vai receber mais de R$ 150 milhões de investimentos no Cais do Porto Novo. Nossas hidrovias estão sendo revitalizadas pela SPH, e estamos licitando o balizamento para navegação noturna entre POA/Rio Grande e recuperando todo o nosso parque de máquinas e dragas. Estamos investindo nos aeroportos regionais e com a União e iniciativa privada discutimos novos aeroportos em Caxias do Sul e na Região Metropolitana. Com o Governo Federal, encaminhamos a retomada de investimentos ferroviários no RS, como a revitalização do velho ramal SP/POA, o novo ramal POA/Rio Grande e a nossa Ferrovia Norte-Sul que cortará mais ao centro o RS. No transporte público, estamos licitando a concessão de 280 estações rodoviárias no Interior e na Capital e já encaminhamos a licitação para contratação do Plano Diretor que balizará a licitação futura das linhas de ônibus em todo o Estado. O RS tem recursos para executar suas obras em infraestrutura, mas os entraves burocráticos e corporativos têm que ser enfrentados e vencidos.
Secretário de Infraestrutura e Logística
Tide, este comentário não é sobre o texto em questão, venho deixar um poema. Estou certo de que tu conheces muitos políticos para os quais o poema abaixo se encaixa. Em Santiago, por exemplo, há vários. Abraço.
ResponderExcluirCacete(te) para um Político
gabinete
palacete
com tapete
camionete
prometeste
de falsete
sem valete
cafajeste
em banquete
garçonete
omelete
alcaguete
governete
peidorrete
sem topete:
Marionete!
Alessandro Reiffer