terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Deputados devem acompanhar investigações de incêndio no RS.

Deputado de Santa Maria vai coordenar trabalho, focado em segurança. Segundo presidente da Câmara, grupo deve ser criado nos próximos dias.

          O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), informou nesta segunda-feira (28) que vai designar uma comissão de parlamentares para acompanhar as investigações sobre o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou ao menos 231 mortos.
          Maia, que esteve em Santa Maria neste domingo (27), disse que o grupo será coordenado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é da cidade. Segundo o presidente da Câmara, a comissão será criada nos próximos dias. Ainda será definido quem integrará o grupo.
“Vamos constituir comissão da Câmara para acompanhar a investigação. Será importante para investigar regras não cumpridas ou falha na legislação municipal que precise ser trabalhada no futuro. Será uma comissão que terá responsabilidade de acompanhar as investigações, permitindo investigação mais transparente, célere e objetiva no sentido de identificar de quem foi a responsabilidade pela tragédia”, disse Maia, pouco depois de chegar à Câmara nesta segunda.

           Segundo Marco Maia, é preciso verificar quais são os deputados interessados em integrar a comissão. “Temos deputados especializados na área de segurança e oriundos da polícia, que vão ter conhecimento técnico para acompanhar os trabalhos.”

Levantamento de projetos
             O presidente da Câmara informou ainda que determinou um levantamento sobre o que já existe na legislação sobre segurança em boates.
“É um tema que diz respeito à legislação municipal, mas acredito que seja possível que se produza a partir da Câmara uma legislação única federal, estabelecendo regras a serem cumpridas pelo município”, disse. Para Maia, porém, o problema em Santa Maria se deu em razão da falta de fiscalização e não por vácuo da legislação.
Nesta segunda, a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), autora de um projeto em andamento na Câmara sobre segurança em casas noturnas, disse que apresentará ao plenário da Câmara nesta semana um requerimento de urgência para votação do tema. Ela terá que ter o apoio de 257 dos 513 deputados.

Tragédia
         O incêndio na boate Kiss começou por volta das 2h30 de domingo (27), durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como “sputnik” atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
         O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. O Corpo de Bombeiros informou que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário