sexta-feira, 29 de junho de 2012

População do Estado vota projetos regionais prioritários na próxima quarta-feira


1 º Etapa - Reunião Regional na URI com os Comudes e comunidade regional. 


                              2º Etapa - Assembleias municipais. Foto de Nova Esperança do Sul.



             A população do Rio Grande do Sul vota na próxima quarta-feira (4 de julho) os projetos regionais e as prioridades estratégicas para o RS, dentro do Sistema Estadual de Participação, implantado pelo Governo do Estado. Ao todo, são 422 projetos distribuídos nos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do RS, com a destinação de R$ 165 milhões da verba do Orçamento de 2013. A votação poderá ser feita em cédulas, que estarão disponíveis nas prefeituras e prédios municipais e estaduais, além das agências do Banrisul, bem como pela internet e dispositivos móveis, como celulares e smartphones.
      A apresentação do processo da Votação de Prioridades ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), em entrevista coletiva do governador Tarso Genro, durante café da manhã no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. "Nossa ambição, que talvez não possa ser cumprida na sua integralidade, mas queremos chegar bem perto disso, é de constituir uma experiência no Rio Grande do Sul de combinação da democracia representativa, estável, previsível e que fundamenta o processo democrático, com a participação direta da cidadania. E para isso, consolidar e ir mais além do Orçamento Participativo, em nível estadual", afirmou. O governador projeta superar o número de votantes do ano passado, que foi de 1,130 milhão.

Projetos prioritários
    O secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag), João Motta, explicou que cada cédula terá um máximo de 20 projetos prioritários, definido pelas plenárias realizadas em cada uma das regiões do Estado, e também as prioridades estratégicas discutidas nas assembleias municipais. "A votação é uma das etapas finais do ciclo de debates sobre o Orçamento do Estado 2013, que nesse ano tem como novidade a utilização do telefone celular", informou Motta.

     A votação das prioridades faz parte da quarta etapa do processo, iniciado em abril, quando foram mobilizadas sete mil pessoas. Na etapa seguinte foram realizadas 494 assembleias municipais, somando 60 mil pessoas. Os fóruns regionais, que reuniram 1.807 delegados, eleitos nas assembleias regionais, fizeram parte da terceira etapa, que segue com o Fórum estadual entre julho e agosto, com 170 delegados, onde será fechada a proposta de Orçamento para 2013. O processo culmina com a entrega da peça orçamentária para a Legislativo gaúcho, em 15 de setembro.

Votação pelo celular
      "Cada eleitor poderá votar em quatro demandas e duas prioridades estratégicas. No ano passado registramos um marco histórico, com 1,1 milhão de eleitores, sendo destes, 130 mil pela internet. Este ano queremos bater estes números", acrescentou Motta. O titular da Seplag destacou que a possibilidade de votação por dispositivos móveis vai dar uma nova dimensão ao processo.

       Nos locais de votação, o processo se estenderá das 9h às 18h. Já pela internet, que pode ser feita ser feita através do site www.participa.rs.gov.br, o horário será das 8h às 24h. Os aparelhos telefônicos que não possuem a tecnologia de acesso à internet, haverá um sistema de votação por mensagem (SMS) com os códigos dos projetos, que estarão disponíveis no portal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário