domingo, 27 de janeiro de 2013

Sobre a tragédia de Santa Maria. Tristeza total.

             Fui acordado pelo meu coordenador Valdir Oliveira perto das 6:00 hs me comunicando do ocorrido e por determinação de governador montar uma cadeia de informação para o pessoal de governo estar na medida do possível contatar e com todos agentes para se colocarem a disposição. Fiz várias ligações e quase todos não tinha conhecimento dos fatos. 
                      De pronto toda a estrutura regional do Estado foi colocada em alerta e em pronto atendimento, segurança, pericia, hospitais e farmácia  em fim. Logo após os telefonemas comecei a informar tentar construir uma rede via Facebook e a corrente de solidariedade para doar sangue e busca de informações foi extraordinária  pelas 10:30 o Hospital da universidade já alertava que estava com o estoque estabelecido para as necessidades postas, o povo deu retorno imediato a rede social. Após comecei a postar informações via este Blog e confirmei que nossa blogosfera é fundamental para a comunicação de nossa região. Os meios de comunicação eletrônicos, as redes sociais mostraram toda sua dimensão de caráter de serviço publico a sociedade.
                 Tenho colegas que ajudaram no recolhimento dos corpos e em hospitais, a comoção e a solidariedade foram imediatas, não poderia ser diferente. Tanto o gabinete dos deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira bem como o vice prefeito de Jaguari Sidi Santos, estão no local de identificação dos corpos que em sua grande maioria são de jovens universitários numa confraternização pelo visto mal acomodada pelo gerenciamento da casa.        .                      A maioria mortos por asfixia pela fumaça e vazamento de gás. 
                 A identificação dos corpos vai levar algum tempo ainda. Os corpos dos homens estão mais rápidos de identificar pois a maioria leva a carteira no bolço, das mulheres que usam bolças esta lenta dependendo do reconhecimento dos familiares, que muitos não moram em Santa Maria.
                  Concordo plenamente com Julio Prates neste momento, como aos olhos "divinos" ou sabedorias religiosas buscar explicação para que tantas vidas com tanto futuro serem ceifadas barbaramente. Ja fui a lágrimas várias vezes, e agradeço a Deus que meus filhos não estarem neste momento, talvez com muitos amigos que poderiam estar lá. Mas acredito que é hora de muita oração, transmitir força seja de que forma a estas famílias que passam por este momento.
               Estamos tentando com muita dificuldade de identificar a cidades dos falecidos, 120 homens 112 mulheres no local. Mas há informação de jovens falecidos de Jaguari, Mata e Santiago, mas precisamos de reconhecimento dos familiares para dar a informação.
Nossa região não será a mesma depois deste domingo, Santa Maria sera marcada para o resto de sua história pela morte de tantos jovens, a Universidade Federal ficará de luto eterno.
              As investigações e pericias são profundas e intensas mas parece, parece, que havia falha na segurança interna e imprudência dos artistas, que imbecilmente usou efeitos de risco como sinalizador naval.  
                 

Nenhum comentário :

Postar um comentário