segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Rede Estadual de ensino volta às aulas






Nesta segunda-feira (28), o secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo, será o responsável pela aula inaugural para os estudantes do Instituto da Educação. Após, num ato simbólico - que será um passeio pelas dependências da escola, firma seu compromisso de preservar e resgatar o valor histórico da instituição de ensino. "Será uma forma de demonstrar nossa preocupação com este importante patrimônio coletivo da sociedade gaúcha", disse Azevedo.

A primeira-dama do Estado, Sandra Genro, participará da solenidade, praticando um de seus hobbies: a fotografia. "Aproveitaremos o talento de Sandra para marcar o início de uma nova fase para a educação gaúcha, em que o diálogo e a transversalidade de temas serão constantes", declarou Azevedo, ao explicar ainda que as fotos de Sandra servirão para preservação da memória do Instituto.

Ano letivo

Em todo estado, as atividades de volta às aulas mobilizarão o contingente de 1, 1 milhão de alunos, que inicia na próxima semana o ano letivo nas mais de 2,5 mil escolas da rede pública estadual. Em algumas regiões, como Caxias do Sul, por exemplo, por conta dos convênios de transporte escolar entre Estado e os municípios, as aulas tiveram início na última segunda-feira (21).

A Secretária de Educação está trabalhando para o início do ano letivo com diversas atividades nas regiões das 30 Coordenadorias regionais de Educação, assegurando que as escolas estejam supridas com os recursos necessários para o desenvolvimento das aulas, e orientando as comunidades escolares sobre a retomada das aulas.

Para o ano letivo de 2011, estão sendo programadas ações de convergência com os eixos norteadores do trabalho da atual gestão da Secretaria, como as políticas de formação permanente dos professores, recuperação física dos espaços escolares, incluindo a modernização tecnológica e a valorização e o diálogo permanente com os educadores.

De acordo com o secretário José Clóvis de Azevedo, o ano letivo de 2011 será de novidades para os estudantes das escolas públicas estaduais, especialmente no que se refere ao papel dos jovens. "Queremos desenvolver a cultura do protagonismo juvenil no processo pedagógico. Incentivaremos a participação dos jovens em todas as instâncias, principalmente, nos grêmios estudantis, organizando sua representação para que possam manter um diálogo constante com todas as representações da comunidade escolar nas instituições de ensino", explicou.

No que se refere aos recursos humanos, Azevedo esclareceu que estão sendo feitas contratações necessárias para o banco de cadastros temporário de professores. "Já renovamos 17 mil contratos emergenciais e chamaremos mais dois ou três mil, conforme as necessidades provenientes das demandas de matrículas. Nosso objetivo é assegurar um início de ano letivo tranquilo, com professores dentro das salas de aula", declarou. Atualmente a rede estadual conta com 77 mil professores ativos, entre concursados e contratados.

Ainda dentro de uma política de gestão democrática, a Secretaria de Educação desenvolveu o calendário escolar 2011 com participação das coordenadorias regionais da Educação (CREs), que relataram apontamentos feitos pelas escolas. A meta é intensificar a participação para o próximo ano, construindo um calendário em conjunto entre CREs e as direções das escolas, reforçando a importância desta ferramenta pedagógica e administrativa.

De acordo com o calendário escolar 2011, as aulas estão previstas para ocorrerem até o dia 22 de dezembro, contemplando os 200 dias letivos e 800 horas/aula por ano exigidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional.

Por Site governo RS.

Nenhum comentário :

Postar um comentário