sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Valdeci Oliveira, outro guerreiro por Santiago e Região.

Valdeci de Oliveira: de operário e prefeito a “soldado do governo”



Deputados Chicão e Valdeci Oliveira, parceiros por Santiago e Região.




Prefeito de Santa Maria por duas gestões, Antônio Valdeci Oliveira de Oliveira, 53 anos, chega pela primeira vez ao Parlamento gaúcho depois de ser vereador, deputado federal e de governar o Município entre 2001 e 2009. De um total de 64.163 votos conquistados, 46.527 votos vieram de sua terra natal, de onde veio praticamente eleito, na maior votação da história de uma candidatura individual a deputado estadual no município. Foi o quarto mais votado de sua bancada, recebendo votos em 260 cidades.

Nascido em São José da Porteirinha, interior da cidade de Dilermando de Aguiar, metalúrgico de profissão, o parlamentar é casado com Elaine Pinheiro de Oliveira e pai de duas meninas: Tamara e Diossana.

Seu trabalho começou no campo, ainda menino, depois tornou-se comerciário e, por fim, metalúrgico em Santa Maria e Gravataí. “Busquei no movimento comunitário e no sindicalismo espaços para exercitar um sentimento que sempre carreguei comigo: a solidariedade”, diz.

A luta no movimento comunitário e a organização sindical o projetaram no mundo político. Em 1988, elegeu-se vereador em Santa Maria pela primeira vez. Após ser reeleito em 1992, preparou-se para um passo maior: ser deputado federal. Suplente em 1994, assumiu o mandato e reelegeu-se em 1998. No ano 2000, candidatou-se a prefeito da sua cidade. Fez uma campanha onde buscou envolver a população, especialmente a dos bairros e vilas, e venceu. Foi o primeiro operário a administrar Santa Maria e, quatro anos depois, o primeiro prefeito a ser reeleito em toda história do município.

Nenhum comentário :

Postar um comentário