domingo, 9 de janeiro de 2011

Cultura encerra seleção de projetos na próxima segunda-feira (10)


O Ministério da Cultura (MinC) encerra na próxima segunda-feira (10) as inscrições de vários editais. O ministério vai selecionar projetos culturais nas áreas de circo, dança e teatro, artes visuais, música, livro e leitura e diversidade cultural. O encerramento das inscrições se dá após uma prorrogação do prazo inicial, que era 10 de dezembro. As inscrições podem ser feitas no site do Ministério da Cultura.

Veja a lista de editais:
Prêmio Procultura de estímulo ao circo, dança e teatro
O edital visa estimular instituições que possuam ação de espaços cênicos, em atividade ou que necessitem de revitalização, ou de espaços públicos abertos que se caracterizam como sedes públicas de núcleos de circo, dança ou teatro. O intuito é apoiar e reconhecer atividades focadas na programação artística. Objetiva, ainda, reconhecer projetos de produtores artísticos, nas áreas de circo, dança e teatro que venham promovendo a diversidade temática e estética, bem como ações de formação de platéia.
Prêmio Procultura de estímulo às artes visuais
Premiará projetos na área de artes visuais, em reconhecimento e estímulo a ações de criação artística, profissionalização, arte-educação e formação de plateias e projetos na área.
Prêmio Procultura de apoio à banda de música
O edital premiará conjuntos musicais qualificados como banda de música, banda sinfônica, banda de concerto, banda musical, banda filarmônica ou sociedade musical, em âmbito nacional. A finalidade é reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, visando a sua sustentabilidade e proporcionando a aquisição de instrumentos de sopro e de percussão.
Prêmio Procultura de palcos musicais permanentes
Visa apoiar espaços privados que vêm abrigando apresentações musicais, de forma continuada e em território nacional. Serão escolhidos projetos que estimulem e reconheçam a programação artística, e/ou que melhorem a infraestrutura destes espaços.
Prêmio Procultura de apoio a festivais e mostras de música
Estimulará festivais e mostras nacionais e internacionais de música popular e/ou erudita, realizados no território brasileiro, que promovam espetáculos e atividades de formação, difusão e reflexão na área musical.
Prêmio Procultura núcleo de formação cultural da juventude negra
Estimulará jovens negros que têm participação relevante na área da cultura afrobrasileira, a fim de capacitá-los tecnicamente para atuar como agentes culturais que produzam um novo pensamento. E que construam e disseminem conhecimento sobre conteúdos da história e cultura afrobrasileira em parceria com universidades  e entidades sócioculturais.
Prêmio Procultura para programação cultural de livrarias
Tem o objetivo de reconhecer e estimular projetos culturais de livrarias de pequeno e médio portes que busquem desenvolver programações culturais voltadas à promoção do livro, leitura e literatura.
Ministério da Cultura

Nenhum comentário :

Postar um comentário