sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Carro elétrico para o RS?


O governador Tarso Genro e sua comitiva conheceram, na manhã desta quarta-feira (07), o projeto de carro elétrico que está sendo desenvolvido pela Renault, na França. Ele foi recebido pelo diretor de Operações para as Américas, Denis Barbier, junto com sua equipe, que detalharam todos os aspectos do novo modelo de veículo.
O carro elétrico chegará às ruas a partir de dezembro, estreando inicialmente como frota dos correios da França, com o modelo Zoé. A estimativa é de que, até 2016, 1,5 milhão de carros elétricos estejam circulando no país. A Renault está desenvolvendo quatro modelos, nos quais investiu 4 bilhões de euros.
O governador detalhou as características do Estado e o interesse em receber uma visita de uma comitiva da empresa ao Rio Grande do Sul para conhecer as potencialidades gaúchas. O Governo gaúcho enviará à direção da Renault um conjunto integral de dados sobre os programas desenvolvidos, o detalhamento dos parques tecnológicos existentes, entre outras informações. "Nos comprometemos em remeter um conjunto de informações à empresa para nos honrar com uma visita e conhecer o Estado", registrou o governador.
Tarso Genro destacou que no Rio Grande do Sul existem mais de 700 empresas na cadeia automotiva em funcionamento. Além disso, destacou a produção de energia elétrica de fontes renováveis, como é o caso das hidrelétricas e da crescente produção de energia eólica, formando uma sincronia com o projeto de veículos não poluentes.
O diretor da Renault presenteou o governador com uma miniatura do primeiro modelo elétrico. O governador retribuiu, presenteando o executivo francês com um livro sobre os costumes gaúchos.
Três motivos levaram a Renault a desenvolver o projeto de carro elétrico: a dependência de petróleo, poluição das grandes cidades e a emissão de gás carbônico. Barbier apresentou dados como o de que 87% da população usuária de veículos faz até 67 km por dia - condizente com a autonomia de um carro elétrico.
Na noite dessa terça-feira, o presidente do grupo Renault-Nissan, Carlos Gongh, encontrou-se com o governador durante o jantar anual da Câmara de Comércio do Brasil na França. 
A visita à Renault foi acompanhada pelo presidente da AGDI, Marcus Coester, o secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Popular, João Motta, e o secretário da Assessoria Superior do Governador, João Vitor Domingues.

Texto e foto: Stela Pastore

Nenhum comentário :

Postar um comentário