Raul Pont, Tarso,Olivio,Lula, Bisol.
Quando chegam aos governos, os partidos tendem a se esvaziar em seus propósitos e perdem bases sociais. São muitos os exemplos de grandes partidos que ocuparam poderes locais ou ascenderam ao cargo máximo da República e nunca mais se recuperaram do exercício de governo. Com o Partido dos Trabalhadores, esta máxima não se confirma. Hoje, quando comemoramos 31 anos de fundação, nos orgulhamos em apresentar números que não só comprovam a sua ascendência, mas a crescente aprovação das brasileiras e brasileiros.
O PT tem a preferência de mais de 35% do eleitorado, avança para mais de 1,5 milhão de filiados, tem a maior bancada de deputados federais brasileira (88 deputados), a segunda maior bancada no senado (15) e atua como prefeito, vice e compõe governos em quase mil cidades do Brasil, além de ocupar o governo de cinco Estados. No Rio Grande do Sul, o PT está em mais de cem prefeituras. No Vale do Sinos, estamos à frente de um grande número de prefeituras que atuam exemplarmente para todos e todas, com lideranças que contribuem para o crescimento político do partido e afirmação de nossas propostas, como o prefeito Ary Vanazzi que, em seis anos, produziu, em parceria com o governo Lula, uma verdadeira transformação na vida dos leopoldenses.
Ou seja, o partido continua em franco crescimento e aceitação após ter cumprido dois governos federais com Lula, companheiro que fez história ao registrar a maior aprovação de um governante brasileiro (87% de bom e ótimo). Aliás, hoje continuamos fazendo história com a presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher a ocupar o cargo máximo da República do nosso País. No Estado, também vivemos uma situação de crescimento, e a comprovação veio por meio da eleição de Tarso Genro no primeiro turno, quebrando uma antiga marca política gaúcha.
Ao olharmos esta trajetória, acreditamos que a boa aceitação do PT, 31 anos após sua fundação, se deve ao fato de o partido governar fortalecendo a democracia e o papel do Estado na economia, invertendo prioridades e atuando para todos e todas, principalmente para quem mais precisa de sua ação. Mas, também, é um partido que atua em parceria com a iniciativa privada para fortalecer a sociedade e o interesse público.
Contudo, percebemos que a sociedade está encontrando no PT muitos dos símbolos que renovam a política e contribuem para superar condições de atraso no Brasil. São mulheres e homens que estão quebrando velhos paradigmas que estacam a melhoria de vida do nosso povo. Mais de três décadas depois, afirmo que estamos cientes de nossas responsabilidades e cada vez mais atuantes e dedicados, pois sabemos que ainda há muito o que fazer. E é com este pensamento, de que há muito o que fazer, que assumo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Me orgulho em ser a primeira mulher leopoldense a ocupar o cargo e reafirmo aqui meu compromisso de continuar honrando o PT e a confiança de todos os gaúchos.
De Ana Afonso.
Nenhum comentário :
Postar um comentário