sábado, 26 de janeiro de 2013

SANTIAGO TEM HISTÓRIA, TEM PAIXÃO, SANTIAGO DO BOQUERÃO

Um documento importante resgatado dos meus arquivos, um dos primeiros passos para a existência do atual Corede Vale do Jaguari..

SANTIAGO TEM HISTÓRIA, TEM PAIXÃO, SANTIAGO DO BOQUERÃO.                         
                            A história construída neste rincão do estado, está nas primeiras trilhas abertas nas matas pelos índios, os missioneiros, os criadores de animais, as estâncias,  os colonos, os lugarejos, as cidades e suas emancipações.
                        Aqui nesta região nossas vidas estão ligadas pela cultura gerada pelas nossas características de ocupação do solo, pela produção, pela proximidade de nossas famílias no espaço e na historia.
                        Logo ali está a fronteira,  ali as  missões, estamos no vale do Jaguari. Esta é nossa geografia, nossas raízes, nossa história, nosso futuro..
                        Santiago trabalha a anos com suas cidades irmãs na busca de soluções quase sempre para problemas iguais: acesso, infra, escoamento, educação, asfalto, saúde, saneamento,..... emprego e melhor futuro para seus filhos.
                        Tomando Santiago como uma cidade para dar exemplo de nossas características regionais, colocamos alguns pontos. Esta aqui 6 guarnições das forças armadas, com efetivo de cidades de toda a região. Esta aqui o quartel regional da brigada militar com efetivo vindo de toda a região e comandando a segurança de toda a região. Esta aqui a sede do DAER, da policia civil, secretaria de agricultura, e tantos outros órgãos de representatividade regional. Temos um hospital que atende várias localidades, o hospital militar, e um grande número de profissionais da saúde. Esta aqui a URI- Campus Santiago, uma universidade regional, atuando em pesquisa, extensão, na formação dos profissionais do futuro desta região.
                        Tantos outros pontos poderiam ser  levantados de nossas origens características e futuro, porem nesse momento de participação popular no debate fraterno do orçamento do estado, várias são as manifestações de que estamos prejudicados pelo processo de divisão regional do orçamento, manifestado por escrito em momentos anteriores, ao coordenador na regional, a direção da secretaria comunitária, nos fóruns de delegados de Santa Maria dos conselheiros na capital
                        Nossa região esta sendo prejudicada e continuará, se não for revista a  divisão desta regional do orçamento. Esta região é a maior dos debates do OP. As distancias são quase absurdas. Santiago – Cachoeira do Sul , e Santa Maria com sede, com todas  ás características que tem sempre levara vantagens em contra partida a nossa região. Levantamos outro exemplo, a secretaria regional de educação de Santa Maria não é a mesma nossa, mas discutimos no mesmo fórum do orçamento. Itacurubi,  debate  com   a região  Itaqui e não conosco ou com as missões  e esta aqui do nosso lado nossa vizinha, como nós para distante Cachoeira do Sul .
                        Com estas observações, proponho a imediata revisão da divisão da região do OP, e se crie uma nova região que respeite as características históricas, culturais, geográficas, democráticas de nosso povo, de nós filhos do vale do Jaguari, no caminho da fronteira, no caminho das missões.
                        Apelo por um futuro melhor a todos nós, e pela democracia participativa.

                                               Santiago 26 de junho de 2000.

                                   Tide Lima – Delegado do OP por Santiago.

Nenhum comentário :

Postar um comentário