sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gaúchos e Catarinenses prometem obstruir a pauta de votação no Congresso em defesa do carvão mineral



IMG_5607Em reunião conjunta, os deputados e senadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deram como prazo final a próxima terça-feira (20 de setembro) para que o Governo Federal reverta a decisão da portaria 498, editada pelo Ministério das Minas e Energia, que impossibilita a participação do carvão mineral no leilão de energia A-5 de 2011, previsto para 20 de dezembro. Essa situação inviabiliza investimentos no Estado em torno de R$ 7 bilhões.
Os parlamentares prometem obstruir a pauta de votação no Congresso Nacional como forma de pressionar o Planalto. Para o coordenador da Bancada Gaúcha, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), a norma é um equívoco, pois “demoniza o carvão” como fonte de energia e o Rio Grande do Sul é o estado brasileiro mais prejudicado, pois possui aproximadamente 90% das reservas no país.
“Confiamos na Presidente Dilma, que é uma pessoa sensível às questões do Rio Grande do Sul e tem profundo conhecimento nos assuntos relacionados a matrizes energéticas. Ela sabe que a Metade Sul do nosso Estado não é uma região industrial, e que a exceção são as indústrias de carvão que geram renda e têm um peso social muito grande para essa população”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário