quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Luta pela sustentabilidade planetária


Reconhecer para não esquecer quem luta pela sustentabilidade planetária


É evidente que a Terra não aguenta mais uma presença humana agressiva e destruidora. A drástica diminuição da biodiversidade, das águas, das florestas e da fertilidade do solo comprova que este modelo de habitar o planeta é insustentável e coloca em risco nosso futuro comum. Urge uma nova relação com a Terra, nos alerta Leonardo Boff.
É preciso superar a visão antropocêntrica, que coloca os seres humanos fora da natureza, como se nós não fossemos parte dela. 

Precisamos sair da condição de seres “acima da natureza” e nos reconhecermos como uma comunidade de vida, como os demais seres vivos do planeta. Boff nos ensina que o “individualismo e a competição são hostis à lógica da natureza e da vida humana, pois ambas são fundadas sobre a cooperação e a interdependência entre todos”.

Um planeta limitado não suporta um projeto ilimitado. A sustentabilidade não acontece mecanicamente. Ela é fruto de um processo complexo que envolve, entre outros fatores, a educação.

O Rio Grande do Sul tem sido vanguarda, em ações de educação ambiental, lutas contra empreendimentos poluidores, feiras e projetos de agricultura ecológica, legislações e políticas ambientais e a criação de espaços de gestão pública no âmbito da questão ecológica.

O Prêmio Pioneiras da Ecologia, que será oferecido anualmente pela Parlamento gaúcho, tem a finalidade de reconhecer publicamente essas ações, que, somadas,vão influenciando a sociedade e resgatando a qualidade de vida. E por que homenagear as mulheres?

Boff destaca que “homens e mulheres foram postos em justaposição e em subordinação, como se não vigorassem relações de reciprocidade entre eles. (…) Esta leitura dualista empobreceu nossa experiência da realidade, nos fez seres desenraizados, sem sentido de pertença a um Todo maior....temos que mudar nosso olhar”.

O prêmio oferecido reconhece e valoriza todo trabalho do movimento ecológico gaúcho representado em Hilda Zimmermann, Giselda Castro e Magda Renner, pioneiras na luta ecológica do estado. Estas mulheres dedicaram sua vida à defesa do meio ambiente, com bandeiras que permanecem atuais, como, a luta contra os agrotóxicos, pela criação e efetivação de Parques Naturais, pelo desarmamento nuclear, por coleta seletiva, pela institucionalização de leis e políticas públicas ambientais.

Hilda Zimmermann fundou, com José Lutzenberger e outros, a AGAPAN Dedicou-se a defesa ecológica e também indigenista. Magda Renner dedicou seu trabalho à ONG Ação Democrática Feminina Gaúcha (ADFG), atualmente Amigos da Terra Brasil (NAT). Giselda Castro militante na ADFG foi porta-voz da Frente Ecologista na Assembleia Constituinte. Essas três mulheres representam, a força feminina na defesa ecológica e merecem nosso reconhecimento pelo seu testemunho na defesa da vida e na busca de uma nova relação com a Terra.

Por Marisa Formolo.



Um comentário :

  1. Tide
    Voce sabia que o a enquete do Leonardo enquete e pesquisa fria Rossado está pronta a 4 anos...
    O ivo deixou paga em 2008 e desde aquela epoca já tem o resultado:

    Ivo 65
    Outro Candidato 35
    Voce também sabia que o famoso jornal do falcatrua está impresso a 10 dias, com a enquete estampada na capa.....

    Esse mesmo jornal que só circula em jaguari de 4 em 4 anos.

    Tide

    Será que náo tem nenhum Jornal sério para fazer enquete em jaguari e realmente mostrar a verdade.

    ResponderExcluir