quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Um desabafo cidadão e participativo.



             Fui acordado pelo meu coordenador Valdir Oliveira perto das 6:00 hs  comunicando o ocorrido na boate Kiss em Santa Maria começamos a  montar uma cadeia de informação para o pessoal de governo que tínhamos contatos, prefeituras em fim, para  colocarem se a disposição. Fizemos várias ligações, e-mails e quase todos não tinha conhecimento dos fatos. 
                 De pronto toda a estrutura regional do Estado foi colocada em alerta e em pronto atendimento, segurança, pericia, hospitais e farmácias, etc. Adiante começamos a informar e buscar via Facebook uma corrente de solidariedade para doar sangue e busca de informações, necessidades pontuais. Foi extraordinária  pelas 10:30 o Hospital da universidade já alertava que estava com o estoque estabelecido para as necessidades postas, o povo deu retorno imediato as redes sociais.
                   Após começamos  a informar  Blogueiros e observamos que nossa blogosfera é fundamental para a comunicação de nossa região. Os meios de comunicação eletrônicos, as redes sociais mostraram toda sua dimensão de caráter de serviço público a sociedade.
          Colegas como o Valdir Oliveira voluntariamente e com sua responsabilidade, ajudaram no recolhimento dos corpos, contato com familiares no ginásio e em hospitais. A comoção e a solidariedade foram imediatas, não poderia ser diferente. A maioria eram jovens universitários numa confraternização pelo visto mal acomodada pelo gerenciamento da casa.  A maioria morta por asfixia pela fumaça e gás, tragicamente. 
                 A identificação dos corpos, encaminhamentos cartoriais, liberação foram surpreendentemente rápidos pela eficiência coletiva, voluntarismo e determinação das autoridades.  Tudo foi muito rápido, quando víamos estava tanto governo do Estado e Federal operando diretamente onde foi montado a estrutura de gerenciamento de crise e emergência.
                        Houve uma sintonia afinadíssima entre forças militares e civis, governos Municipal, Estadual e Federal. Uma rede de saúde integrada em todas as localidades do Estado e com apoio internacional.
                        Aprendemos muito, trabalhamos muito, choramos muito, adquirimos experiências, mas não gostaríamos que nada disto tivesse acontecido.
                      Nossa Santa Maria e 8ª Regional Funcional de Participação, como todo Estado e País, não serão os mesmos. Estamos Tristes, cansados,  mas mais solidários, experientes e de uma determinada forma infelizmente mais fortes.
                    Temos convicção que as autoridades responsáveis pelas investigações policiais ainda não concluídas, com a coordenação de nosso Governador, que todos os envolvidos na “cadeia de responsabilidades” pela tragédia serão identificados e punidos.

8ª Regional Funcional de Participação Cidadã – SEPLAG /RS.
Valdir Oliveira – Tide Lima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário