quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pimenta cobra do Congresso medidas de restrição à publicidade de cerveja.

IMG_4411O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) criticou no Plenário da Câmara o incentivo ao consumo de álcool em todo país. De acordo com o parlamentar gaúcho, restringir a publicidade de bebidas alcóolicas deve ser uma das prioridades do Congresso Nacional. Segundo Pimenta, dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o álcool é o agente causador de quase 4% das mortes do mundo, vitimando mais do que a violência e doenças como AIDS e Tuberculose. O público jovem, especialmente do sexo masculino, representa a maior parte das vítimas.
Para Pimenta, tratar com mais vigor, restringir e fiscalizar a publicidade de bebidas alcóolicas são estratégias fundamentais para reduzir o número de acidentes de trânsito e os índices de violência no país. "O Brasil é o único lugar do mundo onde não há uma relação direta entre publicidade de cerveja e mortes de jovens no trânsito. Agora no período que antecede o carnaval, por exemplo, o incentivo ao consumo de álcool chega ao seu ápice, originando uma verdadeira guerra das cervejas", criticou Pimenta. 
O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, aproximadamente 12 bilhões de litros por ano. A estimativa é que o mercado movimente mais de R$ 108 bilhões em 2011. Segundo Pimenta, o sucesso do mercado da cerveja é diretamente proporcional ao aumento do prejuízo do sistema de saúde e dos indicadores de mortes de trânsito.
Estudos apontam que o Ministério da Saúde compromete R$ 28 bilhões de seu orçamento, montante que representa mais de um terço dos recursos da saúde, no tratamento de vítimas do trânsito. Hoje, mais 50% dos leitos em hospitais estão ocupados com pessoas que se envolveram em acidentes.

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