quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Empresa de painéis solares chinesa instalará unidade em São Leopoldo


Acerto foi feito nesta quarta-feira na sede da empresa em Pequim - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Acerto foi feito nesta quarta-feira na sede da empresa em Pequim - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
A Hanergy, maior empresa privada de energia renovável da China, vai instalar uma unidade no Parque Tecnológico Tecnosinos, em São Leopoldo. O acerto foi feito nesta quarta-feira (04), em Pequim, pela direção da empresa, com o titular da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, e a gestora do Tecnosinos, Susana Kakuta. 

Fundada em 1994, a Hanergy Holding Ltd., é a maior empresa privada da China na área das energias renováveis. A companhia possui e opera usinas hidrelétricas, eólicas e usinas de energia fotovoltaica em todo o planeta. A Hanergy conta com seis filiais pelo mundo: na Ásia, África, Europa e América Latina (Chile). 

O governador Tarso Genro ressaltou que a vinda da Hanergy para o Tecnosinos será uma parceria de grandes possibilidades para o RS. "Além disso, reflete o sucesso através de resultados da nossa articulação internacional e da integração com a academia e com nossas incubadoras tecnológicas, através do Tecnosinos", disse. 

O secretário Cleber Prodanov informou que a planta da Hanergy no Tecnosinos contará com o apoio do Programa Gaúcho de Parques Tecnológicos e Incubadoras (PGTEC), que financia parte da instalação. "É um momento ousado. Nós não temos uma produção qualificada no Brasil. Estamos falando de alta tecnologia. Esqueçam os painéis solares instalados em muitas casas. O Brasil ingressará no século XXI da energia fotovoltaica", destacou. Para a gestora do Tecnosinos, Susana Kakuta, a instalação da Hanergy "consolida o RS como principal polo na fabricação de semicondutores no país". 

Tecnologia 
Os painéis solares produzidos pela Hanergy utilizam a tecnologia de película fina, promovendo maior eficiência energética. A produção de energia permanece constante mesmo com céu nublado, névoa ou em situações de baixa exposição à luz solar. A tecnologia usada também possui um processo de produção muito mais eficiente que leva muito menos energia para produzir os painéis. "São inúmeras as aplicações. Essas películas podem ser usadas em prédios ou até mesmo fixadas em vidros para carregar celulares e câmeras fotográficas", afirmou o titular da SCIT. 

Próximos Passos 
O Governo do Estado, vai acompanhar o desenvolvimento do plano de negócios da instalação da Hanergy no RS. A intenção é acelerar o processo para receber o projeto até abril de 2014.

Nenhum comentário :

Postar um comentário