sábado, 2 de fevereiro de 2013

O surgimento da Universidade Regional Integrada.


           “ O  surgimento da Universidade Regional Integrada, com investimentos de um milhão, através do reconversul criam um polo de ensino e cultural de destaque. Esta levanta, em concordância com os legislativos e executivos municipais, da criação de Conselho de Desenvolvimento do Vale do Jaguarí, como condição primeira e fundamental para discutir o desenvolvimento regional. Desmembrando-se do CORED da Regional Centro, haja visto que a diferenciação cultural, econômico e estrutural são enormes o que gera que Cidades como Santa Maria, Cachoeira do Sul e Caçapava polarizem e priorizem suas visões dentro deste.”
                Texto extraído da Proposta de Desenvolvimento para a Micro-região do Vale do Jaguarí – do Relatório da Comissão de Transição do Diretório Municipal de Santiago – PT, de 02 de dezembro de 1998, a Comissão do Governo da Frente Popular eleito neste mesmo ano.

COREDE VALE DO JAGUARÌ   -    MOMENTO.

                Os movimentos organizados de Santiago, durante anos debatem a necessidade do desmembramento político e geográfico da Região Centro, são seus empresários resistindo bravamente a juros de mercado, taxas e impostos; são recursos de pesquisa e extensão que não chegam ao ensino superior; são os debates temáticos numa vasta região, onde outros pólos de desenvolvimento priorizam suas visões, é o respeito a esta comunidade ligada não só pela proximidade física, mais também pela construção histórica e cultural.
                Na elaboração dos primeiros atos do governo popular, o PT Santiago sugeriu para desenvolvimento da micro-regional Vale do Jaguari, o desmembramento da Regional Centro, e nos primeiros atos do Orçamento Participativo, a comunidade Santiaguense ressaltou esta necessidade, sendo no segundo OP votada por unanimidade e este ano aprovada em todas as assembléias do 0P nas cidades  da região.
A luta da construção deste movimento político social integrado com as Prefeituras, Câmaras de vereadores e forças organizadas teve meu empenho como presidente do PT Santiago e Vereador, tendo esta luta  marcado meu mandato, até mesmo pela deliberação partidária local. Minha atribuições  hoje é  presidir a Comissão Regional Pró criação do COREDE Vale do Jaguari, integrada pelas Prefeituras e Câmaras Municipais das cidades de Santiago, Capão do Cipó, São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul, Unistalda, Jaguari, São Vicente, Mata, Cacequi, Bossoroca, Itacurubí e  Manoel Viana, trabalho este acompanhado e fiscalizado pela população via imprensa regional.
                 Na última sexta feira dia 25 de maio de 2001 a convite do  Secretário do Interior Dirceu Lopes, o coordenador do processo de regionalização  Gildo Lima, e Maria Glória, chefe de divisão  de apoio aos COREDES da Secretaria do Planejamento.   , organizamos uma comitiva extremamente representativa, com quatro Prefeitos, vários Vereadores das cidades irmãs e a imprensa regional, com o objetivo de aprofundar o tema e construir uma agenda política administrativa para avançarmos neste pleito.
                Lamentavelmente desprezando todo o nosso esforço e empenho pelo deslocamento, não alcançamos nossos objetivos, pois os companheiros proponentes da audiência, inexplicavelmente, não compareceram, fazendo se representar pelo Sub-Secretário e dois funcionários da Secretária de planejamento que não possuíam embasamentos para discutir o tema, desconheciam a realidade regional e a historia do movimento, frustrando-nos e desconstituindo a minha liderança enquanto representante local do Governo Democrático e Popular.
                É importante salientar que a regionalização proposta pelo Governo Estadual se dá em cima da pura divisão herdada dos COREDES elaborado pelos governos anteriores sem nenhuma proposta de desenvolvimento regional, meramente a centralizando os órgãos públicos.
                Como este movimento está enraizado na convicção que para o desenvolvimento regional é necessário criarmos fórum específico e peculiar de discussão temática. É uma manifestação séria, ética, pluripartidária e avança a passos firmes, gostaríamos da presença efetiva do Governo Democrático e Popular, aproveitando a oportunidade impar de concretizar esta demanda que representa a retomada do desenvolvimento integrado e integrador de nossa região.
                Aguardamos manifestação, por escrito, da visão do Governo sobre nossa demanda, visto que na referida audiência não foi possível percebe-la.
                Sem medo de ser feliz e profundamente empenhado no fortalecimento do projeto Democrático e Popular na região
                                              
                                                               Santiago(RS), 28  de maio de 2001


                                                                         
                                                                      Com. Pró Criação COREDE Vale do Jaguari
                                                                             
                                                                                              

Nenhum comentário :

Postar um comentário