O Estado retomou o seu desenvolvimento de crescimento econômico e social a partir de uma série de ações do governo com o Conselhão.
O Conselhão completa três anos de funcionamento comemorando intenso diálogo social e 170 propostas implantadas pelo Governo Estadual. Foram 25 recomendações, 46 Diálogos, oito seminários nacionais e internacionais; duas Cartas de Concertação. Só em 2013, foram 111 atividades públicas. Entre elas oito Diálogos sobre o Novo Modelo de Pedágios, com mais de três mil participantes resultando em tarifas menores e fim da praça de Farroupilha.
Após as mobilizações de rua, o Conselhão debateu e sugeriu propostas ao Passe Livre Estudantil, legado da Copa 2014, a política de segurança nas manifestações e ao enfrentamento à corrupção nas estruturas públicas. Esta dinâmica mostra um Conselhão vivo, que debate, planeja e realiza, uma dinâmica fundamental para essa retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
O mais importante neste balanço não são os números, mas o efeito deste diálogo no cotidiano dos gaúchos e gaúchas. O RS retoma o seu desenvolvimento em direção a um círculo virtuoso de crescimento econômico e social. Isso se deve a uma série de ações e programas promovidos pelo governo com a contribuição do diálogo plural do Cdes-RS.
Reestruturamos a previdência pública e renegociamos a dívida com a União, que deixou de ser impagável e ainda permitirá o aumento de investimentos. A receita estadual de ICMS, que já havia registrado crescimento de mais de 9% nos dois primeiros anos, ultrapassa os 13% em 2013, maior crescimento do Sul e Sudeste. O PIB gaúcho previsto para esse ano, em torno de 6%, será mais que o dobro do nacional. As previsões para 2014 são de continuidade do crescimento.
É o terceiro estado brasileiro em volume de exportações. A safra gaúcha bate recordes e a indústria cresceu 6,1%, o maior crescimento segundo pesquisa do IBGE, enquanto a média brasileira situa-se em 1,6%. O estado pode ainda comemorar o segundo menor desemprego do País, e o menor índice das regiões metropolitanas.
É um dos quatro melhores estados em investimento, o 3º em captação do PAC além de captar R$ 30 bi em investimentos privados e mais de R$ 10 bi para investimento público estadual.
Para 2014, o grande desafio é fortalecer ainda mais o Conselhão como espaço de diálogo de iguais, não de vencidos e vencedores, onde se promove a construção conjunta de políticas de Estado que supera o debate paroquial e a estagnação.
Encerramos este ciclo do Cdes-RS de três anos de trabalho solidário e voluntário, com a soma de esforços para semear o futuro, tendo o respeito às diferenças como prática e o diálogo para o desenvolvimento como forma de construção coletiva. Os resultados dessa vivência de homens e mulheres de boa vontade é a melhoria na qualidade de vida dos gaúchos e gaúchas e um lugar mais prazeroso para viver e sonhar.
Marcelo Danéris
Secretário-executivo do Cdes-RS
Nenhum comentário :
Postar um comentário