Secretários João Motta e Mari Perusso entregam documento ao deputado Pedro Westphalen / Foto; Vinicius Reis - Agência ALRS
A Mensagem do Governador à Assembleia Legislativa foi entregue na manhã desta sexta-feira (1º), na primeira sessão do ano no Parlamento gaúcho. Representando o chefe do Executivo estadual, o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e a secretária adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, destacaram as principais ações do Governo do Estado no ano de 2012. O presidente da Casa, deputado Pedro Westphalen, recebeu o documento e reafirmou o diálogo entre o Legislativo e o Executivo.
"Esse princípio de transparência e participação da Assembleia Legislativa, através do presidente que assume neste momento é importante porque estabelece esta relação de controle e fiscalização entre o Parlamento e o Estado", disse João Motta. O secretário afirmou ainda que a parceria faz com que o Rio Grande do Sul cresça ainda mais, na medida em que todos atores estejam envolvidos no processo.
Para Mari Perusso, a mensagem traz a realidade do Estado, além de questões significativas, como a aplicação de 12% do Orçamento estadual na Saúde, conforme manda a Constituição, e os investimentos já inseridos no Orçamento para execução neste ano. "É um momento constitucional, mas um momento político importante para o Estado", disse.
O presidente do Legislativo, deputado Pedro Westphalen, afirmou que fez questão de receber a representação do Governo pessoalmente, como gesto de valorização da harmonia entre os Poderes. "É um gesto de aproximação e de entendimento, ao cumprir essa necessidade protocolar", declarou.
A mensagem enviada pelo governador Tarso Genro relata a situação do Estado e os planos do Governo para o ano, conforme estabelece o artigo 82 da Constituição Estadual.
Nenhum comentário :
Postar um comentário