quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Travessia Urbana de Santa Maria: Licitação sai até o fim do ano

Projetos preveem a construção de viadutos, avenidas e duplicação de rodovias no entorno de Santa Maria - O edital de licitação para o projeto da Travessia Urbana, possivelmente o maior investimento no trânsito da história de Santa Maria, deverá ser publicado ainda este ano. As obras, que incluem a construção de viadutos, criação de pelo menos duas novas grandes artérias urbanas (denominadas avenidas) e duplicações de trechos, estão orçadas em cerca de R$ 300 milhões.
Nova Imagem 3 Travessia Urbna de Santa Maria: Licitação sai até o fim do ano


































Articulador dos recursos junto à União, o deputado federal santa-mariense Paulo Pimenta (PT) disse ontem que a Travessia Urbana é a sua prioridade no momento. Ele garantiu que a licitação deverá ser publicada ainda em 2012 e que as obras poderão ser concluídas em dois anos. Junto com essa notícia, o deputado confirmou uma reunião com o prefeito reeleito Cezar Schirmer (PMDB) para viabilizar a liberação de R$ 1,7 milhão retidos em uma conta para a conclusão do Viaduto da Avenida Rio Branco.
“Minha prioridade é a Travessia Urbana, a grande obra em que estou trabalhando. Quero levar o ministro (dos Transportes) para assinar o edital porque queremos publicá-lo ainda este ano”, disse Pimenta, citando as obras previstas no projeto (veja quadro). São, no total, 18 “obras de arte”(nome técnico dado às melhorias nos entornos) além de obras de vulto, como viadutos, duplicações e novas avenidas. Pimenta diz que as obras da Travessia Urbana deverão ser construídas em lotes, por mais de uma empresa. Esse foi o modelo de asfaltamento da BR-158, trecho Santa Maria/Rosário do Sul.

O deputado, que preside a Comissão Mista de Orçamento da União, no entanto, reconhece que há outras duas obras de impacto para melhorar o trânsito fora da Travessia Urbana: a complementação do Viaduto da Gare, no final da Avenida Rio Branco, e a revitalização da Avenida Roraima, que dá acesso ao campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Rio Branco – As tratativas para viabilizar a liberação dos recursos para conclusão do viaduto no final da Avenida Rio Branco ocorreram ontem, em reunião com o diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Tarcísio Gomes de Freitas, e o prefeito Cezar Schirmer. Com a verba restante dos recursos destinados à construção do viaduto, a Prefeitura pretende asfaltar as ruas de acesso ao local e abrir uma ligação com outras vias para melhorar o escoamento do trânsito e garantir a segurança de pedestres. “Desde que encerrou a obra, esse projeto já está protocolado no DNIT, que tem de autorizar o uso desse dinheiro”, explica Pimenta.
Os detalhes da agenda de Schirmer em Brasília serão anunciados em uma coletiva marcada para as 15h de hoje. Schirmer viajou a Brasília com o secretário de Planejamento e Projetos Especiais, Carlos Brasil Pippi Brisola, e o vicepresidente do Escritório da Cidade, Fábio Vasconcelos.


Fonte: A Razão



Nenhum comentário :

Postar um comentário