quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Governo e prefeituras instituem Grupo de Gestão Integrada do Pac Mobilidade.


Secretários e prefeitos reuniram-se no auditório da Seplag / Foto; Pedro Revillion/Palácio Piratini
Secretários e prefeitos reuniram-se no auditório da Seplag / Foto; Pedro Revillion/Palácio Piratini

Responsável por orientar a requalificação e a implantação de sistemas de transporte na Região Metropolitana, foi instituído nesta quarta-feira (6) o Grupo de Gestão Integrada do PAC Mobilidade, que vai trabalhar por uma maior integração entre nove municípios da Grande Porto Alegre. Além da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, o grupo gestor é formado pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente, Fazenda, Metroplan e nove prefeituras. 

Serão realizadas reuniões semanais para acelerar os ajustes dos projetos contemplados com recursos do Governo Federal, por meio do PAC Mobilidade Grandes Cidades. Para o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, com a instituição do grupo, os ajustes dos projetos contemplados com recursos do Governo Federal serão mais rápidos e objetivos. "Queremos concluir o mais breve possível, levando em conta que alguns municípios já tinham seus projetos prontos e outros ainda necessitam de ajustes". 

O superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - Metroplan, Oscar Escher, disse que a proposta do Estado visa a integrar o transporte público de Cachoeirinha, Gravataí e Alvorada com o futuro metrô de Porto Alegre, conectar Viamão com o corredor da Avenida Bento Gonçalves, além da conexão de Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo com a capital gaúcha. "Com estas obras estamos levando o sonho da identidade e da integração metropolitana. Não podemos aceitar hoje sistemas tarifários que não conversam". 

O prefeito de Porto Alegre, José Furtunati, representando os demais prefeitos de oito municípios, ressaltou que é impossível falar de mobilidade na Região Metropolitana nos dias de hoje sem que haja interligação. "Com estas obras estaremos dando um salto de qualidade entre os municípios, Governo do Estado e Governo Federal". 

Projeto dos Corredores Metropolitano - Obras previstas 

Porto Alegre: 4 quilômetros 
Corredor exclusivo de ônibus entre estação final da Avenida Assis Brasil (Fiergs) e entrada de Cachoeirinha: 2 quilômetros 
Corredor exclusivo de ônibus entre Lomba do Pinheiro - campus da UFRGS - 
Viamão = 2 quilômetros 

Gravataí: 8,8 quilômetros 
Corredor com faixa exclusiva de ônibus na Avenida Dorival Oliveira 

Alvorada: 4,8 quilômetros 
Corredor com faixa exclusiva de ônibus na Avenida Presidente Vargas 

Viamão: 5 quilômetros 
Corredor com faixa exclusiva de ônibus na Avenida Salgado Filho 

São Leopoldo: 4,7 quilômetros 
Corredores exclusivos para ônibus 
Cachoeirinha = 4,6 quilômetros 
Corredor exclusivo para ônibus na Avenida Flores da Cunha 

Novo Hamburgo: 4 quilômetros 
Corredor exclusivo para ônibus na Avenida Hugo 

Sapucaia do Sul: 5 quilômetros 
Melhorias no sistema de transporte público 

Esteio: 12 quilômetros 
Faixa exclusiva de ônibus na Avenida Presidente Vargas, Padre Claret, Dom Pedro e ruas Fernando Ferrari e Salgado Filho

Nenhum comentário :

Postar um comentário