segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Deu certo, OK, Sete chaves, e com os burros n'agua.

DAR COM OS BURROS N'ÁGUA:
             A expressão surgiu no  período do Brasil colonial, onde tropeiros que escoavam a produção de  ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à Sudeste, sobre burros e  mulas. O fato era que,muitas vezes, esses burros, devido à falta de  estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões  alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante, o termo passou  a ser usado, pra se referir a alguém que faz um grande esforço, pra  conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.  

GUARDAR A SETE CHAVES:
           No século XIII, os reis de  Portugal adotavam um sistema de arquivamento de joias e documentos  importantes da corte, através de um baú que possuía quatro fechaduras,  sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino.  Portanto, eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado,   devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões  primitivas. A partir daí, começou-se a utilizar o termo "guardar a sete  chaves", pra designar algo muito bem guardado..

OK:
          A  expressão inglesa "OK" (okay), que é mundialmente conhecida pra  significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da  Secessão, no EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam para as  bases, sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa "0 killed"  (nenhum morto), expressando sua grande satisfação, daí surgiu o termo  "OK".

Nenhum comentário :

Postar um comentário