terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"Pioneiro da música tradicionalista do Rio Grande Do Sul"


   















Honeyde Bertussi,compositor, cantor e acordeonista gaúcho, nascido em 20 de Fevereiro de 1923 na localidade de São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, município de Caxias do Sul, falecendo em 4 de Janeiro de 1996 em Porto Alegre.
Conhecido como o Cancioneiro das Coxilhas, aos quatro anos ganhou de presente de seu pai, Fioravante Bertussi, uma gaita de quatro baixos. Com o tempo, aprendeu a tocar violão e gaita de boca. Após a realização de seus estudos na cidade de Vacaria, onde concluiu o 2º Grau, Honeyde retornou para o campo casando-se no mês de março de 1941 com Haydee Vacchi.
       Em 1942 adquiriu o seu primeiro acordeon uma Todeschini de oitenta baixos. Aos oito de maio de 1942, graças a uma cheia do rio Mulada a orquestra não consegue chegar a tempo de tocar um baile de casamento na localidade onde nasceu, Honeyde foi chamado e tocou o seu primeiro baile, em 1943 compôs a canção Cancioneiro das Coxilhas, sua música predileta. Em 1945 integrou o conjunto, Os Irmãos Bertussi, formado pela família, junto ao pai Fioravante e seus três irmãos Valmor, Wilson e Adelar. Em 1955 lançaram o primeiro LP "Coração Gaúcho" consagrando Os Irmãos Bertussi, em 1956 lançam "O Cancioneiro das Coxilhas" e a partir daí centenas de músicas. Junto com o seu irmão Adelar viaja por todo o Brasil, sendo aclamados como a melhor dupla de todos os tempos. Por intermédio do Rádio, invadiram os lares do Sul do país com sucessos como Coração Gaúcho, São Francisco é Terra Boa, Filho da Saudade, Oh de Casa, Casamento da Doralícia, Cancioneiro das Coxilhas, O Tropeiro e muitas outras.
      Na Rádio Caxias todas as quintas feiras Honeyde apresentava o programa Cancionero das Coxilhas, foi um dos pioneiros dos programas radiofônicos ao vivo. Cantava e tocava músicas regionais, sempre mostrando a rica história do Rio Grande do Sul: aquela que foi escrita "a ponta de lança". Incentivando o culto tradicionalista gaúcho. Honeyde Bertussi brilhantemente conduziu a história musical rio grandense, incentivando e conservando, junto aos Centros de Tradições Gaúchas, o gosto pela música e pelo regionalismo do Rio Grande do Sul.

     Foi conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas", devido ao fato de este ser o nome de seu maior sucesso.
    Iniciou sua carreira artística em 1942. Deixou centenas de composições. Desenvolveu documentários sobre a cultura e a história gaúcha.
    É considerado um pioneiro da música tradicionalista do Rio Grande Do Sul.

"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre."

Nenhum comentário :

Postar um comentário