segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aliança eleitoral em Porto Alegre, um imbróglio ainda não resolvido


Nos últimos dias, Porto Alegre viveu intensas articulações políticas. Em meio às comemorações dos 50 anos da Campanha da Legalidade e às atividades do 5º Congresso Nacional do PDT, aprofundaram-se as discussões sobre a composição de chapas para a disputa eleitoral pela Prefeitura da capital.
Leia Mais:
Carlos Lupi, presidente nacional do PDT e ministro do Trabalho do governo Dilma (PT), manteve reuniões com os presidentes estadual do PT, Raul Pont, e municipal, Adeli Sell, com o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), e também com o governador do Estado, Tarso Genro (PT). Seu objetivo é o de atrair o PT para a composição de uma aliança que agregue PDT, PMDB e PT e viabilize a reeleição de José Fortunati (PDT) como prefeito de Porto Alegre.
Na visão de Lupi, que é convergente com as declarações de Genro e de Villaverde, deve ser mantida e ampliada, em Porto Alegre, a aliança partidária já existente nos níveis federal e estadual (ainda que o PMDB seja oposição no nível estadual) e que tornou possível a eleição e vem contribuindo para a estabilidade dos governos Dilma Rousseff e Tarso Genro. Ficariam de fora desta grande aliança, no entanto, o PSB e o PCdoB, que também integram a base de apoio dos governos liderados pelo PT em nível estadual e nacional, mas que apostam na candidatura de Manuela D’Ávila no nível municipal.
As resistências maiores ao acordo que Lupi se dedica a construir são expressas por Pont e Sell. Na condição de presidentes estadual e municipal do PT, ambos insistem na necessidade da manutenção do protagonismo petista na capital. À frente da Prefeitura de Porto Alegre durante 16 anos, por meio de renovação consecutiva de quatro mandatos, consideram que o PT tenha condições de reconquistar a supremacia eleitoral na cidade.
Em nome desta convicção, várias lideranças já se apresentaram ou foram sugeridas como pré-candidatos petistas: Adão Villaverde, Adeli Sell, Henrique Fontana, Maria do Rosário e Raul Pont. Ainda que o PT os apresente como possíveis cabeças de chapa, o partido se afirma disposto a negociar com os demais e não fecha a possibilidade de aceitar um papel coadjuvante, aceitando a candidatura a vice-prefeito.
As articulações entre PDT, PMDB e PT são difíceis, uma vez que PMDB e PT, ainda que aliados no nível federal, são adversários ferrenhos no nível estadual, a ponto de o PMDB-RS não ter apoiado a campanha do seu próprio presidente nacional, Michel Temer, à vice-presidência da República na chapa de Dilma Rousseff.
Por seu lado, o PT condicionou uma possível aliança com o PDT ao rompimento deste último partido com o PMDB e os demais partidos que integram hoje a aliança de governo em Porto Alegre. Para satisfazer o PT, Fortunati (PDT), que se tornou prefeito depois da renúncia de José Fogaça (PMDB) para concorrer ao governo do Estado, teria que retirar as secretarias municipais e os cargos hoje em mãos do PMDB, do PPS e do PP.
Ainda que possa parecer pouco provável, diante deste quadro, uma composição entre o PDT e o PT, ela não é de todo inviável. Caso opte por ceder a cabeça de chapa, por entender que é importante a manutenção e ampliação da atual aliança de nível estadual, uma composição do PT com o PDT de Fortunati seria mais oportuna do que com o PSB e o PCdoB de Manuela. Por se tratar de um primeiro mandato, caso seja eleita, Manuela poderá se candidatar à reeleição em 2016. Com isto, o PT correria o risco de ficar fora do controle político de Porto Alegre por mais oito anos. Aliando-se ao PDT, como Fortunati não poderá disputar um terceiro mandato, o período de espera do PT para tentar reconquistar a prefeitura da capital se reduziria à metade.
Caso a aliança PDT/PT venha a se concretizar, crescem as chances de Adeli Sell, hoje exercendo seu quarto mandato como vereador, se tornar o candidato a vice-prefeito. Será pouco provável que qualquer um dos demais pré-candidatos petistas aceite o papel de vice-prefeito. Maria do Rosário é deputada federal e ministra de Direitos Humanos, Adão Villaverde é presidente da Assembleia Legislativa, Henrique Fontana é deputado federal e Raul Pont é deputado estadual e já foi vice-prefeito e prefeito de Porto Alegre. Dificilmente aceitariam um papel de menor protagonismo.
Sem a aliança com o PT, as chances eleitorais de Manuela D’Ávila e da coligação PCdoB/PSB se reduziriam em muito. Restaria a possibilidade de uma aliança que incorporasse os partidos à direita, como o PTB e o PP, com os quais os comunistas e socialistas mantém pouca afinidade ideológica e proximidade política. Além disso, nenhum destes dois partidos  tem presença eleitoral marcante em Porto Alegre. Seria uma conjunção de partidos pequenos, sem afinidade política e sem peso eleitoral. Manuela, que é deputada federal, mesmo já tendo sido derrotada em campanha à prefeitura, alimentaria e aumentaria o eleitorado que a reconduziria à Câmara Federal, mas dificilmente venceria a disputa pelo Paço Municipal de Porto Alegre.
Restaria, ainda, a possibilidade de o PMDB apresentar candidatura própria ou se agregar à chapa de Manuela, compondo com o PCdoB e do PSB uma nova aliança. Sozinho, as chances eleitorais peemebistas seriam mínimas em Porto Alegre. Na capital, o PMDB nunca teve grande força eleitoral. A eleição de Fogaça contou com o apoio do PP e para sua reeleição foi fundamental a inclusão do PDT na aliança. Aliado com o PCdoB e com o PSB e agregando também o PP e o PTB, o PMDB renovaria suas chances eleitorais em Porto Alegre, mas continuaria desempenhando papel secundário na articulação e em um possível governo.
Muita água há de rolar ainda, portanto, até que o quadro eleitoral em Porto Alegre se delineie com maior clareza. Tem sentido, no entanto, a declaração de Carlos Lupi, no 5º Congresso do PDT, de que já enfrentou coisas mais difíceis do que a costura de uma eventual aliança PDT/PMDB/PT. As chances de ela vir acontecer, ainda que remotas, existem.

sul21.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário